.
Os comentários
do Osho sobre O Segredo da Flor Dourada
estão reunidos no livro "The Secret of
Secrets", em dois volumes. Apenas o
primeiro volume foi publicado em português pela
Tao Editora Ltda e esgotou-se há mais de vinte
anos. Nesta seção, estamos publicando alguns
trechos desses comentários do Osho. |
|
Sobre
o Segredo da Flor Dourada, Osho diz:
"essa obra é talvez uma das mais antigas
do mundo. Ela tem pelo menos vinte e cinco séculos
de idade. Está baseada profundamente nos
ensinamentos taoístas. É o florescimento da
visão taoísta da vida e da existência. Mas não
é só isso. Os ensinamentos de Zaratustra estão
ali incorporados. Os ensinamentos budistas também
e uma certa escola esotérica dos cristãos, os
nestorianos. Assim, o cristianismo e o judaísmo
se tornaram parte dele. É uma das visões mais
sintéticas. Combina tudo o que é belo em todas
as tradições do mundo." |
Não se torture
O mestre Lu-Tzu diz: "Quando se começa a
levar adiante a
decisão, cuidados devem ser tomados para que
tudo possa
acontecer de uma maneira confortável e
relaxada."
"Esta é a primeira coisa a ser entendida.
Uma vez que você tome a decisão de seguir o
caminho para dentro, uma vez que você tome a
decisão de ser um sannyasin, de ser um
meditador, uma vez que você tome a decisão que
agora o interior está chamando e você vai
procurar e buscar pela questão 'Quem sou?', então
a primeira coisa a ser lembrada é: não se mova
de uma maneira tensa. Mova-se de uma maneira
muito relaxada, certifique-se de que sua jornada
interior está confortável. Isto agora é de
imensa importância.
Normalmente este primeiro erro acontece a todo
mundo. As pessoas começam a fazer sua jornada
interior desnecessariamente complicada,
desconfortável. Isto acontece por uma certa razão.
As pessoas estão raivosas com os outros em sua
vida normal. Elas estão violentas com os
outros. Em suas extrovertidas jornadas normais
elas são sádicas: elas gostam de torturar os
outros, de derrotar os outros, de competir com
os outros, de conquistar os outros. Todo o seu
prazer está em como fazer os outros se sentirem
inferiores a elas. Isto é a sua jornada
extrovertida. Isto é a política. Esta é a
mente política, constantemente tentando
tornar-se superior aos outros, legalmente ou
ilegalmente, mas mantendo o constante esforço
para derrotar os outros, a qualquer custo. Mesmo
que o outro tenha que ser destruído, então que
ele seja destruído. Mas há que se vencer: ser
o primeiro-ministro, ser o presidente, ser isto
ou aquilo, a qualquer custo. E todos são
inimigos, pois todos são competidores.
Lembre-se disto: toda a sua educação prepara-o
e dá-lhe prontidão para lutar. Ela não o
prepara para a amizade e o amor; ela o prepara
para o conflito, a inimizade e a guerra.
Sempre que há competição, é muito provável
que exista inimizade. Como você pode ser amigável
com pessoas que estão competindo consigo, que são
perigosas para você e para quem você é
perigoso? Ou elas vencerão e você será
derrotado, ou você será o vencedor e elas terão
que ser derrotadas. Assim, tudo o que vocês
chamam de amizade, é simplesmente uma fachada,
uma formalidade. É um tipo de lubrificante que
faz a vida se movimentar suavemente, mas no
fundo, ninguém é amigo. Mesmos os amigos não
são amigos pois eles estão se comparando, uns
com os outros, brigando uns com os outros. Este
mundo tornou-se um campo de guerra devido à
educação orientada para a ambição e a política.
|
Quando um homem se volta para dentro o problema
surge: o que ele fará com sua raiva, inimizade,
agressão e violência? Agora ele está só; ele
começará a se torturar, ele ficará raivoso
consigo mesmo. Isto é o que são os chamados Mahatmas.
Por que eles se torturam? Por que eles jejuam?
Por que eles se deitam em camas de espinho?
Quando existe uma árvore com uma bela sombra,
por que eles permanecem em pé sob o sol quente?
Quando está quente, por que eles se sentam ao
lado do fogo? Quando está frio, por que eles
permanecem em pé nus dentro dos rios ou na
neve? Estes são os políticos invertidos.
