Da
observação à não-mente
Osho, como o observar conduz à não-mente? Eu
estou conseguindo cada vez mais observar o meu
corpo, os meus pensamentos e sentimentos e isso
é lindo. Mas os momentos sem pensamento são
poucos e distantes entre si. Quando eu ouço você
falando "meditação é testemunhar",
eu sinto que eu entendo. Mas quando você fala
sobre não-mente, isso não parece ser fácil,
de jeito algum. Você poderia comentar?
"Prem Anubuddha, meditação abrange uma
peregrinação muito longa. Quando eu digo
'meditação é testemunhar', isto é o começo
da meditação. E quando eu digo 'meditação é
não-mente', isto é o encerramento da peregrinação.
Testemunhar é o começo e não-mente é a
realização. Testemunhar é o método para
alcançar a não-mente. Naturalmente você sente
o testemunhar mais fácil, pois ele está próximo
de você.
Mas testemunhar é como uma semente, existe um
longo período de espera. Não apenas espera,
mas confiança de que a semente vai brotar, que
ela vai se tornar um arbusto, que um dia a
primavera virá e o arbusto irá florescer. Não-mente
é o último estágio do florescimento.
Semear as sementes, naturalmente é muito fácil,
está em suas mãos. Mas fazer com que as flores
apareçam está além de você. Você pode
preparar todo o solo, mas as flores surgirão
por elas mesmas; você não consegue forçá-las
a aparecer. A primavera está além do seu
alcance, mas ela vem, isso é absolutamente
garantido; e se a preparação for perfeita...
É perfeitamente bom o jeito como você está
indo. Testemunhar é o caminho e você está
começando a sentir, uma vez ou outra, momentos
sem pensamentos. Esses são vislumbres de não-mente.
...mas, só por uns momentos.
Lembre-se de uma lei fundamental: aquilo que
pode existir por um momento também pode se
tornar eterno. Você não dispõe de dois
momentos juntos, mas sempre de um momento. E se
você puder transformar um momento em um estado
de não pensamento, você está aprendendo o
segredo. Então não haverá obstáculos,
nenhuma razão para que você não possa mudar o
segundo momento que também virá sozinho, com o
mesmo potencial e a mesma capacidade.
Se você conhecer o segredo, você terá a chave
mestra que poderá abrir qualquer momento para
vislumbres de não-mente. Não-mente é o estágio
final, quando a mente desaparece para sempre e o
espaço sem pensamento se torna a sua realidade
intrínseca. Se esses poucos vislumbres estão
chegando, eles mostram que você está no
caminho certo e que você está usando o método
certo.
Mas não seja impaciente. A existência precisa
de imensa paciência. Os mistérios maiores são
abertos apenas para aqueles que têm imensa paciência.
(......)
Uma vez que um homem esteja em um estado de não-mente,
nada pode desviá-lo de seu ser. Não há poder
algum maior que o da não-mente. Nenhum mal pode
ser feito a tal pessoa.
Nenhum apego, nenhuma cobiça, nenhuma inveja,
nenhuma raiva, nada pode surgir nele. A não-mente
é absolutamente um céu puro, sem qualquer
nuvem.
Anubuddha, você diz, 'como
o observar conduz à não-mente?'
Existe uma lei intrínseca: pensamentos não têm
vida própria. Eles são parasitas; eles vivem
na sua identificação com eles. Quando você
diz, 'eu estou com raiva', você está
despejando energia vital na raiva, porque você
está ficando identificado com ela.
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Meditation -
Transformation Tarot
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Mas quando você diz, 'eu estou observando a
imagem da raiva na tela da mente dentro de mim',
você não está mais dando qualquer vida,
qualquer alimento, qualquer energia à raiva.
Você será capaz de vê-la porque você não
está identificado, a raiva é absolutamente
impotente, não tem qualquer impacto sobre você,
não muda você, não afeta você. Ela é
absolutamente oca e morta. Ela passará e deixará
o céu limpo e a tela da mente vazia.
Aos poucos você começa a livrar-se de seus
pensamentos. Esse é todo o processo de
testemunhar e observar. Em outras palavras,
George Gurdjieff costumava chamar isso de não-identificação,
você não está mais identificando-se com seus
pensamentos. Você está simplesmente
parado, desinteressado e distante, indiferente
como se eles pudessem ser pensamentos de outra
pessoa. Você quebrou a sua conexão com eles.
Somente então você pode observá-los.
A observação necessita de uma certa distância.
Se você está identificado, não existe distância,
eles estão muito próximos.
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É
como se você estivesse colocando um espelho
muito próximo de seus olhos: você não
consegue ver o seu rosto. Uma certa distância
é necessária; somente então você consegue
ver o seu rosto no espelho.
Se os pensamentos estiverem muito próximos, você
não consegue observá-los. Você se torna
impressionado e influenciado pelos seus
pensamentos: a raiva torna você raivoso, a ambição
torna você ambicioso, a luxúria torna você
luxurioso, porque não existe distância alguma.
Eles estão tão próximos que você facilmente
pensa que você e seus pensamentos são um.
