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Amor
é Deus
"Jesus diz: Deus é amor. Mas eu digo a vocês:
o amor é Deus. 'Amor' é uma palavra muito mais
importante do que a palavra 'Deus'. 'Amor' tem
um significado existencial. A palavra 'Deus' é
completamente vazia, ela nada significa, ela não
se relaciona a coisa alguma dentro de você. Ela
é uma pura palavra, pura no sentido de que ela
não tem qualquer realidade correspondente
dentro de sua experiência.
Embora ambas as palavras indiquem a mesma
verdade, 'amor' é a palavra dos poetas enquanto
'Deus' é a palavra dos teólogos. Mas,
obviamente o insight poético é mais intenso,
mais profundo e a sensibilidade do poeta é também
muito mais refinada, muito mais sutil que a dos
teólogos. A visão do poeta é também mais estética,
mais bela, mais primorosa; ela tem mais graça,
mais sentido, mais significância. Além disso,
a escolha dos teólogos tem sido contaminada ao
longo das eras por tantas pessoas: hindus, cristãos,
muçulmanos; por tantas igrejas; por tantas
religiões, as quais fingiam ser religiosas, mas
não eram.
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The Lovers - O Tarô
Zen, de Osho
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Amor ainda permanece sem contaminação; ele
ainda é virgem.
Assim, deixe-me repetir: em vez de dizer Deus é
amor, diga amor é Deus, e você estará mais próximo
da verdade. E não apenas mais próximo, você
imediatamente estará ligado à verdade, porque
o amor é uma experiência sua. Ele pode não
ser tão profundo ao ponto de ser tornar Deus,
mas ainda assim, ouro é ouro, mesmo que não
seja refinado. O diamante é diamante mesmo que
não tenha sido lapidado e polido. O diamante
pode estar perdido no meio da lama, mas, a
qualquer momento, ele pode ser limpo, a lama não
consegue entrar dentro do seu ser.
O amor é o seu ser. E no momento em que usamos
a palavra 'Deus', grandes controvérsias se
levantam. Use a palavra 'amor', e ficam
descartados: teísmo, ateísmo e todo tipo de
argumentos desnecessários.
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O amor também representa o centro mais interno
da própria existência. A existência não é
indiferente a você, ela não é distanciada.
Ela está envolvida com você, ela cuida de você.
Ela pode não cuidar do jeito como você queria
ser cuidado, mas ainda assim, ela cuida da
maneira que lhe é própria. E a sua expectativa
pode não ser verdadeiramente a sua necessidade;
pode ser exatamente o oposto.
A existência de fato preenche as suas
necessidades, não o que você gosta e desgosta,
não o que você quer; mas as suas necessidades
reais, verdadeiras e autênticas são sempre
cuidadas. A existência não pode ser
indiferente a você: você é parte dela. Ser
indiferente a você significaria ser indiferente
a ela mesma, o que é impossível. A existência
já teria desaparecido há muito tempo, se fosse
assim.
Nós somos as suas ondas. Nós somos as flores
dessa árvore de vida e existência. O seu
desejo de ser amado e o seu desejo de amar é o
seu desejo mais supremo. Ele mostra algo da sua
natureza básica fundamental, ele representa o
seu centro mais interno, ele representa isso.
Uma vez que você entenda o amor como Deus, toda
a sua visão da vida irá mudar. Então você não
irá venerar num templo ou numa igreja ou numa
mesquita: então o amor será a sua veneração.
E então você não terá medo da existência,
porque ela cuida de você. O medo desaparecerá.
Você não terá medo nem mesmo da morte, porque
a morte só pode levar aquilo que não é mais
necessário, mas ela não pode destruir você.
A existência é a sua mãe, ela não pode
permitir destruição. Nada é destruído,
jamais. Agora, mesmo os físicos concordam com
isso: nada é destruído em tempo algum e nada
é criado. Nem mesmo um pequeno grão de areia
pode ser destruído ou criado. A existência
contém a mesma quantidade de matéria, vida,
amor e energia que sempre conteve e que sempre
conterá.