Primeiro eles estavam brigando com os outros.
Agora não há com quem brigar e eles estão
brigando consigo mesmos. Eles são esquizofrênicos,
eles estão divididos. Agora é uma guerra
civil, eles estão lutando contra o corpo.
O corpo é a vítima dos seus chamados Mahatmas.
O corpo é inocente, ele não fez coisa alguma
errada para você, mas as suas chamadas religiões
seguem ensinando que o corpo é o inimigo;
torture-o. |
Mind - Osho Neo
Tarot
|
A jornada extrovertida era uma jornada de
sadismo. A introvertida se torna uma jornada de
masoquismo, você começa a se torturar. E
existe um certo prazer, uma certa alegria
pervertida em se torturar. Se você pesquisar na
história, ficará surpreso, você não
acreditará no que o homem tem feito consigo
mesmo.
Pessoas têm ferido seus corpos e têm mantido
aquelas feridas sem curá-las; porque o corpo é
o inimigo. Existem seitas cristãs, seitas
hindus, seitas jainas e muitas outras que se
tornaram muito astutas, habilidosas e eficientes
no que diz respeito à tortura do próprio
corpo. Eles desenvolveram grandes métodos de
como torturar o corpo. (...)
Toda espécie de estupidez tornou-se possível
por causa de um simples erro. O erro é:
enquanto você vive externamente, você tentar
fazer com que a vida seja difícil para os
outros; e quando você começa a se voltar para
dentro, existe uma possibilidade de que a velha
mente tentará fazer com que a sua vida seja difícil.
Lembre-se de que o buscador interior tem que
estar confortável, porque somente numa situação
confortável, num estado relaxado, alguma coisa
pode acontecer. Quando você está tenso e
desconfortável, nada é possível. Quando você
está tenso e desconfortável, sua mente está
preocupada, você não está num espaço de silêncio.
Quando você está faminto, como você pode
estar num espaço de silêncio. E as pessoas têm
ensinado a jejuar e dizem que o jejum o ajudará
a meditar.
Uma vez ou outra, o jejum pode ajudá-lo a ter
uma saúde melhor, ele tirará alguns quilos do
seu corpo, quilos desnecessários. Mas o jejum não
pode ajudar a meditação. Quando você está
jejuando, constantemente estará pensando em
comida. (...)
As pessoas que estão reprimindo suas fomes, estão
constantemente pensando em comida. É natural.
Como você consegue meditar? Quando você está
jejuando, cardápios e mais cardápios começam
a flutuar em sua mente, eles vêm de todos os
lugares; belos pratos. Com todo o cheiro de
comida, pela primeira vez você começará a
sentir que seu nariz está vivo, e que sua língua
está viva. É bom jejuar de vez em quando para
que você possa se interessar novamente pela
comida, mas isto não é bom para a meditação.
É bom para que seu corpo fique um pouco mais
sensitivo e assim você possa saborear
novamente. O jejum deve estar a serviço da
festa. É bom não comer de vez em quando, assim
o apetite pode voltar. Para a saúde é bom, mas
a meditação nada tem a ver com isto. Será
mais difícil meditar quando você está com
fome do que quando você está totalmente
satisfeito. Sim, comer demais lhe trará
problemas de novo, porque quando você come em
demasia você se sente sonolento. E quando você
não come nada você se sente faminto.
Estar no meio é o caminho certo: o Meio
Dourado.
Coma de modo que você não sinta fome, mas não
coma demais para você não ficar
sobrecarregado, sonolento. E a meditação será
mais fácil. O Meio Dourado tem que ser seguido
de todas as maneiras, em todo tipo de situações.
Esteja confortável, esteja relaxado. Não há
qualquer necessidade de se torturar, nem de
criar problemas desnecessários. Abandone essa
mente de raiva, violência e agressão; e
somente então você conseguirá mover-se para
dentro. Porque somente numa consciência
relaxada é possível flutuar internamente, cada
vez mais fundo. Em completo relaxamento alcança-se
o centro mais interno. (...)"
OSHO - The Secret of Secrets vol. II - Cap. 1
Tradução: Sw. Bodhi Champak
Copyright
© 2006 OSHO INTERNATIONAL FOUNDATION, Suiça.
Todos os direitos reservados.
|
|
|
|