Um
mundo maravilhoso
em mãos erradas...
Amado
Osho,
Certa vez, você disse que este é um mundo maravilhoso,
mas que ele estava em mãos erradas. Eu concordo com todo
o meu ser. Eu sinto isso. Mas como poderemos deter essas mãos
gananciosas que estão torturando a natureza e
escravizando os homens, se não lutarmos e não brigarmos?
Não é preciso destruir o velho, para se construir o novo
?
|
"Giovanni, essa é uma das armadilhas mais
velhas em que o homem tem caído. Sim, eu disse
que o mundo é muito belo mas que ele está em mãos
erradas - e, imediatamente, a sua mente começou
a pensar em como destruir aquelas pessoas
erradas, como tirar o mundo dessas pessoas
erradas, livrá-lo de suas mãos. Ao invés de
transformar a si mesmo, ao invés de transformar
a sua própria mente, você imediatamente começa
a pensar em termos de política. Eu falo religião
e você imediatamente interpreta como política.
E
isso parece lógico, Giovanni, porque isso
parece perfeitamente correto: 'Mas
como poderemos deter essas mãos gananciosas que
estão torturando a natureza e escravizando os
homens, se não lutarmos e não brigarmos?' |
Mas, se você lutar e brigar, você acha que será
capaz de transformar o mundo e toda essa situação?
Ao lutar e brigar, você simplesmente vai se
tornar como aquelas pessoas contra as quais você
está lutando e brigando. Essa é uma das leis
fundamentais da vida. Escolha seus inimigos
muito cuidadosamente! Os amigos você pode
escolher sem qualquer cuidado. Não há qualquer
necessidade de se preocupar com os amigos,
porque amigos não têm impacto sobre você,
eles não impressionam você tanto quanto os
inimigos. É preciso tomar muito cuidado com os
inimigos porque você terá que brigar com eles.
Ao brigar, você terá que usar as mesmas estratégias
e as mesmas táticas deles. E você usará essas
estratégias e táticas por anos e anos. Elas irão
condicionar você. É assim que tem acontecido
ao longo das eras.
Joseph Stálin
revelou-se um czar muito mais perigoso que os
czares que haviam governado a Rússia antes do
comunismo tomar a direção. Por que? Porque ele
aprendeu a estratégia com os czares. Lutando
contra os czares, ele teve que aprender os
caminhos e os meios; os mesmos caminhos e meios
usados pelos czares. Passando toda a vida
lutando, praticando violência, com o tempo
Joseph Stálin chegou ao poder. Ele foi um czar
muito mais perigoso, obviamente, porque ele foi
o melhor ao lutar contra os czares. Ele precisou
ser mais esperto, mais violento, mais ambicioso
e mais maquiavélico. De outra maneira, teria
sido impossível vencer os czares.
E ele
fez o mesmo, numa escala muito maior. Ele
venceu todos os czares. Todos os czares,
colocados juntos, nunca praticaram tanta violência,
tantos assassinatos, quantos fez Joseph Stálin
sozinho. Ele aprendeu a lição tão bem que
suspeita-se que o líder da revolução, Lênin,
foi envenenado pouco a pouco, por Joseph Stalin,
adulterando sua medicação. Ele estava doente
e, com sua medicação adulterada, ele foi
envenenado pouco a pouco e morreu. Se Lênin
ainda estivesse vivo, Joseph Stálin seria o
homem número três, porque ainda havia um outro
homem, Leon Trotsky, que era o número dois.
Assim, a primeira coisa a fazer era: como
destruir Lênin. E ele o matou. Depois, a
segunda coisa era: como matar Trotsky. E ele o
matou. Então, ele ficou no poder, e uma vez no
poder, ele começou a matar muita gente. Todos
os membros do Politburo, os líderes comunistas
do mais alto comando, foram mortos por Stalin,
um a um. Eles precisavam ser destituídos do
poder, porque todos eles conheciam as estratégias.
Isso
aconteceu com todas as revoluções no mundo.
Agora, quando eu digo que este mundo é muito
belo, mas ele está em mãos erradas, eu não
quero dizer para você começar a lutar contra
aquelas mãos erradas. O que eu quero dizer é:
por favor, não seja aquelas mãos erradas, e
isso é tudo.
Eu não
ensino revolução, eu ensino rebelião, e a
diferença é grande. Revolução é política e
rebelião é religiosa. Revolução necessita
que você se organize como um partido político,
como um exército, e lute contra os inimigos.
Rebelião significa que você se rebela enquanto
indivíduo, você simplesmente sai fora, desiste
de todo esse esquema. Pelo menos você não deve
destruir a natureza.
