Conexão Brasil                                                       novembro de 2005
 

 

Centro Osho: uma porta aberta

 

   

    O texto abaixo foi enviado para os diversos Centros Osho no Brasil. Pedimos aos seus coordenadores que refletissem a respeito e nos retornassem com suas considerações e sugestões. Seria ótimo se pudéssemos abrir um "conversa" ampla sobre o funcionamento dos Centros, enquanto pontos de convergência para as pessoas que, de alguma forma, estão "ligadas" ao Osho, sejam elas sannyasins ou não. Por enquanto, algumas respostas já nos foram enviadas e elas revelam que cada Centro vive momentos bem distintos uns dos outros. Com a publicação dessas respostas esperamos poder estimular a comunicação entre muitos de nossos leitores e esses Centros. 
    Eis a mensagem que enviamos aos Centros:

    Olá pessoal,
    Há pouco mais de 2 anos e meio, nos propusemos a fazer este boletim via internet.
    Assim temos trabalhado, procurando difundir a mensagem do Osho, através de seus textos traduzidos e através de notícias do mundo do Osho. Nesse "mundo do Osho" temos incluído a programação dos Centros, campos de meditação conduzidos por sannyasins independentes, lançamentos de livros, CDs e vídeos, mensagens e depoimentos pessoais, notícias internacionais provenientes de Puna ou de outros Centros e Institutos que sejam do interesse do leitor brasileiro, etc.
    O boletim tem tido uma aceitação muito boa por um público que está chegando no Osho através dos livros, dos vídeos e muitos estão chegando também na meditação. Muita gente nos escreve dando testemunhos disto. O boletim está atingindo um público que calculamos em aproximadamente 4.000 leitores. 
    Mas a mensagem do Osho é muito mais que uma mera coletânea de palavras armazenadas em 650 livros. A sua mensagem é viva, ela é um convite e desafio para que experimentemos em nossas próprias vidas uma profunda transformação, "uma certa alquimia", como ele mesmo diz. Sua mensagem implica em morte e renascimento. E a meditação é o centro de todo o seu trabalho. 
    Osho criou e adaptou várias técnicas de meditação especialmente para o homem do século XXI. Nas Orientações da Global Connections para os Centros, consta que "O principal propósito de um Centro de Meditação Osho é oferecer as sua técnicas de meditação numa base regular." Os Centros Osho são portas abertas para experimentarmos essas técnicas e, literalmente, darmos passos no caminho da transformação.
    Por isso, queremos estar sempre estimulando os nossos leitores a aproximarem-se dos Centros Osho e a praticarem suas técnicas de meditação. Só através da meditação podemos ir além do entendimento intelectual da sua mensagem para alcançarmos a compreensão experiencial da alquimia de que ele nos fala. 

 

--------------------

    Champak, querido
    Acho que isso não depende de nós. As pessoas que chegam são as que têm que chegar. As pessoas que chegam e prosseguem, são as que estão prontas para prosseguir.
Estamos abertos para compartilhar e temos apenas que estar presentes para quem chegar.  Não importa se chegam dois ou vinte. A vida sabe melhor.
    Aqui, particularmente têm chegado muitos. Pelo menos umas quarenta pessoas diferentes aparecem aqui com regularidade para meditar, para ver videos do Osho ou para participar dos encontros semanais de crescimento, que incluem sempre 60 minutos de meditação.
    E em nosso espaço físico nem teríamos como receber mais do que isso.
    Houve período em que recebíamos menos pessoas, mas nem por isso o trabalho era menos valioso, tenho certeza.
    Há pessoas que ficam apenas nos livros do Osho, não vêm para a meditação. Mas assim está bem para elas até quando quiserem.
    Outras até gostariam de vir, mas moram em lugures distantes sem acesso a espaços para meditar. Mas a vida cuida delas de alguma forma.
    Se a busca for verdadeira, elas chegam de alguma forma onde o crescimento acontece.
   