A observação destrói essa ligação e cria
uma separação. Quanto mais você observar,
maior será a distância. Quanto maior a distância,
menos energia seus pensamentos estarão levando
de você. E eles não têm outra fonte de
energia. Logo eles começarão a morrer, a
desaparecer. Nesses momentos de desaparecimento,
você terá os primeiros vislumbres de não-mente.
Isso é o que você está experienciando. Você
diz: 'Eu estou conseguindo cada vez mais
observar o meu corpo, os meus pensamentos e
sentimentos e isso é lindo.' Isso é apenas
o começo. E mesmo o começo é tremendamente
lindo. Só por estar no caminho certo, mesmo sem
dar um simples passo, isso já lhe traz uma
imensa alegria, sem que haja qualquer motivo.
E uma vez que você começa a se mover no
caminho certo, o seu êxtase, as suas belas
experiências vão se tornar mais e mais
profundas, mais e mais amplas, com novas
nuances, novas flores, novas fragrâncias.
Você diz, 'Mas
os momentos sem pensamento são poucos e
distantes entre si.'
Isso é uma grande conquista, porque as pessoas
nem mesmo conhecem uma simples pausa. Os seus
pensamentos estão sempre na hora do rush,
pensamentos e mais pensamentos, pára-choques se
chocando, numa seqüência contínua, esteja você
acordado ou dormindo. O que você chama de
sonhos, nada mais são do que pensamentos em
forma de imagens... porque a mente inconsciente
não conhece linguagem alfabética. Não há
escolas nem institutos que ensinem a linguagem
inconsciente. (....)
Anubuddha, o que você está percebendo é uma
grande indicação de que você está no caminho
certo. O buscador sempre traz esse
questionamento: se ele está se movendo no
caminho certo ou não. Não há segurança, nem
seguro, nem garantia. Todas as dimensões estão
abertas; como você escolherá a direção
certa?
Esses são os caminhos e o critério de como
escolher: se você se move em algum caminho, usa
alguma metodologia e isso lhe traz alegria, mais
sensitividade, torna-o mais observador e lhe dá
uma sensação de imenso bem estar, esse é o único
critério de que você está indo no caminho
certo. Se você estiver se tornando mais miserável,
mais raivoso, mais egoísta, mais ambicioso,
mais luxurioso, estas são as indicações de
que você está se movendo num caminho errado.
No caminho certo, a sua felicidade irá crescer
dia após dia e suas experiências de belas
sensações irão tornar-se tremendamente psicodélicas,
muito coloridas, com cores que você nunca viu
no mundo, com fragrâncias que você nunca
experimentou. Então você poderá seguir no
caminho sem qualquer medo de que possa estar
indo errado.
Essas experiências internas irão mantê-lo
sempre no caminho certo. Basta lembrar-se de que
se elas estiverem crescendo, isso significa que
você está se movendo. Agora você tem apenas
alguns poucos momentos de nenhum pensamento...
Isso não é uma realização simples, isso é
uma grande conquista porque as pessoas por todas
as suas vidas não conhecem sequer um simples
momento onde não haja pensamentos.
Na medida que você se tornar mais centrado,
mais observador, essas pausas começarão a
crescer e tornar-se-ão maiores. E se você
continuar se movendo sem olhar para trás, sem
se perder, se você continuar indo em frente,
chegará um dia, e não está muito distante,
quando você irá sentir pela primeira vez que
as pausas se tornaram tão grandes que horas
estarão passando e nem mesmo um simples
pensamento surgirá. Você estará então tendo
experiências maiores de não-mente.
A conquista maior será quando você estiver
cercado por não-mente vinte e quatro horas por
dia.
Isso não quer dizer que você não possa usar a
sua mente. Essa é uma mentira usada por aqueles
que nada sabem de não-mente. Não-mente não
significa que você não possa usar a mente; ela
simplesmente significa que a mente não pode
usar você.
Não-mente não significa que a mente está
destruída. Não-mente significa apenas que a
mente foi colocada de lado. Você pode acioná-la
a qualquer momento em que você precisar se
comunicar com o mundo. Ela será sua serviçal.
Neste exato momento, ela é a sua patroa. Mesmo
quando você está sentado só, ela segue com
seu blá-blá-blá, e você nada consegue fazer,
você está totalmente impotente.
Não-mente simplesmente significa que a mente
foi colocada em seu devido lugar. Como uma serviçal,
ela é um grande instrumento; como uma patroa,
ela é muito inconveniente. Ela é perigosa. Ela
destruirá toda a sua vida.
A mente é apenas um meio para quando você
quiser se comunicar com os outros. Mas quando
você estiver só, não há necessidade da
mente. Assim, sempre que você quiser usá-la,
você poderá.
E lembre-se de uma coisa mais: quando a mente
permanece silenciosa por horas, ela se torna
mais fresca, jovem, mais criativa, mais
sensitiva, rejuvenescida através do descanso.
