Siga
a sua natureza.
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Veja
o falso como falso,
o verdadeiro como verdadeiro.
Olhe para o seu coração.
Siga a sua natureza
(Buda) |
O
texto que traduzimos abaixo é parte de uma das palestras de
Osho sobre "O Dhammapada". Ela foi
proferida no dia 23 de junho de 1979. O Dhammapada é
considerado a essência dos ensinamentos de Buda.
"Esta é
uma das mais belas declarações: 'Olhe para o seu coração.
Siga a sua natureza'.
Buda não
está dizendo, siga as escrituras. Ele não está dizendo,
siga-me. Ele não está dizendo, siga certas regras de
conduta. Ele não está ensinando a você qualquer
moralidade. Ele não está tentando criar um certo caráter
em você, porque todo caráter é uma bela cela de uma prisão.
Ele não está dando a você um certo caminho para viver. Ao
invés disso, ele está lhe dando coragem para seguir a sua
própria natureza. Ele quer que você seja corajoso o
bastante para ouvir o seu próprio coração e seguir, de
acordo com ele.
'Siga a sua
natureza' quer dizer: flua com você mesmo. Você é a
escritura... e escondido lá no fundo de você ainda está
uma pequena voz. Se você se tornar silencioso, você será
guiado por ela.
O
Mestre tem apenas que tornar você consciente de seu Mestre
interior. Aí a sua função estará completa. Aí ele poderá
deixar você consigo mesmo, ele poderá mandar você de
volta para você mesmo. A proposta de um Mestre não é
escravizar um discípulo, a proposta de um Mestre é libertá-lo,
é lhe dar total liberdade. E essa é a única possibilidade
de se atingir a liberdade total: 'Siga a sua natureza'.
Por
'natureza', Buda quer dizer Dhamma. Assim como é da
natureza da água fluir para baixo e é da natureza do fogo
se expandir para o alto, assim existe uma certa natureza
escondida dentro de você. Se todos os condicionamentos que
foram impostos a você pela sociedade forem removidos, de
repente você irá descobrir a sua natureza.
A sua
natureza é tornar-se Deus. Ais Dhammo sanantano -
essa é a lei eterna e inesgotável: sua natureza é
tornar-se Deus.
O
homem é um Deus em potencial, um bodhisattva. O
significado do homem é tornar-se Deus. Menos do que isso não
irá satisfazer você, menos do que isso não terá
utilidade. Você pode ter todo o dinheiro do mundo, todo o
poder, todo o prestígio possível, e ainda assim você
permanecerá vazio.A não ser que a sua natureza divina
floresça, abra os seus botões, a não ser que você se
torne um lótus, mil pétalas de lótus, a não ser que a
sua divindade seja revelada a você, você nunca estará
satisfeito.Ao homem religioso comum é dito para que permaneça
satisfeito e contente, em qualquer que seja a situação. Os
chamados santos religiosos seguem ensinando às pessoas:
'fique satisfeito'. A satisfação é um de seus
ensinamentos fundamentais. Esse não é o caminho dos
verdadeiros Mestres.
O
Mestre verdadeiro cria o descontentamento em você, um tal
descontentamento que nada neste mundo poderá satisfazê-lo.
Ele cria um tal anseio em você, que a não ser que você
alcance o máximo, você irá permanecer sem fogo, sem
chama. Ele cria dor em seu coração, ele cria angústia...porque
a vida está escorregando a todo momento, e cada momento que
se foi, se foi para sempre, e você ainda não alcançou
Deus e mais um dia já se passou.
Ele
cria um tal anseio profundo em você, uma tal dor em seu
coração! Ele cria lágrimas em seus olhos, porque somente
através desse divino descontentamento, você irá se mover,
você dará o salto quântico, o salto maior em direção ao
desconhecido. Somente através desse divino descontentamento
é que você reunirá todas as suas energias e se arriscará,
indo até a aventura maior que é descobrir quem você é.
Siga
a sua própria natureza. A sua natureza é a consciência.