Pelas respostas que você tem tido, o boletim é bastante valioso.
    Não temos que esperar por resultados, mas apenas fazer a nossa parte.
    É assim que eu vejo.
    Com grande admiração e carinho,
    Abodha
    Osho Sukul Meditation Center - Rio
    oshosukul@centroin.com.br 

   --------------------

 Obrigada Champak, por seu depoimento  lindo  e realista.
   
O "boletim" é mesmo um veículo maravilhoso! Parabens!
    Eu fico sempre surpresa e grata quando - agora mais do que nunca  - gente jovem vem procurar o Centro para experienciar as meditações. Muitos conheceram o OSHO através de um livro e depois e procuraram no Internet.
    Continue, a gente apoia na medida que podemos.
    Grande abraço
    Mimansa
    Osho Santosh Meditation Center - Caldas Novas GO
    mimansa@uol.com.br 

--------------------

    Oi Champak e amigos,
    Ac
ho que esse tema surge num momento oportuno. Vou colocar algumas coisas abertamente e quem sabe com outros insights se pode chegar a alguma direção melhor para a expansão do trabalho do Osho aqui no Brasil e mais especificamente em Fortaleza que é a minha cidade.
    Fizemos uma reunião a semana passada com alguns terapeutas e produtores saniasins pra ver o que se poderia fazer pra divulgar nosso trabalho para o público em geral, porque a resposta aos nossos folders e propagandas via internet está muito fraca. Falou-se que em alguns lugares do Brasil os trabalhos e as meditações estão acontecendo com um bom número de participantes, mas que em muitos outros isso não acontece. Falei da questão da necessidade de fazermos um 'Oshofield'  (Campo do Osho) mais forte e fiquei surpreso da reação de algumas pessoas. Como se fosse um 'pecado' mostrar o Osho abertamente. Como se você simplesmente ter o Osho dentro de você é o suficiente, ninguém precisa saber disso. Também acho que não precisamos andar com uma foto do Osho no bolso, mas acho que devemos indicar sim as dezenas de livros do Mestre que inclusive são Best-sellers e todo mundo atualmente lê e bebe da sua sabedoria.
    Estávamos pensando em fazer um jornalzinho escrito que veiculasse nosso trabalho e eu dizia o quanto é importante colocar o Osho como ponto principal nesse jornal, mesmo que se colocasse o trabalho de outros terapeutas não saniasins aqui de Fortaleza, mas um outro dizia que não queria, como eu (Ashara), carregar essa bandeira. Daí coloquei que acho que esse é um grande buraco que existe no campo energético do trabalho do Osho aqui no Brasil. Muitos saniasins não tem um mínimo comprometimento com o 'sonho' do Mestre (E é bom lembrar que o sonho do Mestre é o nosso próprio sonho, mesmo que você esteja interessado apenas na sua realização pessoal ou iluminação). E a minha visão metafísica é que o Campo do Osho aqui no Brasil está vazando por milhares de buracos. E muita gente esperta está em volta se aproveitando para sugar a energia desses vazamentos. Acho que essa é a questão principal, na minha visão.
    Então... minha proposta seria fazermos uma grande corrente de ajuda e interação com todos os saniasins e amigos do Osho no Brasil... largar um pouco os preconceitos e arriscar abrir espaço e ouvir a todos. Acho que não podemos continuar com pequenas brigas de egos. O Osho nos deu esse exemplo, quando permitia acontecer absolutamente tudo o que era pedido pelos saniasins, em Puna. Desde Xamanismo até cabeleireiro, de Ritos tibetanos a cinesiologia. O que você quisesse existia e ainda existe, porque a confiança dele na meditação é tremenda. Tudo pode acontecer em volta da meditação, porque a meditação naturalmente se torna o centro.
    Muitos terapeutas (inclusive eu) continuam valorizando mais a terapia do que a meditação... mas lembrem-se que isso sempre foi assim inclusive com o Osho vivo. Na Osho Multiversity de Puna, se pagava US$ 100,00 por um curso de um dia e menos de US$ 1,00 por um dia de meditação. A valorização de quem vive e vê de fora, do exterior, é diferente de quem conhece o âmago da meditação.
    Nessa reunião, ao discutirmos a possibilidade de fazermos um jornalzinho escrito, foi ressaltado que a nossa linguagem não é accessível ao grande público. Então, que procurássemos uma linguagem que chegasse mais às pessoas em geral.
    E terminei ressaltando que se ficássemos somente nessa discussão e não partíssemos para nos encontrar e trabalharmos juntos, nada aconteceria.
    Nessa compreensão que acabo de colocar, algumas coisas são novas para mim, e sinto que essa abertura para o risco e para o novo já está acontecendo. É como se há algum tempo atrás eu ainda tivesse medo de perder algo. Agora sinto que nada pode ser perdido, e muito pode ser achado!!!
    Aguardo outros feedbacks,
    Um grande abraço pra todos e tudo de bom!
    Swami Ashara
    Estação Zen (Osho Meditation Center) - Fortaleza - CE
    e-zen@secrel.com.br 
    www.e-zen.com.br 
    Fones: (85) 3229.8511 / 8804.9885