E se
mais e mais pessoas se tornarem 'desistentes', o
mundo poderá ser salvo. Essa será a verdadeira
revolução, não política. Ela será
espiritual. Se mais e mais pessoas abandonarem
as velhas mentes e seus caminhos, se mais e mais
pessoas se tornarem mais amorosas, se mais
e mais pessoas forem não-ambiciosas, se mais e
mais pessoas forem não-gananciosas, se mais e
mais pessoas não estiverem mais interessadas em
poder político, em prestígio, em
respeitabilidade...
Isso
é o sannyas! Sannyas é abandonar o velho e
podre jogo, e viver a sua vida por si mesmo. Não
é uma briga contra o velho, é simplesmente
sair das garras do velho, e essa é a única
maneira de enfraquecê-lo, essa é a única
maneira de destruí-lo.
Se
milhões de pessoas no mundo simplesmente
escapassem das mãos dos políticos, os políticos
iriam morrer por si mesmos. Você não consegue
lutar contra eles. Se você lutar, você mesmo
se torna um político. Se você lutar contra
eles, você se torna ambicioso, você se torna
ganancioso. Isso não irá ajudar.
Seja
um 'desistente'. E você tem uma vida pequena:
por cinqüenta, sessenta ou setenta anos você
poderá estar aqui. Você não pode ter esperança
de transformar o mundo, mas você pode ter
esperança de ainda poder curtir e amar o mundo.
Use a
oportunidade desta vida para celebrar tanto
quanto for possível. Não a desperdice em
brigas e lutas.
Eu não
estou criando uma força política aqui, não,
absolutamente. Todas as revoluções políticas
fracassaram tão completamente que somente os
cegos podem continuar acreditando nelas. Aqueles
que têm olhos podem lhe ensinar alguma coisa
nova.
Isso
é alguma coisa nova! Isso foi feito antes também,
mas não em larga escala. Nós temos que fazer
isso em larga escala: milhões de pessoas têm
que se tornar 'desistentes'! Por 'desistentes'
eu não quero dizer que vocês têm que deixar a
sociedade e ir para as montanhas. Você segue
vivendo na sociedade, mas você deixa a ambição,
você deixa a cobiça, você deixa o ódio. Você
vive na sociedade e é amoroso; vive na
sociedade como um ninguém.
Nós
podemos mudar o mundo todo, mas não pela luta.
Não desta vez. Chega! Nós temos que mudar este
mundo pela celebração, pela dança, pelo
canto, pela música, pela meditação, pelo
amor, não pela briga.
O
velho tem que cessar, para que o novo surja,
mas, por favor, não me interprete mal.
Giovanni é um italiano e a Itália moderna é
política em demasia; todo o pensar é político.
Toda mente italiana é obcecada por política.
Talvez seja porque eles estão cheios do
Vaticano católico, do papa e de todas essas
tolices. Eles viram tanto isso que passaram para
o outro extremo.
Certamente o velho tem que cessar, mas o velho
está dentro de você, não fora. Eu não estou
falando das velhas estruturas da sociedade, eu
estou falando da velha estrutura da sua mente, a
qual tem que cessar para que o novo surja. E é
incrível, inimaginável, inacreditável como um
simples homem abandonando a velha estrutura da
mente cria um espaço tão grande para muitos
transformarem as suas vidas. Um simples homem
transformando a si mesmo, torna-se um
desencadeador. E então, muitos outros começam
a mudar. A sua presença se torna um agente
catalisador.
Essa
é a rebelião que eu ensino: você abandona a
velha estrutura, você abandona a velha cobiça,
você abandona o velho idealismo. Você se torna
uma pessoa silenciosa, meditativa, amorosa. Você
será mais uma dança e então verá o que
acontece. Alguém, mais cedo ou mais tarde, irá
juntar-se à dança com você, e depois, outras
pessoas mais. Foi assim que aconteceu aqui.
Lao
Tzu diz que você não precisa sair do seu
quarto. Tudo pode acontecer enquanto você vive
dentro de seu quarto. Mas Lao Tzu teve que sair.
Ele costumava ir em seu búfalo, movimentando-se
de uma vila a outra. Eu tenho seguido o seu
conselho. Eu nunca saio de meu quarto.
A
pequena Hasya vive no Lao Tzu*. Outras crianças
perguntam a ela: "algumas vezes você vê o
Osho andando pela casa?' Mas ela ainda não me
viu, então, o que ela pode dizer?
Eu
estou simplesmente vivendo no meu quarto e todos
vocês vieram de diferentes cantos do mundo.
Isso é um milagre! Por que vocês vieram? E
muito mais estão a caminho, eles chegarão
logo. Este lugar vai se tornar uma tremenda força
no mundo, uma força transformadora no mundo.
Ele vai se tornar uma explosão espiritual, mas
nós não vamos lutar contra ninguém, nós não
vamos brigar com ninguém.
Eu não
tenho qualquer inclinação política. Eu sou
totalmente contra a política. Sim, o velho tem
que cessar para que o novo surja, mas o velho
tem que cessar dentro de você, então o novo
surgirá aí. E uma vez que o novo esteja dentro
de você, o novo é contagioso, e começa a se
espalhar em outras pessoas.