Martinho Lutero disse uma coisa tremendamente
significante. Ele disse 'Pecca fortiter: peque
audaciosamente'. É estranho. A declaração
parece ser inacreditável: um homem como
Martinho Lutero dizendo 'Peque audaciosamente'.
Mas realmente vale a pena refletir a respeito do
seu significado. Ele está dizendo: o amor
permeia toda a existência, assim não tenha
medo. Mesmo se você estiver em pecado, seja
audacioso nele, porque a existência está
sempre pronta para perdoar, está perdoando.O
amor sempre é perdão. Ele não quer dizer que
você deve pecar. Ele está simplesmente
dizendo: o seu pecado é nada comparado ao perdão
que flui da existência para você.
Há poucos dias, alguém me perguntou: 'Eu sou
um grande pecador. Como posso perceber Deus?'
Você não consegue ser esse grande pecador. Você
não consegue estar tão caído que as mãos de
Deus não possam alcançar você. Você não
consegue estar tão pesado e sobrecarregado
pelos pecados que Deus não possa levantar você.
O peso dos pecados não pode ser maior que a graça
de Deus.
Esse é um dos fundamentos do sufismo, que Deus
é perdão incondicional. Ele tem que ser, pois
a sua natureza é o amor. O amor é a sua
realidade. A questão não é se o amor perdoa.
O amor é perdão. Não existe a questão de
Deus perdoar você. A questão surgiria apenas
se Deus estivesse com raiva de você. Só então
a questão de perdoar surgiria. Mas Deus não
pode estar com raiva de você. Você é do jeito
que ele o fez. Você não é uma criação sua.
Como ele pode ficar com raiva de você? Isso
equivaleria a estar com raiva dele mesmo, o que
seria uma auto condenação.
Mas você começa a pensar a respeito de coisas
pequenas como se você estivesse cometendo
grandes pecados. O ego sempre adora fazer
grandes coisas. Mesmo se você estiver fazendo
algo errado, você vai querer fazer com que seja
o maior erro que jamais foi feito ou que jamais
será feito. Você quer que ele seja único,
incomparável; você quer que ele esteja no
topo. O ego sempre se sente bem se algo
grandioso está sendo feito. Pode ser um pecado,
não importa.
Que grande pecado você consegue cometer? Todos
os nossos pecados nada são, a não ser coisas
pequenas. Nós somos pequenos, nossos pecados não
podem ser grandes. Nossas mãos são pequenas: o
que quer que façamos irá permanecer pequeno,
porque levará a nossa assinatura.
A sua vida, virtuosa ou malvada, não será uma
barreira nem uma ponte, porque você já está
conectado e não existe jeito de desconectá-lo
de Deus. E não é uma questão de que quando
você peca, Deus o perdoa. Ele é perdão: ele
está continuamente fluindo em tremendo amor
para você.
O amor dele é como uma enchente e os seus
pecados são como gotas d'água. A enchente irá
levá-las. E a enchente não vem para levar os
seus pecados embora, ela já está aí. Entender
isso, compreender esse ponto, é um grande alívio,
como se uma montanha de repente desaparecesse,
aliviando o seu peito. Você se torna leve, sem
peso. E somente em tal estado de leveza você
pode venerar.
O pecador não pode venerar, ele está
continuamente assustado. O medo não pode criar
prece. A prece criada pelo medo permanece política,
uma estratégia da mente para persuadir Deus; é
um tipo de suborno. A verdadeira prece surge da
compreensão, do amor.
Lutero está realmente certo quando diz: 'Peca
fortiter: peque audaciosamente'. Qualquer coisa
que você estiver fazendo, faça-o
audaciosamente. Você pertence a Deus e Deus
pertence a você. Este é o seu lar. Não viva
como um estranho, não esteja aqui como um hóspede,
você é parte do anfitrião. Viva sem medo.
(.....)