--------------------

              

    Gostei muito do seu pedido de sugestões sobre ativarmos as meditações. Sempre gostei da possibilidade  de unirmos força, discutir e trocar idéias, que com adaptações, possam ser aplicadas em cada caso, centro ou lugar, onde tiver alguma atividade com a mensagem de Osho.  De uma forma institucional.
    Infelizmente  as pessoas são muito midiáticos e fazem ou vão atrás do que está na moda. Temos que nos atualizar.
    Algumas sugestões:
    - Hoje com a facilidade da internet algumas boas mensagens do mestre, são enviadas diariamente, mais pessoas lêm livros do Osho. Uma campanha ou slogam incentivando a prática das meditações com informações aonde elas acontecem, regionalmente, enviadas junto com estas mensagens, por emails, orkut, msn .etc... Tipo: "Se você gostou desta mensagem venha sentí-la na
prática"
    - Champak, não sei se você já tentou contato, mas no www.sannyas.net - tem no menu uma referência de programas de TV com Osho pelo mundo, talvez  você poderia  checar se há viabilidade para transmissão em rede de tv a cabo, ou regionalmente, dos discursos. Acesse www.osho-tv.com . Se for viável podemos unir força e procurar um patrocínio para acontecer.
    Outra coisa: hoje tem muito sannyasin que está escondido e engolido pela sociedade, pelo sistema, tem muita gente que pode contribuir, que está no "poder"  ou tem influencia. Vamos sacudir essa gente de volta, porrra!
    Agora em Novembro também vai haver um encontro diferente com Veeresh no Namastê  de Porto Alegre e Rio - "Oshamado" - é só para sannyasins. Estamos todos no mesmo barco e poderiamos fazer deste evento uma grande oportunidade para  um encontro de toda  a tribo de sannyasins. Cada um com sua viagem mas, poderiámos discutir várias idéias, respeitando  as diferenças e individualidades e fortalecendo o que nos une...."Osho".
    Um abraço,
    Sikhar
    Osho Nirvano Meditation Center - Curitiba
    batuta@piergo.com.br 

 

--------------------

 

    Champak:
    Se algo aprendemos com Osho é estar atentos ao momento, e atuar com consciência de acordo a ele. A não ser ilhas e sim parte do todo.

    Atentos e não ignorar este todo que é o nosso planeta  atual, com suas avalanches de acontecimentos, ignorâncias e fúrias da natureza que largamente foram anunciados e alertados por Osho para os anos 90 em diante, que afetam a urgência do homem por soluções mais imediatas; na procura da “alegria” perdida.(o que eu mais ouvi no Vidheya)

    E neste momento que a procura e sede pela leitura de Osho está no auge, .....fotografamos que  a freqüência pela prática de Suas  meditações, que levam o homem ao seu centro, a re-conhecer sua essência e individualidade, sua liberdade, paz e alegria; diminui.

