Outra coisa que de vez em quando acontece,
desde que a comuna era o Ashram e até agora que
é o Resorte, são as reclamações contra as
atitudes tomadas por quem está na coordenação.
Também vale a pena saber o que Osho disse a alguém
que foi criticar a Laxmi, que na época era a sua
secretária que resolvia as mil e uma questões
que surgiam diariamente no ashram. The Diamond
Sutra – capitulo 8 – pergunta n° 5:
Osho,
Outro dia, eu ia passando pelo portão com um
sannyasin indiano e ele foi mandado embora pelo
guarda, sem lhe dar qualquer explicação. Quando
eu fui falar com a Laxmi a respeito, ela mais ou
menos me disse para eu me preocupar com a minha
vida. Sempre que eu vejo pessoas sendo tratadas
injustamente, minha reação imediata é de lhe
prestar alguma ajuda. É verdade que não é da
minha conta o que acontece com as outras pessoas?
"A pergunta é da Ma Deva Tulika.
Isto é muito
importante para todo mundo que está presente
aqui, e para todo mundo que de alguma forma vai
estar relacionado comigo. Tudo o que acontece
nesta comuna, acontece de acordo comigo. Eu sei
quem está sendo mandado embora do portão. E o
homem que foi mandado de volta sabe porque ele foi
mandado embora. E não é um assunto seu entrar
nessa história.
Isto você tem que
compreender muito bem, que tudo o que acontece
aqui… Eu posso nem sair de meu quarto, eu nunca
saio, a não ser de manhã e à tarde, e eu nunca
fico andando pelo ashram – mas qualquer coisa
que acontece aqui, eu estou sabendo perfeitamente,
acontece de acordo comigo. Por favor, não
interfira.
Existem algumas
pessoas como a Tulika que estão constantemente
interferindo no trabalho. Quem é você para
julgar o que está certo e o que está errado? Se
você já sabe tudo, então não precisa estar
aqui, você já se tornou iluminada – vá para
casa.
Este não é um
assunto seu, decidir o que é justo e o que é
injusto. Este não é um lugar comum onde as
coisas comuns possam ser aplicadas. Alguns
experimentos extraordinários estão acontecendo
aqui. Eu sei qual é a necessidade de alguém. Se
eu sentir que aquele alguém tem que ser recusado
no portão, ele será recusado. Se eu sentir que
nenhuma explicação terá que ser dada, então
nenhuma explicação será dada. Esse é um artifício
meu para a vida dele e para o trabalho dele.
Você não deve
entrar nisso. Se você começar a entrar nisso, irá
apenas perder a sua oportunidade de crescimento.
Os guardas têm as suas obrigações, eles sabem o
que estão fazendo. E eu estou em contato com
eles, com o que eles estão fazendo. Você
simplesmente fique de lado.
Este não é um
lugar comum. Tudo é cuidado, e se alguém
precisar de uma cacetada na cabeça, ela lhe será
dada. E você não deve impedir isto senão você
estará entrando no crescimento dele também, você
estará dificultando o caminho dele e dificultando
o seu próprio. E você pode ficar
desnecessariamente agitada com isto.
Existem algumas
pessoas, e Padma Sambhava é uma delas. Elas
continuam me escrevendo que isto aconteceu e que
alguém fez aquilo e que aquela outra coisa não
deveria ser assim. Aqui você não é quem decide
o que deve ser e o que não deve. No momento em
que você se torna parte de minha comuna, você
deixa tudo por minha conta, de outra maneira o
trabalho será impossível.
Eu conheço o homem
que foi recusado e eu sei porque ele foi recusado
– e ele também sabe o porquê. Não há
qualquer explicação para lhe ser dada, nenhum
motivo. Existem mil pessoas chegando e para todo
mundo terá que ser dadas as explicações e
motivos sobre tudo? A Laxmi está certa.