Mas os padres disseram a você: siga certas regras de
conduta, os Dez Mandamentos, siga certos princípios, não a
sua natureza. Os padres têm muito medo da sua natureza,
porque se você seguir a sua natureza você irá sair de seu
controle, você não será mais um escravo. Você não irá
mais às igrejas, aos templos e aos mosteiros, e você não
irá mais ouvir seus estúpidos padres, políticos, os
chamados líderes. Eu digo que eles são os 'chamados líderes'
porque o que na verdade está acontecendo é que pessoas
cegas estão guiando pessoas cegas.
Se
você ouvir à sua própria natureza, você não irá
ouvi-los mais. Se você conhecer a sua própria voz
interior, você se tornará livre. Então, a sua voz
interior tem que ser esmagada, destruída, completamente
destruída, ou pelo menos distorcida de tal maneira que
mesmo se você ouvi-la, você não poderá entendê-la. E
eles têm sido bem sucedidos. A não ser que você lute
arduamente contra eles, não haverá possibilidade de
sucesso. A exploração deles é tão velha, a opressão
deles é tão antiga, as estratégias deles são tão
espertas... e eles têm um poder infinito em suas mãos. E
quem é você individualmente contra eles?
Mas
se você for para dentro, se você ouvir o seu coração,
você irá alcançar um tal poder que nenhum poder na Terra
poderá escravizá-lo de novo.
Siga
a sua natureza. Mas como seguir a sua natureza, se você não
sabe o que ela é? E não lhe é permitido saber o que ela
é! Você recebeu instruções precisas sobre o que fazer: o
que comer, quando levantar-se de manhã, quando ir para a
cama...Você recebeu instruções precisas. Aquelas instruções,
se seguidas, fazem de você um escravo. Se não seguidas,
fazem de você um criminoso. Se seguidas, você se torna um
santo, mas um escravo. As pessoas irão adorá-lo, respeitá-lo,
mas todo esse respeito é um entendimento mútuo: 'Se você
seguir as nossas instruções, nós respeitaremos você. Se
você não seguir, você irá para a prisão.'
Ou
você se tornará espiritualmente um escravo ou fisicamente
um prisioneiro: essas são as duas alternativas que a
sociedade dá a você. E isso nunca permite a você se
tornar consciente de que existe dentro de você uma fonte de
infinita orientação e direcionamento. E é de lá que Deus
fala.
Deus
ainda fala, ele não parou de falar. Ele não é parcial. Não
é que ele tenha falado a Maomé e a Moisés e que ele não
fala a você. Ele está falando a você tanto quanto ele
falou para Maomé. A única diferença é que Maomé estava
pronto para ouvi-lo e você não está pronto para ouvi-lo.
Maomé estava disponível e você não está disponível.
Tornar-se disponível à sua própria natureza interior é o
que eu chamo de meditação.
Lembre-se dessas duas palavras. O caráter é uma invenção
dos políticos e dos padres, é uma conspiração contra você.
A consciência é a sua natureza. Sim, o homem de consciência
tem um certo caráter, mas esse caráter segue a sua
natureza. Não lhe foi imposto por alguém, esse caráter é
a sua própria decisão. E ele não está preso a esse caráter,
ele está totalmente livre para mudá-lo a qualquer momento.
As circunstâncias mudam, a sua consciência lhe dá
diferentes direções e ele muda o seu caráter.
O
homem de caráter, o 'chamado homem de caráter', está
preso. Mesmo se as circunstâncias mudarem ele segue
repetindo o mesmo caráter, mesmo que não seja mais
relevante, mesmo que não seja mais adequado. O contexto no
qual ele tinha um significado desapareceu, mas ele segue
repetindo as mesmas tolices. Ele é como um papagaio. Ele é
uma máquina: ele não responde, ele simplesmente reage.
Um
homem de consciência responde e suas respostas são espontâneas.