    Osho diz a respeito : “Quando as pessoas estão infelizes, ansiosas, tensas e nervosas, com muita freqüência elas tentam a meditação, mas assim é difícil entrar.....”

    “Quando você estiver se sentindo feliz, amoroso, desprendido, esses são os momentos certos, quando a porta está muito perto, apenas uma batida será suficiente”

    “Algo precisa ser lembrado sobre a meditação: ela é uma longa jornada e não existe atalho. Quem disser que existe atalho estará enganando você....”   

    Sinto que algo deve ser feito, sim, criativamente em uníssono ou por cada Centro, grupo ou sannyasin  independente de acordo a suas possibilidades, incluindo o Osho-Brasil, como meio de divulgação já estabelecido. Além de escutar e fluir com o que a Existência nos traz e estar atentos  a qualquer chamado ou oferta que se apresente clara e aberta a todos que abraçam este Sonho que nos une. É necessário sermos bons jardineiros, cada um desde seu coração e peculiaridade.   Afinal o leque faz parte da riqueza da criação.

    Existem também uma riqueza de trabalhos como meios para acelerar o contato com o espaço de silencio, paz, aceitação, força e alegria de viver e amar resultantes da meditação.

    Não há outra saída, a Meditação é o foco.

    E a Liberdade é dos bens alcançados, o mais precioso....

    Osho diz a respeito : “O coletivo é composto de indivíduos, e não o contrario......”
“...Para o coletivo, não há necessidade de liberdade......Em nome do coletivo, o individuo, o  real, sempre tem de ser sacrificado......Eu sou contra isso.....”
    Olga
    Osho Vidheya Meditation Center - Salvador
    oshovidheya@yahoo.com.br 

--------------------

Embora não tenhamos recebido resposta do Namastê (o Osho Meditation Center de Porto Alegre) à nossa mensagem transcrita no primeiro bloco acima, recebemos deles um email-circular de divulgação de alguns workshops do Veeresh que eles estarão promovendo em novembro, com uma mensagem pessoal do Milan e um pedido para que fosse publicado no boletim. 
Eis o conteúdo do email do Namastê:

Amigos Sannyasins,
Em novembro vai estar acontecendo um encontro muito especial de sanyasins do Brasil. Não vai ser um grupo comum, estamos organizando um grande encontro de sannyasins de todo o Brasil.  
Abaixo tem um texto do Prem Milan, coordenador do Centro do Osho Namastê de Porto Alegre explicando um pouco mais o que vai estar acontecendo em novembro no Brasil.  
Gostaria de divulgar esse grande encontro no boletim do Osho Brasil.  
Namastê,  
Deva Mahtab

