OSHO CONEXÃO BRASIL                                       junho de 2003


Notícias de Puna


Mensalmente, o boletim Osho Conexão Brasil estará apresentando aos seus leitores notícias
diretamente de Puna, Índia. Esta coluna é uma colaboração do Sw. Prasado, brasileiro, há alguns anos residente em Puna, na Osho Commune International, onde é o responsável pela tradução para o português do site oficial do Osho
  www.osho.com


 Brasileiros em Puna

          Você deve estar imaginando como é que um brasileiro vive (ou sobrevive) num país como a Índia. Vamos bisbilhotar um pouco para ver como os brasileiros se 'viram' em Puna que é um centro industrial com quase três milhões de habitantes no estado de Maharastra.

          Milhares de brasileiros, desde quando o místico indiano Osho iniciou seu trabalho com o florescimento da comuna nos anos 70, passaram por aqui. Alguns por poucos dias, outros por vários meses e uns poucos passaram a residir dentro ou nos arredores da comuna. Quase todos tornaram-se sannyasins (discípulos de Osho), alguns tornaram-se terapeutas formados pela escola da comuna (Multiversidade) e agora promovem trabalhos com grupos na própria comuna, no Brasil e, em vários outros países. Outros especializaram-se na medicina e na massagem Ayurveda (Puna tem excelentes mestres nessa área), tornaram-se bons profissionais e introduziram esta antiga ciência indiana no Brasil. Outros optaram por estudar e praticar a ciência da Yoga. Aqui na Índia são muitos os institutos de Yoga que oferecem cursos e treinamentos a preços acessíveis.

          Mas também há brasileiros que se tornaram tarólogos, astrólogos, pintores, escultores, músicos. Ainda há os que viraram negociantes temporários e viajaram pela Índia adquirindo jóias, pedras semi-preciosas, bijuterias e roupas da rica indumentária indiana simplesmente para revender no Brasil e assim obter bons lucros para cobrir as despesas que tiveram com toda a viagem.

          Os brasileiros mais dedicados, que mergulharam fundo na meditação em busca de si mesmos, hoje abriram e dirigem Centros de Osho no Brasil, introduzindo no país a idéia de que meditação, vida espiritual e felicidade não são coisas separadas.

 

Custo de Vida em Puna

          Para você que acha que nunca terá condições de viajar até a Índia e conhecer o único resorte de meditação do mundo, vamos abordar coisas práticas, como por exemplo:

          Qual é o custo mensal para um brasileiro viver algum tempo em Puna?

          As despesas com hospedagem dos que pretendem passar uma temporada de vários meses no Koregaon Park que é o bairro que cresceu ao redor da comuna de Osho em Puna, gira em torno de 50 a 200 dólares mensais o quarto mobiliado com ou sem banheiro.

          Alimentação fica em torno de 100 dólares por mês. (Se você conseguir um quarto num apartamento com cozinha, adquirir os ingredientes e preparar suas refeições, esse valor pode cair pela metade).

          Mas o que pesa mais no bolso dos brasileiros é o ingresso diário (sticker) para entrar na comuna, cerca de 5,50 dólares (250 Rúpias indianas). Esse ingresso lhe dá direito de participar de todas as meditações diárias que acontecem no Osho Auditório desde as 6 h da manhã com a Meditação Dinâmica até as 21 h com o final da cerimônia do encontro noturno de meditação do Robe Branco. Depois disso, sempre tem alguma festa dançante na comuna até a meia noite. (Veja programação abaixo)

          O ingresso também lhe proporciona acesso gratuito à área da piscina e à prática de vários esportes como tênis, basquete, volley ball e outros. Também sessões diárias de Yoga, Tai Chi e de danças pela manhã na área do antigo Buddha Hall.

                                        

Trabalho como Meditação

          Porém, se você estiver disposto a trabalhar seis horas por dia na comuna, você não vai receber salário, nem alimentação, pois o trabalho na comuna é voluntário e é tido não como trabalho, mas como parte da meditação (work as meditation).

          Contudo, você como um trabalhador (worker) tem a sua entrada diária na comuna franqueada e outras vantagens como: participar das meditações diárias no samadhi, participar de grupos de terapias como helper (ajudante) ou como translator (tradutor) sem ter que pagar nada.

          Para ser aceito como worker você não precisa de experiência anterior ou de qualquer talento especial. Sempre existem vagas para a portaria, cozinha, serviços de jardinagem, de manutenção e limpeza. Claro que se você tiver conhecimento de algo específico como por exemplo, computadores, medicina, eletricidade, etc... você poderá conseguir outros benefícios mais.

          O conhecimento da língua inglesa é necessário mas não obrigatório. Algumas atividades não exigem falar inglês como, por exemplo, cortar vegetais na cozinha, serviços de manutenção e limpeza, etc...

          Além disso a comuna sempre dispõe de tradutores para o que for necessário.

          Existe também um programa residencial para os trabalhadores no qual é fornecido um quarto completo por até seis meses na área residencial dentro da própria comuna. Isso pode ser conseguido antes mesmo da sua chegada aqui em Puna, preenchendo um formulário no site osho.com na internet, solicitando sua admissão.