Lutero está certo quando diz: 'Pecca fortiter:
peque audaciosamente', porque o seu perdão é
imenso, é infinito. E o que você fizer serão
apenas pequenas gotas d'água: a enchente virá
e as levará embora.
O sufismo é o caminho da graça. Nenhum esforço
é preciso de sua parte: apenas receptividade,
abertura, um coração amoroso, um estado de
entrega, um relaxamento. E tudo aquilo que os
chamados yogues não conseguem alcançar em milhões
de vidas, você alcança num simples instante.
Seu perdão vem tão rápido, ele é imediato,
porque Deus conhece apenas um tempo: o agora.
Deus não pode adiar, ele não tem futuro. Ele não
pode dizer 'Amanhã', porque para ele não
existe amanhã. O tempo significa este tempo,
este momento.
Para Deus tudo é o presente. A nossa visão é
limitada e por isso alguma coisa é passado,
alguma coisa é futuro e alguma coisa é
presente. A nossa visão é tão limitada que o
nosso presente é muito estreito. Essa é a
proporção de nossa visão. Nós estamos
olhando para a realidade através de um buraco
de fechadura: nós só conseguimos ver esse
tanto, tudo o mais é passado.
Sente-se atrás de um buraco de fechadura e
observe. Alguém vem: você vê de repente uma
pessoa surgindo do nada. Há um momento, você não
era capaz de vê-lo. Quando ele vem à frente do
buraco de fechadura, você o vê, e, no momento
seguinte, ele já se foi, ele passou, de novo
ele não está mais lá. Num momento atrás ele
estava no futuro, num momento depois ele está
no passado.
Você pensa que o homem desapareceu? Você pensa
que o homem de repente apareceu do nada e que
agora ele desapareceu no nada novamente, e que
ele apareceu somente por um simples momento? É
a nossa visão que está criando o engano. Saia
de seu lugar escondido, abra a porta e você
ficará surpreso: ele estava lá antes de você
vê-lo e ele está lá depois que você o viu.
Agora você terá uma visão melhor.
Para Deus tudo é eterno agora.
O ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus,
perguntou-lhe: 'Senhor, eu serei capaz de vê-lo
novamente no futuro?' Jesus disse: 'Hoje você
me verá no reino de meu Deus'.
A palavra é 'hoje' e isso é muito
significante. 'Hoje você me verá no reino de
meu Deus'. O amanhã está fora de questão.
Deus é imediato. Deus está sempre presente.
Assim, tudo o que acontece através de Deus,
acontece agora. E isso não está acontecendo
para você, Deus não está acontecendo para você,
porque você vive ou no passado ou no futuro, e
ele nunca está no passado nem no futuro.
Daí a ciência da meditação: ela traz você
para o presente, ela traz você para este
momento. O passado é um pensamento e ele
desaparece quando os pensamentos desaparecem. O
futuro também é um pensamento e ele desaparece
quando você abandona o pensar. Quando você está
num estado de não-pensamento, não existe
passado algum, nem futuro, apenas o presente
existe. Em tal estado de não-pensamento você
é um, em sintonia com Deus. De repente a
enchente está ali e você é inundado com luz,
com amor e com graça. Você não é mais um
homem, você é divino. Você superou a
humanidade.
Humanidade é um estado de sono profundo.
Deus é o nosso pastor. Ele cuida de tudo. Nós
estamos preocupados desnecessariamente, e
começamos a tentar tomar conta de nós mesmos.
E é assim que nos tornamos vítimas do lobo, a
mente.
A mente diz: esse caminho é mais seguro, mais
prudente. Organize a vida dentro deste padrão,
não viva na insegurança. Essa é a constante
mensagem da mente. 'Não viva na insegurança,
torne a vida segura. Tenha uma conta bancária,
tenha uma família, tenha os pés no chão. Faça
tantos arranjos quanto possíveis, assim você
estará protegido.'