"Estamos preparando um evento para reacender a energia da família sannyasin. O Osho falou da importância da nossa união: "Onde houver três sannyasins eu serei o quarto".
Oshamado é um chamado mesmo, um chamado para o amor que sentimos pelo Osho, pela expansão de consciência que ele nos permitiu, pelas novas perspectivas de vida que nos trouxe.
Cara, se tu é um sannyasin, te liga do profundo privilégio que você teve de contatar com um mestre tão profundo, tão querido, tão rebelde, tão humano, tão sábio. Esse foi um presente que a existência nos trouxe, uma oportunidade que bilhões de pessoas não têm neste planeta. Nós temos de alguma forma responsabilidade de crescer, nos relacionar com o resto do planeta trazendo esta qualidade de vida. Nós não podemos permitir que a mediocridade, que a superficialidade, que a espiritualidade babaca sejam a expressão de um mundo mais belo.
Acho que, como sannyasins, nós temos a responsabilidade de trazer a qualidade do Osho. Todos nós passamos por dificuldades à medida que contatamos com um mestre que é tão profundo. Muitos medos, muitas viagens pessoais, nossos egos saltaram, pularam, perverteram, mas são egos. Eu não me excluo disso. Eu também fiz todas as bobagens, todos os caminhos de reclusão, competição, inveja, mas no fundo tinha um profundo medo de ser eu mesmo e não ser aceito, muitas viagens disparavam. Quiz proteger meus relacionamentos e a minha dita individualidade, que normalmente não passam de grandes merdas que a sociedade nos introjetou através de nossos pais.
Toda a sociedade, de alguma forma, tenta nos impedir de expressar essa nossa beleza, nossa rebeldia, nossa visão de vida. E a nossa sociedade é maquiavélica, e aprendeu muito bem seus princípios, que é dividir ao máximo para perder a força. Juntos, nós temos uma força incrível. Os centros sempre se digladiaram entre si e os sannyasins entre si também. A melhor terapia e o melhor terapeuta, o melhor meditador, o mais profundo, o mais isso e mais aquilo... ah, um monte de merda. Uma certa parte disso até traz vida, mas ficar nisso é um saco. É colocar a neurose na frente da consciência. Hoje existe no Brasil um centro chamado Namastê, que está conseguindo ampliar, construir um monte de coisa muito bonita. Está conseguindo trazer um monte do ensinamento do Osho. Está sendo um lugar de expressão do mundo sannyas, que está realizando um monte de coisas.
Inclusive, há um ano, uma comunidade na qual vivem trinta e seis pessoas.
Mesmo que você não goste de mim, Milan, tenha engates comigo - eu sou uma pessoa muito fácil de as pessoas se engatarem comigo - você, como sannyasin, tem que olhar, reconhecer e aplaudir todo esse movimento que está sendo feito e não é só o Milan. Tem cinquenta sannyasins envolvidos diretamente no Namastê, mais trinta na comunidade. O Namastê está atingindo um monte de pessoas, está ali para ser uma caixa de ressonância para ações coletivas de sannyasins, buscadores, seres humanos, não para viagens pesoais, que todo mundo quer fazer a sua. Aí ficam um monte de viagens que são só viagens, e o resultado tem sido solidão e mais solidão. .
Agora está chegando o Veeresh. Quem mais que o Veeresh, que é um dos grandes terapeutas do Osho, uma das grandes expressões do mundo sannyas, um construtor, para que a gente possa trocar com ele, ouvi-lo, experimentar. Qual a objeção que nós temos a esse homem?
Sannyasins, vamos fazer desse Oshamado uma potencialização do nosso amor osheânico, para espalhar isto por nosso país, e dali podermos retomar mais e mais a meditação, a troca, a convivência, pois, isolados, facilmente a sociedade nos engole com seus truques. Juntos, temos mais inspiração para a meditação, para a consciência e para a criação.
Vai ser um grande encontro, um grupo no qual ser sannyasin é pré-requisito para participar !"

Grupo com Veeresh
Porto Alegre 25 a 27 de NOVEMBRO
Rio de Janeiro 2 a 4 de DEZEMBRO

Evento com Veeresh
Porto Alegre 23 de NOVEMBRO às 20h30
Rio de Janeiro 30 de NOVEMBRO às 20h30

Namastê Rio-centro de meditações ativas e terapia bioenergética
Ladeira do Ascurra, 115B - Cosme Velho Rio de Janeiro - RJ
- Fone:(21)22250269

Namastê - centro de meditações ativas e terapia bioenergética
Rua da República, 528 - Cidade Baixa - Porto Alegre - RS
Fone: (51)32867485

www.namaste.com.br

 

Instituto Osho Brasil - Caixa Postal 6157 - CEP 70749-970 - Brasília-DF
telefax: (61) 3468-1250 - E-mail: osho_brasil@uol.com.br - www.oshobrasil.com.br