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Os comentários
do Osho sobre O Segredo da Flor Dourada
estão reunidos no livro "The Secret of
Secrets", em dois volumes. Apenas o
primeiro volume foi publicado em português pela
Tao Editora Ltda e esgotou-se há mais de vinte
anos. Nesta seção, estamos publicando alguns
trechos desses comentários do Osho. |
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Sobre
o Segredo da Flor Dourada, Osho diz:
"essa obra é talvez uma das mais antigas
do mundo. Ela tem pelo menos vinte e cinco séculos
de idade. Está baseada profundamente nos
ensinamentos taoístas. É o florescimento da
visão taoísta da vida e da existência. Mas não
é só isso. Os ensinamentos de Zaratustra estão
ali incorporados. Os ensinamentos budistas também
e uma certa escola esotérica dos cristãos, os
nestorianos. Assim, o cristianismo e o judaísmo
se tornaram parte dele. É uma das visões mais
sintéticas. Combina tudo o que é belo em todas
as tradições do mundo." |
Aprenda a ser paciente
O mestre Lu-Tzu diz: "O seu trabalho
gradualmente se tornará
concentrado e maduro."
"O caminho do Tao não é o da iluminação
repentina. Ele não é como o Zen. Zen é
iluminação repentina, Tao é crescimento
gradual. O Tao não acredita em mudanças
repentinas e abruptas. O Tao acredita em
respeitar o ritmo da existência, permitindo que
as coisas aconteçam por elas mesmas, sem forçar
o seu caminho, sem forçar o curso do rio. O Tao
diz: não há necessidade de estar com pressa
porque a eternidade está disponível para você.
Plante as sementes no tempo certo e espere; a
primavera virá; ela sempre vem. E quando a
primavera vier, as flores aparecerão. Mas
espere, não tenha pressa.
Não comece a puxar a árvore para cima, para
que ela possa crescer mais rápido. Não tenha
esse tipo de mente que pede para que tudo seja
como café instantâneo. Aprenda a esperar,
porque a natureza tem um movimento muito
vagaroso. É devido a esse movimento vagaroso
que existe graça na natureza. A natureza é
muito feminina, ela se movimenta como uma
mulher. Ela não corre nem fica apressada. Ela
vai muito devagar, uma música silenciosa.
Existe grande paciência na natureza e o Tao
acredita no caminho da natureza. 'Tao' significa
exatamente natureza. Assim o Tao nunca está com
pressa; isto tem que ser entendido.
O ensinamento fundamental do Tao é: aprenda a
ser paciente. Se você puder esperar
infinitamente, a iluminação pode mesmo
acontecer instantaneamente. Mas você não deve
pedir para que ela aconteça instantaneamente:
se você pedir, pode ser que nunca aconteça. O
seu próprio pedido se tornará um obstáculo. O
seu próprio desejo criará uma distância entre
você e a natureza. Permaneça em sintonia com a
natureza, deixe que a natureza tenha o seu próprio
curso; e sempre que ela vem, ela é boa; sempre
que ela vem, ela é rápida. Mesmo que ela
demore séculos para chegar, ainda assim ela não
está atrasada; ela nunca está atrasada. Ela
sempre chega no momento certo.
O Tao acredita que tudo acontece quando é
necessário; quando o discípulo está pronto, o
Mestre aparece. Quando o discípulo está
finalmente pronto, Deus aparece. O seu valor, o
seu vazio, a sua receptividade, a sua
passividade tornam isto possível; não a sua
pressa, não a sua correria, não a sua atitude
agressiva. Lembre-se: a verdade não pode ser
conquistada. É preciso entregar-se à verdade,
é preciso ser conquistado pela verdade.
Mas toda a nossa educação, em todos os países,
ao longo dos séculos tem sido de agressividade
e de ambição. Nós tornamos as pessoas muito rápidas.
Nós as tornamos muito medrosas. Nós lhe
dizemos: 'tempo é dinheiro e é muito precioso.
Se o tempo for perdido uma vez, ele ficará
perdido para sempre, por isso corra; tenha
pressa.'
Isto tem levado as pessoas à loucura. Elas
correm de um ponto a outro; elas nunca curtem
lugar algum. Elas correm ao redor do mundo de um
hotel intercontinental a outro hotel
intercontinental. E eles são todos iguais, não
há diferença, esteja você em Tóquio, em
Mumbai, em Nova York ou em Paris. Esses hotéis
intercontinental são todos iguais, e as pessoas
continuam correndo de um para o outro, pensando
que elas estão viajando através do mundo. Elas
poderiam ter se hospedado em apenas um hotel
intercontinental e não haveria necessidade de
ir a nenhum outro mais. Todos eles são iguais.
E elas pensam que estão indo a algum outro
lugar. A rapidez está tornando as pessoas neuróticas.
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O Tao é o caminho da natureza, do jeito que as
árvores crescem e os rios correm e os pássaros
e as crianças... exatamente do mesmo jeito
crescemos para Deus.
Não tenha pressa e não se desespere. Se você
fracassar hoje, não perca as esperanças. Se
você fracassar hoje, isto é natural. Se você
continuar fracassando por alguns dias, isto é
natural.
As pessoas têm tanto medo de fracassar que,
devido a este medo, elas nunca arriscam fazer
tentativas. Existem muitas pessoas que nunca se
apaixonaram porque elas têm medo. Quem sabe?
Elas podem ser rejeitadas, por isso elas
decidiram permanecer sem amar, assim ninguém
jamais as rejeitará. As pessoas têm tanto medo
de fracassar que elas nunca tentam qualquer
coisa nova. Quem sabe? Se elas fracassarem, o
que poderá ocorrer?