E lembre-se sempre
que a Laxmi nunca faz algo por conta própria. Ela
é um veículo perfeito. É por isto que ela foi
escolhida para esse trabalho. Eu não posso
escolher a Tulika para esse trabalho, porque ela
tem suas idéias próprias a respeito do que é
certo e o que é errado. A Laxmi não tem idéia
alguma. Ela simplesmente escuta e faz. O que for
dito ela faz.
E você tem que
aprender essas coisas, porque logo nos tornaremos
uma comuna bem maior e milhares de pessoas estarão
vindo e estas coisas têm que ser estabelecidas.
Você não deve ficar trazendo essas coisas para
mim. Você está sempre escrevendo questões:
‘alguém fez isto...’ Cabe a mim cuidar dessas
coisas e se eu achar que não está certo, será
impedido. Você não precisa trazer nem para minha
informação. Você está desperdiçando o meu
tempo.
E você fica tão
agitada... Existem algumas pessoas tolas que
renunciaram aos seus sannyas porque viram alguma
coisa injusta que estava sendo feita. Eles estão
simplesmente perdendo a oportunidade. Não era um
assunto delas. Você veio aqui para o seu próprio
crescimento. Essa aceitação tem que ser total,
somente então o trabalho será possível, somente
então eu poderei ajudar você. Por favor, não me
dê sugestões. No momento em que você me dá
sugestões, você se desconecta de mim.
Isto não vai ser uma democracia. Você
não será consultada sobre o que deve
ou não ser feito. Isto deve ser
lembrado desde o início, que esta
comuna não vai ser uma democracia. O
seu voto nunca será pedido. Você se
torna parte dela sabendo disso, que tudo
o que eu decidir é absoluto. Se você não
quiser deste jeito, sinta-se feliz em
poder ir embora.
As
pessoas são impedidas de entrar, mas
ninguém é impedido de sair. Você pode
ir embora. Você já viu pessoas sendo
impedidas de sair? A saída é
perfeitamente livre – você é livre e
esta é a sua decisão. Se você quiser
estar aqui, você tem que estar
totalmente aqui. Se você sente que este
não é o lugar para você, que as suas
idéias não estão sendo satisfeitas,
que isto não está de acordo com você,
sinta-se livre para ir embora.
Este lugar nunca será de acordo com você.
Este lugar é para mudar você, não
para estar de acordo com você. Este
lugar será uma transformação para você.
E estes são os primeiros passos. Quem
é você para saber o que é certo e o
que é errado? Quem é você para pedir
explicações? Como você entrou aqui?
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O indiano que foi recusado, se ele quiser
perguntar, ele virá e perguntará. Ele não
perguntou porque ele sabe, já lhe foi dito porque
ele está sendo recusado. Ele já criou uns
aborrecimentos por aqui. Mas essas coisas não são
para serem questionadas por todo mundo. E não é
bom que seja dito para todo mundo o que foram
esses aborrecimentos. Isso seria desrespeitoso
para com ele. Já foi dito a ele e ele compreendeu
porque ele sabe o que fez.
Agora, você de
repente se lança nesta questão. Você acha que
está fazendo um grande trabalho, prestando um
grande serviço. Você acha que está salvando
alguma pessoa de alguma injustiça. Você não
conhece a história toda. E você não precisa
conhecer a história toda, porque, quem estará
aqui para contar para você todas as histórias de
todo mundo? Você decide apenas a respeito de si
mesma.
Este é um lugar
onde muitas coisas nunca serão de acordo com você.
Você terá que entrar em sintonia com as coisas.
Se você acha que isto não é possível para você,
sinta-se livre para ir embora.
E deixe que este
seja o seu último questionamento. Muitos
questionamentos têm chegado a mim. Algumas
pessoas participam de um grupo e me escrevem,
‘Por que tem tanta violência no grupo de
Encounter?’ E isto veio de uma facilitadora de
grupos, uma mulher que tem sido facilitadora de
grupos. Ela participou um ou dois dias de um grupo
de Encounter e abandonou.