Ele é como um espelho. Ele reflete tudo aquilo que se
confronta com ele. E a partir dessa espontaneidade, a partir
dessa consciência, um novo tipo de ação surge. Essa ação
nunca cria qualquer escravidão, qualquer carma. Essa ação
liberta você. Você alcança a liberdade se você ouvir a
sua natureza.
Mas
esse simples conselho parece ser muito difícil para as
pessoas. Ele deveria ser a coisa mais simples do mundo. Cada
criança nasce seguindo sua natureza, mas na medida em que
você cresce, pouco a pouco você vai perdendo o contato com
ela. Você é forçado a perder o contato com ela. O contato
pode ser recuperado, ele pode ser redescoberto. Anos mais
tarde, quando você tiver se tornado uma pessoa culta, preso
dentro de um certo caráter, completamente cego para com seu
coração e sua natureza, você começa a formular muitas
perguntas.
Outro
dia, o Prem Vijen perguntou: 'Osho, o que você quer dizer
quando você diz Vá para dentro?'
Uma
declaração tão simples, 'Vá para dentro', e você me
pergunta 'o que eu quero dizer com ela?' Você não consegue
entender estas simples palavras, 'vá para dentro'? Eu sei
que você conhece as palavras, mas ir para dentro tornou-se
muito difícil porque você só aprendeu como ir para fora.
Você só pode ir para fora, você só sabe como ir, se for
para fora.A sua consciência está voltada para os outros,
ela esqueceu o caminho para ela mesma. Você segue batendo
na porta dos outros e sempre que é dito a você, 'vá para
casa' você diz: ' Osho, o que você quer dizer com ir para
casa?' Você só conhece as casas dos outros, você não
conhece o seu próprio lar. E você está carregando esse
lar dentro de você. Você foi forçado a ser extrovertido.
Você tem que aprender de novo o caminho de ir para dentro.
Soren
Kierkegaard disse: 'Religião significa ir para dentro', ir
para a sua própria interioridade. Mas as simples palavras
'ir para dentro' tornaram-se tão difíceis de entender. A
mente conhece apenas como ir para fora, e nela não há
qualquer marcha a ré....
Eu
estou ensinando a você aqui que a marcha a ré está aí,
embutida, você apenas se esqueceu dela. Você sabe como ir
para fora. Ninguém pergunta 'O que você quer dizer quando
diz 'vá para fora'?'. Mas todo mundo quer perguntar 'O que
você quer dizer quando diz 'vá para dentro'?'. Simples
palavras!
Pensar é ir para fora e não pensar é ir para dentro.
Pense e você já começou a se mover para fora de si mesmo.
O pensamento é a maneira de levar você para longe. O
pensamento é um projeto. Não-pensamento... e de repente
você está dentro. Sem pensamento você não pode ir para
fora, sem desejo você não pode ir para fora. Você precisa
do combustível do desejo e do veículo do pensamento para
ir para fora.
Sentando-se silenciosamente, nada fazendo... nem mesmo
pensando, nem mesmo desejando... e onde você estará?
Ir
para dentro não é verdadeiramente ir para dentro. É
simplesmente parar de ir para fora... e de repente você
encontra a si mesmo dentro.
Prem
Vijen, você não precisa ir para dentro porque se você
for, você irá sempre para fora. Ir significa ir para fora.
Pare de ir! Pare de ir a qualquer lugar! Você consegue
sentar-se silenciosamente sem ir a qualquer lugar? Sim,
fisicamente você pode sentar-se, isso não é muito difícil.
Você pode aprender uma postura de yoga e você pode fazer
de seu corpo quase uma estátua, mas o problema é: o que
você está fazendo do lado de dentro? Desejos, pensamentos,
memórias, imaginação, todos os tipos de projetos? Pare
com eles também.
Como
parar com eles? Simplesmente torne-se indiferente a eles,
despreocupado. Mesmo que eles estejam ali, não dê atenção
a eles. Mesmo que eles estejam ali, não lhes dê qualquer
importância. Mesmo que eles estejam ali, deixe-os estar.
Sente-se silenciosamente do lado de dentro, observando.