          Agora na baixa estação que vai de Abril a Agosto o número de vagas no programa residencial é, obviamente, bem maior do que na alta estação de Novembro a Março quando triplica o número de visitantes.

 

Experiências Únicas da Índia

          A experiência de um Ocidental em Puna pode ser muito enriquecedora. A comuna é o centro onde todos se reúnem para participar dos eventos diários que ali acontecem.

          Fora da comuna existem lugares próximos utilizados como pontos de encontros. De onde os amigos saem para jantar em algum restaurante típico indiano, italiano ou chinês. Ou para alguma festa com música ao vivo num clube local.

          O encontro também pode acontecer na residência de algum brasileiro para comer, bater papo, dançar e celebrar a vida.

          Experiências únicas vivenciadas aqui em Puna são, por exemplo:

          Participar de um satsang ou de um grupo com um ser iluminado para ouvir palestras, sessão de perguntas e respostas e compartilhar experiências espirituais. Isto acontece durante todo o decorrer do ano no Koregaon Park. Alguns iluminados residem aqui mesmo em Puna e muitos outros vêm de outros lugares e passam uma temporada atraídos pela quantidade de sannyasins que sempre existe aqui na cidade.

          Outra experiência diferente ocasional é quando falece (ou deixa o corpo) um sannyasin de Osho. A morte para os sannyasins de Osho é apenas um evento na existência e não deve ser lamentado, mas celebrado. O corpo vestido com o robe marron deitado numa espécie de maca de madeira  coberto de flores e de ervas perfumadas, é carregado desde o portão principal da comuna até a pira funerária para ser cremado. Muitos sannyasins acompanham o cortejo tocando instrumentos de percussão, dançando e cantando mantras e gritando o nome de Osho. Depois o corpo é colocado em local apropriado coberto de pedaços de madeira e de grandes bolachas feitas de estrume de gado desidratado para servir de combustível.  Depois a fogueira é acesa pelos familiares do morto e em algumas horas as cinzas são recolhidas numa jarra de metal.


Programação da Comuna

Programa de meditações diárias no Osho Auditório

 -         Meditação Dinâmica das 6:00 às 7:00 h am

-         Discurso de Osho em áudio das 8 às 9 h am

-         Meditação Vipassana das 10:30 às 11:30 am

-         Das 12 às 13 h as meditações variam a cada dia da semana:

Nataraj , Chakra Breathing, Chakra Sounds, Devavani , Gourishankar,        Mahamudra, Mandala, No Dimensions, Whirling e eventualmente alguma meditação do Livro dos Segredos de Osho.

-         Meditação Nadabrahma das 14:45 às 15:45 pm

-         Meditação Kundalini das 16:15 às 17:15 pm

-         Encontro noturno do Robe Branco das 18:45 até as 21 h pm

-         Novamente das 21:30 às 22:30 h as meditações variam a cada dia da semana:

Nataraj , Chakra Breathing, Chakra Sounds, Devavani , Gourishankar, Mahamudra, Mandala, No Dimensions, Whirling e eventualmente alguma meditação do Livro dos Segredos de Osho.

 

Programa da Multiversidade

          A Multiversidade de Osho é o maior centro de meditação e do processo de crescimento pessoal do mundo. Engloba todas as abordagens atuais das terapias ocidentais, das artes curativas do Oriente e Ocidente, ciências esotéricas, artes criativas, artes marciais e de centramento, tantra, zen, sufismo e terapias meditativas. Existem aulas e sessões individuais, assim como cursos e treinamentos profissionais. Os programas vão desde eventos de um dia até três meses de treinamento profissional. (Veja programação completa no site osho.com na internet)

  Entretenimento e Lazer

          Opcionalmente existe a programação noturna de lazer na comuna que geralmente acontece depois da cerimônia do Robe Branco das 21: 30 até a meia noite:

          O programa desta semana inclui:

Às segundas - Pool party (festa na piscina) com, música ao vivo, danças, apresentações, clips de vídeo, brincadeiras, sorvetes, drinks e snacks.

Às terças - exibição de filme no salão do Plaza.

Às quartas - Commune party ( festa dançante no plaza) com música de Dj's.

Às quintas - cabaret no Plaza com apresentações individuais, karaôke, piadas, show de variedades.

Às sextas - Sannyas celebration  - Cerimônia de iniciação de novos sannyasins de Osho com música ao vivo e muita celebração.

Aos sábados - Commune party - Festa dançante no salão do Plaza.

Aos domingos - show de música ao vivo com ritmos latinos, reggae e muita animação.

          Outros eventos acontecem esporadicamente como bingos, apresentações de artistas e músicos indianos e shows de bandas convidadas no Osho Auditório. Na área descoberta do Buddha Hall ocorrem exposições de pinturas, esculturas e artes - tudo obra dos próprios sannyasins da comuna.

 

                                                                                     Puna, 28 de Maio de 2003

 

                                          Swami Prasado

 

Instituto Osho Brasil - Caixa Postal 6157 - CEP 70749-970 - Brasília-DF
telefax: (61) 274-8497 - E-mail: osho_brasil@uol.com.br - www.oshobrasil.com.br