Deus é o nosso protetor, mas a mente começa a
atuar como protetora. E a mente é o lobo,
porque ela é criada por todo tipo de
exploradores que existem no mundo. Os padres, os
eruditos e os políticos criam a mente, criam o
medo em você. Eles vivem do seu medo, eles
criam uma constante tremedeira; por toda a sua
vida você permanece angustiado, tremendo, com
medo. Eles criam preocupação em você e a
preocupação é a fonte de sua mente.
Se a pessoa estiver pronta para viver na
insegurança, a mente desaparece. Aí não
existe necessidade de mente.
Sânias significa viver na insegurança, porque
Deus é a nossa única segurança. Sânias
significa viver sem qualquer medo, porque nós
somos parte da existência. Não há de que se
ter medo. A existência não é antagônica a nós;
ela nos protege.
Mas a mente é um subproduto do medo e por causa
do medo ela segue criando sua própria segurança:
tenha mais dinheiro, tenha uma casa maior, tenha
respeito, prestígio, poder político. Conquiste
amigos e influencie pessoas, assim você estará
seguro. Tenha muitos amigos, eles serão úteis.
É dito que um amigo é amigo somente quando ele
o socorre nos tempos de necessidade. Assim,
tenha muitos amigos, faça concessões. Tenha
uma face falsa, sorria, assim você poderá
influenciar pessoas.
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Você
coloca a sua segurança em coisas muito frágeis.
E Deus é a sua única segurança. Mas para
conhecer a segurança de Deus, para saber que
ele é o seu pastor, você terá que confiar,
terá que viver na insegurança. Se você não
puder confiar, você seguirá acumulando lixo ao
seu redor. (......)
Basta olhar as pessoas. Quanto mais ricas elas
se tornam, mais infelizes elas parecem. Isso não
deveria ser assim. E por que é assim? Isso é tão
sem lógica. Por que elas se tornam tão
infelizes? Parece que elas não sabem como viver
na confiança, elas não sabem como viver na
alegria. Toda a vida delas tem sido trabalhar
para ficar mais e mais seguras. E não é muito
difícil acumular muita riqueza. Mas ao mesmo
tempo em que você vai acumulando muita riqueza,
a sua vida vai escorrendo pelo bueiro. Então,
de repente, a pessoa percebe: 'O que eu tenho
feito? Eu desperdicei a minha vida.'
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Trust - O Tarô Zen,
de Osho
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Surge uma grande frustração com a percepção
de que 'eu desperdicei a minha vida, acumulando
coisas desnecessárias, e agora todos aqueles
belos dias se foram e somente a morte existe no
futuro'. A pessoa sente que fracassou
tremendamente.
É dito que nada é tão bem sucedido como o
sucesso, mas eu digo nada fracassa tanto como o
sucesso. No momento em que você é bem
sucedido, você conhecerá o sabor do fracasso
completo. (......)
A mensagem Sufi é: Entregue tudo para Deus,
entregue tudo para o todo. E veja: essa existência
infinita segue perfeitamente. A energia que
cuida de milhões de estrelas também pode
cuidar de você. Você não precisa carregar
esse fardo na sua cabeça, você pode confiar. E
basta algumas poucas experiências de confiança
e então você nunca mais será pego na velha
armadilha de novo, porque você irá saber que
as coisas estão sendo bem cuidadas.
(......)
Você terá que criar um tipo diferente de espaço.
Um espaço diferente será necessário. Tal espaço
se chama confiança, entrega, relaxamento, fé,
amor, ou como quer que você queira chamá-lo.
Uma vez que esse espaço seja criado, você começa
a se movimentar num plano totalmente diferente.
Você entra numa nova dimensão: é a dimensão
sem morte, é a dimensão sem medo. E então você
viverá totalmente, audaciosamente, e qualquer
coisa que você faça, você estará totalmente
nela, completamente nela. Cada ato se tornará
um caso de paixão e muito criativo, não apenas
nas coisas que você cria do lado de fora, mas
em alguma coisa que integra você também
internamente. (......)"
OSHO - Unio Mystica - Discurso nº 5
tradução: Sw.Bodhi Champak
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