A
alegria é contagiosa! Ria e você verá outras
pessoas começando a rir. Assim é com a
tristeza; fique triste e alguém olhando para a
sua face séria, de repente se tornará triste.
Nós não somos separados, nós estamos juntos,
ligados. Assim, quando o coração de alguém
começa a rir, muitos outros corações começam
a ser tocados, algumas vezes até corações
distantes.
Vocês
vieram de locais tão distantes. De alguma
maneira, o meu riso alcançou vocês, de
alguma maneira, o meu amor alcançou vocês. De
alguma maneira, por algum caminho misterioso, o
meu ser tocou o seu ser e vocês vieram até
aqui, enfrentando todas as dificuldades. Mil e
uma dificuldades estão sendo criadas, e muitas
outras serão criadas. Embora eu não esteja
lutando contra ninguém, ainda assim, aqueles
que estão no poder ficam com medo porque eles não
conseguem pensar que possa haver um homem sem
inclinação política. Eles não conseguem
acreditar que possa haver um homem que possa
atrair milhares de pessoas e não use o poder
dessas pessoas para alcançar algum poder político,
algum status político. Eles não conseguem
acreditar nisso! Como eles podem acreditar
nisso? Eles só conseguem entender o caminho que
eles conhecem.
Assim, os políticos ficam com medo e estão
criando todo tipo de barreiras. Mas isso não
vai dificultar ninguém. Na verdade, isso irá
ajudar-me tremendamente! Eu me tornarei um
desafio para todas as pessoas corajosas. Isso
poderá impedir uns poucos covardes, e será bom
se eles forem impedidos, porque aqui eles não
terão qualquer proveito. Na verdade isso será
como uma tela dizendo: só as pessoas que podem
ser beneficiadas por mim chegarão aqui. Assim,
isso é bom. Qualquer obstáculo que for criado
será bom.
Mas
eu não estou lhe ensinando a brigar contra
coisa alguma. Sempre que você briga contra
alguma coisa, você se torna um reacionário,
porque isso é uma reação, você se torna
obcecado a respeito de alguma coisa, você fica
contra aquilo. E então existe toda a
possibilidade de que a coisa que você está
contra, o domine. Talvez de uma maneira
negativa, mas ela dominará você.
Friedrich Nietzche era contra Jesus Cristo, em
demasia. Mas a minha análise de Friedrich
Nietzche é que ele era muito impressionado com
Jesus Cristo, por isso ele era contra ele. Ele
estava obcecado, ele estava realmente tentando
tornar-se um Jesus Cristo do seu próprio jeito.
O seu grande livro Assim Falava Zaratustra,
é um esforço para criar um novo evangelho. A
linguagem que ele usa, as metáforas que ele
usa, a poesia que ele usa, certamente lembram
Jesus Cristo, embora fosse contra ele. Ele nunca
perdia uma oportunidade sequer; se ele pudesse
condenar Jesus, ele imediatamente condenava. Mas
Jesus era repetidamente lembrado. Ele estava
obcecado.
Quando ele
enlouqueceu, na última fase de sua vida, ele
passou a assinar suas cartas como 'Anti-Cristo
Friedrich Nietzche'. Ele não conseguiu
esquecer-se de Jesus, nem mesmo quando ele se
tornou louco. Primeiro ele escrevia
'Anti-Cristo' e depois ele assinava. Você pode
ver a obsessão, a profunda inveja que ele tinha
de Jesus e que o dominou por toda a vida. Isso
destruiu a sua imensa criatividade. Ele poderia
ter sido um rebelde, mas ele reduziu-se a um
reacionário. Ele poderia ter trazido alguma
coisa nova para o mundo, mas ele não conseguiu.
Ele permaneceu obcecado em relação a Jesus.
Eu não
sou contra nada nem ninguém. Eu não quero que
você seja livre de alguma coisa, eu
simplesmente quero que você seja livre. Veja a
diferença: 'liberdade de' nunca é total;
aquele 'de' o mantém na armadilha do passado.
'Liberdade de' nunca pode ser liberdade
verdadeira. Nem a 'liberdade para' pode ser
liberdade verdadeira; ela está à procura de
uma nova escravidão. E essas 'liberdade de' e
'liberdade para' quase sempre seguem juntas como
dois lados de uma mesma moeda.
O que
eu ensino é simplesmente liberdade, nem 'de'
nem 'para', simplesmente liberdade. Nem contra o
passado, nem a favor do futuro, mas simplesmente
estando no presente. "
* (NT: Lao Tzu é o nome dado
à casa em que Osho vivia, em seu Ashram, em
Puna).
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OSHO - The Guest - discourse nº 12 - pergunta nº
4
tradução: Sw.Bodhi Champak
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