Lembre-se dessa palavra: observando, testemunhando,
simplesmente estando alerta.
E na
medida em que esse observar cresce, se torna mais profundo,
a mesma energia que estava se tornando desejos, pensamentos,
memórias e imaginação, essa mesma energia é absorvida em
nova profundidade. A mesma energia é usada por esse
aprofundamento interno. E você saberá o que quero dizer
quando digo 'Vá para dentro'.
Não
comece a procurar nos dicionários ou na Enciclopédia Britânica.
Não é uma questão de palavras. Palavras são simples para
compreender. Quando eu digo 'Vá para dentro', é isso
exatamente o que eu quero dizer: vá para dentro! Não
comece a perguntar sobre as palavras. Escute a mensagem
oculta, senão você irá perder o trem. O que eu quero
dizer com 'perder o trem'?.........
Se
você se tornar muito interessado em palavras, 'O que quer
dizer com ir para dentro? O que isso quer dizer...?'
Verbalmente, lingüisticamente, Vijen, você vai perder o
trem. Não desperdice tempo com palavras!
E
essa é particularmente uma nova espécie de doença que tem
atingido os intelectuais do mundo. Pelo menos por cinqüenta
anos, o mundo filosófico tem se tornado muitíssimo
interessado em palavras e análises lingüísticas. Eles não
perguntam mais o que é Deus. Eles não perguntam mais se
Deus existe ou não. Os filósofos contemporâneos
perguntam, 'O que quer dizer quando você usa a palavra
Deus?' A questão não é se Deus existe ou não. A questão
não é o que é Deus. A questão não é como se alcança
Deus. Agora a questão tomou uma nova direção: 'O que você
quer dizer quando você usa a palavra Deus?' O que você
quer dizer quando você usa a palavra rosa? Essa questão é
mais fácil. Você pode pegar o filósofo, forçá-lo a ir
até o jardim e mostrar a ele a rosa. 'Isso é o que eu
quero dizer quando eu uso a palavra rosa'. Mas isso não
pode ser feito com a palavra Deus, isso não pode ser feito
com a palavra meditação, isso não pode ser feito com as
palavras 'vá para dentro'. Estes são fenômenos sutis. Não
se torne um interessado em lingüística. Eu não estou aqui
para ensinar análise lingüística a você.
Toda
a minha abordagem é existencial. Se você realmente quer
saber o que significa ir para dentro, então vá para
dentro! E o caminho é: observe os seus pensamentos e não
se identifique com eles. Simplesmente permaneça um
observador, completamente indiferente, nem contra nem a
favor. Não julgue, porque qualquer julgamento traz
identificação. Não diga, 'Estes pensamentos são errados'
e não diga, 'Estes pensamentos são bons'. Não faça
comentários sobre os pensamentos. Deixe que eles passem
como se eles fossem apenas a passagem do tráfego e você
está de pé ali ao lado da rodovia despreocupado, olhando o
tráfego. Não interessa o que está passando, um ônibus,
um caminhão ou uma bicicleta. Se você puder observar o
processo de pensamentos de sua mente com tal despreocupação,
com tal desapego, não estará longe o dia em que todo o tráfego
desaparece... porque o tráfego somente pode existir se você
seguir dando energia para ele. Se você parar de dar energia
para ele... E isso é o observar: parar de dar energia para
isso, parar a energia que se move dentro do tráfego. É a
sua energia que faz aqueles pensamentos se moverem. Quando a
sua energia não os está alimentando, eles começam a cair,
eles não conseguem se manter em pé por si mesmos.
E
quando a rodovia da mente estiver completamente vazia, você
está dentro. Isso é o que eu quero dizer, Vijen, quando eu
digo 'Vá para dentro'. E isso é o que Buda quer dizer
quando ele diz: 'Siga a sua natureza'."
OSHO - The Book of the Books - Volume I - Discourse
n. 3
Palestras sobre O Dhammapada, de Gautama, o Buda
tradução: Sw.Bodhi Champak
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