.

              

 

Latihan e a Testemunha
.

 

      Querido Osho,
      Qual é a diferença, e talvez a similaridade, entre latihan e auto-hipnose?

.

      Latihan é um bom método, mas ele está mais próximo da meditação Dinâmica do que da auto-hipnose. A sua função é trazê-lo a um estado em que você se entrega totalmente à existência e deixa a energia do seu corpo se mover, não de acordo com a sua mente, mas de acordo com o espírito universal.
      Simplesmente fique de pé num quarto vazio, relaxado, com os olhos fechados, e espere. De repente, você sentirá que suas mãos estão se movendo, que sua cabeça está se movendo – então, não interrompa isso, apenas deixe-se levar com isso. Também não exagere. Se a mão está se movendo apenas um tanto, então não mova mais que isso, senão você terá se tornado novamente o fazedor.
      Latihan é um deixar fluir. A sua energia corporal entra em sintonia com a energia universal e coisas começam a acontecer no seu corpo: você talvez comece a dançar, talvez comece a girar, as suas mãos podem começar a se mover, suas pernas também. Você pode começar a dizer palavras que você nem compreende o significado, nem sabe se existe algum significado, ou se elas pertencem a alguma outra linguagem que você não conhece.
      Mas você não interfere, nem para checar, nem para ajudar o processo; de qualquer jeito você estará atrapanhando. Você tem apenas que deixar... E parece ser perigoso quando isso acontece pela primeira vez. Assim como você tem medo da loucura, sentirá medo, porque você vai parecer louco. De repente estará pondo sua língua para fora sem qualquer motivo, mexendo com a cabeça à-toa, pulando, dançando, fazendo exercícios estranhos que você nunca imaginou ou pensou fazer.
      Mas, apenas quarenta minutos de latihan lhe darão uma tremenda sensação de bem-estar. Nada mais conseguirá lhe dar aquele bem-estar. E se você acrescentar uma coisa que não está prevista no latihan.... Foi por isso que eu criei a Meditação Dinâmica – ela é o latihan com algo mais, porque no latihan você se perde completamente. E eu quero que você permaneça uma testemunha. Não seja um fazedor. Não faça qualquer ação, não force nem impeça coisa alguma. Mas uma coisa está faltando no latihan - ele é um método indonésio. Uma coisa que está faltando nele é a testemunha, porque sem a testemunha, ele pode ser perigoso.
      O latihan já provou ser perigoso para muitas pessoas. Você pode não ser capaz de interrompê-lo aos quarenta minutos; o remoinho da energia pode ser forte demais. Você pode ficar com medo de não conseguir parar. Você pode ficar exaurido se fizer mais que quarenta minutos. E se você ficar exaurido – ele é um grande exercício físico –, ao invés de lhe dar bem-estar, você pode tombar inconsciente. E quando acordar, não se sentirá renovado, você sentirá todo seu corpo doendo. Você se sentirá doente, com vontade de vomitar; com o estômago todo perturbado. Você não se sentirá fortalecido, mas enfraquecido. E algumas vezes as pessoas enlouquecem fazendo o latihan – elas não conseguem parar.
      Esse é o perigo, pois você não foi uma testemunha. Isso pode acontecer algumas vezes, quando você não estiver preparado para praticar – no meio da rua, num shopping, em qualquer lugar. Você não estará sendo o senhor do método, porque você não estava sendo a testemunha dele. Não havia ninguém acima dele. Assim, qualquer situação pode criar isso – em qualquer lugar – e isso vai parecer muito estranho e embaraçoso. Se você quiser evitar, vai parecer muito embaraçoso, e se você fizer, também vai parecer embaraçoso.

      Por isso, eu não sou a favor do latihan sozinho. Ele é um bom método, mas o testemunhar tem que ser juntado a ele, assim você pode parar quando quiser, você pode começar quando quiser, assim ele não poderá acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora, por ele mesmo. E se a testemunha estiver presente, então o corpo estará relaxando as suas tensões, jogando fora as suas tensões. 
      Você ficará surpreso em saber que nosso corpo também guarda tensão. Por exemplo, você queria bater em alguém e não bateu. O seu corpo estava pronto, seus músculos estavam preparados, porque eles simplesmente ouviram sua mente. A sua mente queria bater na pessoa, a sua mão estava preparada para bater nela, mas a sua mente está sempre dividida. A sua religião diz: isso não é bom, isso é violência; não faça isso.
      Uma parte de sua mente diz, ‘Isso é um crime. Você pode arrumar problemas desnecessariamente.’ Uma outra parte de sua mente diz, ‘Você pode bater na pessoa, mas ela é mais forte que você. Ela não vai ficar parada ali, apanhar, lhe dizer adeus e ir embora para casa. Ela vai pular em cima de você e, desnecessariamente, você será golpeado. Assim, por que criar uma tal situação?’