E foi ela que pediu
para fazer o grupo. Eu não ia lhe recomendar o
grupo de Encounter, eu ia lhe recomendar outros
grupos, mas ela pediu, ‘ eu quero fazer o
Encounter’. Então eu disse, ‘Ok’. Mas
quando eu disse ‘OK’ você deveria ter
entendido o que eu quis dizer. Eu quis dizer que
então é você quem decide.
Ela pensa que sabe
das coisas porque é uma facilitadora de grupos.
Ela tem facilitado grupos e por isto ela pensa que
sabe. E eu soube naquele exato momento que ela não
seria capaz de passar pelo grupo, porque o grupo
de Encounter que acontece aqui é o melhor do
mundo neste momento. Em nenhum outro lugar tal
liberdade absoluta é permitida.
No Ocidente, o
grupo de Encounter tem limitações, porque o
facilitador do grupo tem limitações. Ele só
consegue ir até certo ponto. Quando ele vê que
as coisas estão se tornando difíceis, que agora
ele pode não ser capaz de controlar, que as
coisas foram longe demais, que ele pode não ser
capaz de trazer as pessoas de volta, então ele
impede de ir além. Aqui nós não acreditamos em
quaisquer limitações.
Eu só envio
pessoas para o grupo de Encounter quando eu vejo
que elas compreenderam que agora elas têm que ir
além de todas as limitações – limitações de
sexo, de violência, de raiva, de fúria. Elas têm
que quebrar todas as limitações. Este é o ponto
de ruptura, quando todas aquelas limitações são
quebradas.
Agora a mulher está
com muito medo, ele está contra o grupo. E ela me
perguntou, ‘Por que você permite tal violência?’
Isto não é um assunto seu. Se você não era
capaz de participar do grupo, não se inscrevesse
nele, mm? Você pode fazer algum grupo não
violento – Zazen, Vipassana. Nós temos todos os
tipos de brinquedo aqui em volta. Mm?
Você pode escolher.
Mas não
continue me escrevendo. Tudo o que acontece aqui,
está acontecendo com o meu conhecimento. Nenhuma
simples coisa acontece aqui sem que eu saiba,
assim você não precisa me informar sobre essas
coisas, eu já sei delas. É um puro desperdício
de tempo.
E no momento em que
você se entrega e se torna uma iniciada, uma
sannyasin, essa entrega tem que ser total. Viva
simplesmente alguns meses em total entrega e você
verá – ela é alquímica, ela transforma você.
As pessoas novas
chegam e pensam, ‘Qual é o problema? Os
sannyasins antigos não interferem. Alguém está
sendo barrado pelo guarda e os sannyasins antigos
simplesmente continuam passando. O que aconteceu
com aquelas pessoas? Será que eles compreendem ou
não que isto não está certo? Eles se tornaram
apáticos e indiferentes?’
Não, eles
aprenderam e da mesma maneira que você. Pouco a
pouco eles aprenderam que tudo o que acontece está
acontecendo de acordo com um plano, um artifício.
Existem alguns motivos ocultos aqui. E ninguém
exceto eu sabe o que é esse motivo oculto. Por
isto você não pode ir até a Laxmi, ela não
sabe. Ela simplesmente me pergunta o que é para
ser feito e ela faz. Você não pode perguntar ao
Sant no portão ‘O que você está fazendo?’
Ele simplesmente faz o que lhe é dito para fazer.
Se você quer ser
parte desta comuna, terá que entender isto. Você
terá que relaxar, terá que parar de julgar.
Logo, depois de poucos meses de relaxamento e
aceitação, você será capaz de compreender
aquilo que aconteceu com os sannyasins antigos –
eles agora compreendem. “
Os
textos acima foram traduzidos por Sw. Bodhi
Champak.
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