Em geral, a mente das pessoas tem início por
volta dos três ou quatro anos de idade, e a
partir daí, ela vai continuando por setenta,
oitenta anos sem férias. Naturalmente ela não
consegue ser muito criativa. Ela está
completamente cansada, cheia de lixo. Milhões
de pessoas no mundo vivem sem qualquer
criatividade. Criatividade é uma das experiências
mais felizes. Mas as mentes estão tão
cansadas... elas não estão num estado de
energia transbordante.
Um homem de não-mente mantém a mente em
descanso, cheia de energia, imensamente
sensitiva, pronta para entrar em ação no
momento em que for ordenada. Não é uma coincidência
entre as pessoas que têm experienciado não-mente,
que suas palavras começam a ter uma magia em si
mesmas. Quando elas usam suas mentes, há um
carisma e uma força magnética. Há uma
tremenda espontaneidade e o frescor de gotas de
orvalho de uma manhã antes do sol nascer. E a
mente é o meio de expressão e criatividade
mais evoluído da natureza.
Assim, o homem de meditação, ou em outras
palavras, o homem de não-mente, muda até a sua
prosa, em poesia. Sem qualquer esforço, suas
palavras se tornam tão cheias de autoridade,
que elas não precisam de qualquer argumentação.
Elas se tornam seus próprios argumentos.A força
que elas carregam se tornam uma evidência da
verdade. Não há necessidade alguma de qualquer
outro apoio da lógica ou das escrituras. As
palavras de um homem de não-mente carregam uma
certeza intrínseca a respeito de si mesmas. Se
você estiver pronto para receber e ouvir,
sentirá isso em seu coração: a verdade auto
evidente.
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Veja ao longo das eras: Gautama Buda nunca foi
contestado por quaisquer de seus discípulos,
nem Mahavira, nem Moisés, nem Jesus. Havia algo
em suas palavras, em sua presença que o
convencia. Sem qualquer esforço de convertê-lo,
você era convertido. Nenhum dos grandes mestres
foram missionários, eles nunca tentaram
converter ninguém, mas eles converteram milhões.
Isso é um milagre, mas o milagre consiste numa
mente descansada, numa mente que está sempre
cheia de energia e que é usada somente de vez
em quando.
Quando eu falo com vocês, eu tenho que usar a
mente. Quando eu estou sentado em meu quarto por
quase todo o dia, esqueço tudo a respeito de
mente. Eu sou apenas um silêncio puro... e
enquanto isso a mente está descansando. Os únicos
momentos em que eu uso a mente, é quando eu
falo com vocês. Quando eu estou só, eu fico
completamente só, e não há necessidade de
usar a mente.
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The Greatest Miracle
Transformation Tarot
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Anubhudda, você diz, 'Quando
eu ouço você falando 'meditação é
testemunhar', eu sinto que eu entendo. Mas
quando você fala sobre não-mente, isso não
parece ser fácil, de jeito algum.'
Como isso pode parecer fácil? Considere que
essa é a sua possibilidade futura. Você já
começou a meditação; ela pode estar nos
estágios iniciais, mas você já tem uma certa
experiência nisso, o que faz com que você me
entenda. E se você pode entender meditação,
então não se preocupe com mais nada.
A meditação com certeza leva à não-mente,
assim como todo rio se move em direção ao mar,
sem qualquer mapa, sem qualquer guia. Todo rio,
sem exceção, finalmente alcança o oceano.
Toda meditação, sem exceção, finalmente
alcança o estado de não-mente.
Mas naturalmente, quando o Ganges está no
Himalaia, perambulando entre montanhas e vales,
ele não tem qualquer idéia sobre o que é o
oceano, ele não consegue conceber a existência
do oceano. Mas ele está se movendo em direção
ao oceano, porque a água tem a capacidade intrínseca
de sempre procurar pelo plano mais baixo. E o
oceano está no plano mais baixo... Assim, os
rios nascem nos picos do Himalaia e começam
imediatamente a se moverem em direção a espaços
mais baixos e finalmente eles acabam encontrando
o oceano.
Exatamente o oposto é o processo da meditação:
ele se move para cima, para os picos mais altos
e o pico mais alto é a não-mente. Não-mente
é uma palavra simples, mas ela significa
exatamente iluminação, liberação, liberdade
de todas as escravidões, experiência de
imortalidade.
Essas são palavras grandiosas e eu não quero
que você fique assustado, por isso eu uso uma
palavra simples, não-mente. Você conhece a
mente... e você consegue conceber um estado em
que essa mente esteja sem funcionamento.
Uma vez que esta mente esteja sem funcionamento,
você se torna parte da mente do cosmos, da
mente universal. Quando você é parte da mente
universal, a sua mente individual funciona como
uma bela serviçal. Ela terá reconhecido a
mestra e ela trará novidades da mente universal
para aqueles que ainda estão presos à mente
individual.
Quando eu estou falando para vocês, é na
verdade o universo que está me usando. As
minhas palavras não são minhas palavras, elas
pertencem à verdade universal. Esse é o poder,
o carisma e a magia delas."
OSHO - Satyam, Shivam, Sundram -
Discourse 7 - question 1
tradução: Sw.Bodhi Champak
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