      Mas as suas mãos já estavam preparadas. A energia já havia alcançado os seus músculos, os seus dedos, a sua mão. Você parou por alguma razão: não-violência, medo, ele é seu superior, seu patrão – por qualquer razão você parou. Mas o que aconteceu com a tensão?
      A sua mão estava pronta; a energia não consegue voltar para trás. Não existe qualquer sistema para que uma energia que já estava pronta para ser expressa, volte para trás, para a sua fonte original. Ela permanecerá em seu punho, em seus dedos, em sua mão. Esse tipo de energia se acumula em diferentes partes de seu corpo – e é por isso que o latihan funciona. No latihan esse tipo de energia começa a se mover e você pode começar a bater num inimigo que não está presente. 
      Mas a testemunha é absolutamente necessária, de forma que o seu corpo seja aliviado de todas as tensões guardadas e você se sinta renovado, com uma bela sensação de bem-estar. Em segundo lugar, aqueles quarenta minutos do testemunhar são ainda mais importantes porque você verá mais facilmente que você não é o corpo; você não está controlando ele, não está fazendo algo nem está impedindo alguma coisa. Você consegue ver que isso nada tem a ver com você, isso está acontecendo por espontaneamente. Você consegue se desidentificar mais facilmente. Esta é a superioridade da Meditação Dinâmica em relação ao latihan. 
      O latihan pode ajudar alguém que não tem muita tensão no seu corpo, nem muita repressão em sua mente. Mas encontrar agora tais pessoas é muito difícil. Ele era um velho método. Agora todo mundo está cheio de tensões. Teve um tempo, há uns vinte anos atrás, o latihan tornou-se um movimento espalhado pelo mundo e atraía a todos, mas aos poucos ele foi desaparecendo. Ele tinha que desaparecer, pois criou mais problemas do que resolveu. Ele fez mais pessoas insanas do que as ajudou. 
      A coisa básica estava faltando pela simples razão de que o latihan aconteceu naturalmente ao homem que o introduziu no mundo. Certo dia, ele estava sozinho na floresta e percebeu que certos movimentos estavam acontecendo. E estando simplesmente interessado no que eram aqueles movimentos e porque eles aconteciam, ele os deixou acontecer. Mas ele não tinha muitas tensões guardadas. Ele era um homem simples – e particularmente, homens como aquele sempre são simples – ele era um lenhador. 
      Ora, um lenhador nunca guarda qualquer violência em si. Ele pratica tanta violência todos os dias, cortando madeira, que não existe possibilidade de suas mãos guardarem qualquer energia de bater em alguém. Lenhadores, pescadores, fazendeiros – para eles o latihan pode ser perfeitamente bom, porque seus corpos já estão fazendo muito. E nada fica para trás. Com dez ou quinze minutos o latihan estará feito e eles se sentirão bem. E o trabalho deles é de um jeito que mesmo se o latihan ocorrer em sua fazenda, ou no lago ou na floresta... Não será um problema se ele acontecer espontaneamente.
      Mas no mundo, se acontecer no seu escritório e você de repente pular em cima de sua mesa e começar a fazer o latihan, a polícia será logo chamada. O latihan irá terminar na cadeia, e você não conseguirá explicar a ninguém que se trata de algo espiritual. Ninguém irá entender a sua espiritualidade – aquilo foi pura loucura, você poderia ter feito qualquer coisa. Você era uma pessoa perigosa. 
      E a energia reprimida é muita, porque na civilização moderna as pessoas estão sentadas, o dia inteiro, em suas cadeiras. Os corpos não foram feitos para isso. O homem é basicamente um caçador. O seu corpo foi feito para perseguir um cervo quando ele corre. Você já viu um cervo correndo? Eles vão como uma flexa, e os caçadores eram capazes de persegui-los. O corpo foi feito para trabalhar pesado –oito horas, doze horas – sem que haja essa questão de tensão no corpo. O latihan teria sido bom para aquelas pessoas. Talvez uns poucos minutos e eles já se sentissem renovados, assim como após um banho – mas não para o homem moderno.
      Você tem guardado tanto que pode ficar fazendo latihan por horas... E não existe nada para controlá-lo, porque você abandonou a si mesmo completamente. Você não estará ali para checar, você não estará ali para fazer coisa alguma, assim você estará quase no ponto de ter um ataque de raiva. E você continuará por horas e então tombará, talvez em coma, inconsciente. Você poderá acordar louco ou talvez acordar realmente bem, mas isso é apenas uma acidentalidade e eu não quero que alguém corra esse risco. 
      É melhor manter a testemunha que pode sempre prevenir você, que pode permiti-lo ser capaz de estar sempre no controle, com maestria, de modo que o latihan não comece a acontecer em qualquer lugar. Então, ele dará mais benefício ao seu corpo – todo o benefício que o latihan pode dar. E para você mesmo, um testemunhar por quarenta minutos é uma tremenda benção. 
      O latihan logo será esquecido, mas o testemunhar permanecerá com você para sempre. Ele é a sua natureza.

                                    OSHO – The Path of the Mystic - Cap. 3 - pergunta 2
                                   
Tradução: Sw. Bodhi Champak  

 

 Copyright © 2006 OSHO INTERNATIONAL FOUNDATION, Suiça.
Todos os direitos reservados   

 

Instituto Osho - Caixa Postal 450 - 36001-970 - Juiz de Fora (MG)
 Tel: (32) 3232-4635 - E-mail: oshoinstituto@uol.com.br