E naturalmente, para se movimentar no mundo
interior, você terá que fracassar muitas
vezes, porque você nunca se movimentou ali
antes. Toda a |
Paciência - Tarô
Zen de Osho
|
sua
habilidade e eficiência têm sido nos
movimentos externos, na extroversão. Você não
sabe como se movimentar internamente. As pessoas
escutam as palavras 'movimente-se internamente,
vá para dentro', mas isso não faz muito
sentido para elas. Tudo o que elas sabem é como
ir para fora, é como ir para o outro. Elas não
conhecem qualquer caminho de volta para si
mesmas. Por causa dos seus velhos hábitos, é
muito provável que você fracasse muitas vezes.
Não perca as esperanças. A maturidade chega
vagarosamente. É certo que ela chega, mas isto
leva um tempo. E lembre-se: para cada pessoa ela
chegará num ritmo diferente, por isso não
compare, não comece a pensar: 'alguém está se
tornando tão silencioso, e tão feliz, e eu
ainda não alcancei isto. O que está
acontecendo comigo?' Não se compare com quem
quer que seja, porque cada um viveu de uma
maneira diferente em suas vidas passadas. Mesmo
nesta vida, as pessoas têm vivido
diferentemente. Por exemplo, um poeta pode ter
mais facilidade em ir para dentro que um
cientista; seus treinamentos são diferentes.
Todo o treinamento científico é para ser
objetivo, para se preocupar com o objeto, para
observar o objeto, para esquecer a
subjetividade. Para ser um cientista é preciso
colocar-se completamente ausente do seu
experimento. Ele não pode estar envolvido no
experimento, não pode haver qualquer
envolvimento emocional. É preciso estar
completamente desapegado, como um computador.
Ele não deve ser um humano, de jeito algum. Só
assim ele será um verdadeiro cientista e será
bem sucedido na ciência.
Um poeta tem uma habilidade totalmente
diferente, ele fica envolvido. Quando ele
observa uma flor, ele começa a dançar ao redor
dela. Ele participa, ele não é um observador
desapegado. Um dançarino pode vivenciar isto
ainda com mais facilidade porque ele e a sua dança
são apenas um e a dança é tão interna que o
dançarino pode movimentar-se em seu espaço
interior mais facilmente. Então, nas velhas e
misteriosas escolas de mistérios do mundo, a
dança era um dos métodos secretos. A dança
era o fenômeno mais religioso, mas ela perdeu o
seu significado tão completamente que ela quase
caiu na polaridade oposta. Ela tornou-se um fenômeno
sexual; a dança perdeu a sua dimensão
espiritual. Mas lembre-se, tudo o que é
espiritual, se fracassar, pode se tornar sexual;
e tudo o que é sexual, se elevar-se, pode se
tornar espiritual. Espiritualidade e sexualidade
são irmãs gêmeas. Um músico pode ter mais
facilidade que um matemático para entrar na
meditação. Vocês têm habilidades diferentes,
mentes diferentes e condicionamentos diferentes.
Por exemplo, um cristão pode ter mais
dificuldade para meditar que um budista, porque
com vinte e cinco séculos de meditação
constante, o budismo criou uma certa qualidade
em seus seguidores. Assim, quando um budista vem
a mim, ele pode entrar em meditação muito
facilmente. Quando um cristão vem, a meditação
lhe é muito estranha, porque o cristianismo
esqueceu-se completamente da meditação; ele só
conhece prece.
A prece é um fenômeno totalmente diferente. Na
prece, é necessário o outro; ela nunca pode
ser independente. A prece é mais como o amor:
ela é um diálogo. A meditação não é um diálogo;
ela não é como o amor; ela é exatamente o
oposto ao amor. Na meditação você fica
totalmente só, nenhum lugar para ir, ninguém
com quem se relacionar, nenhum diálogo, porque
o outro não existe.Você é simplesmente você
mesmo, totalmente você. Esta é uma abordagem
completamente diferente.
Assim, tudo depende de suas habilidades, de sua
mente, de seu condicionamento, de sua educação,
da religião na qual você foi criado, dos
livros que tem lido, das pessoas com as quais
tem vivido, da vibração que criou dentro de si
mesmo. Tudo dependerá de mil e uma coisas, mas
é certo que ela chegará. Tudo que se precisa
é paciência, trabalho silencioso, trabalho
paciente e o centramento acontece e a maturidade
chega. Na verdade, a pessoa madura e a pessoa
centrada são apenas dois aspectos de um mesmo
fenômeno. É por isto que a criança não
consegue estar centrada, elas estão
constantemente se movimentando, elas não
conseguem ficar em um ponto, fixas. Tudo as
atrai - um carro que passa, um pássaro que
canta, o riso de alguém, o rádio do vizinho,
uma borboleta voando - tudo, o mundo inteiro lhe
atrai. Elas simplesmente pulam de uma coisa para
outra. Elas não conseguem estar centradas, elas
não conseguem viver com uma coisa tão
totalmente que tudo o mais desapareça e se
torne não-existencial.
Com a maturidade, o centramento surge.
Maturidade e centramento são dois nomes para
uma mesma coisa. Mas a primeira coisa a ser
lembrada é que ela chega gradualmente. Não
compare e não tenha pressa."
OSHO - The Secret of Secrets vol. II - Cap. 1
Tradução: Sw. Bodhi Champak
Copyright
© 2006 OSHO INTERNATIONAL FOUNDATION, Suiça.
Todos os direitos reservados.
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