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Meditação
traz inteireza e saúde
Osho, meditação é suficiente para tornar-nos inteiros e saudáveis?
Por
favor, explique.
A palavra "meditação" e a palavra
"medicina" vêm da mesma raiz. Medicina significa
aquilo que cura o físico, e meditação significa aquilo
que cura o espiritual. Ambos são poderes de cura.
Outra coisa a ser lembrada é que a palavra
"cura" (heal) e a palavra "inteiro" (Whole)
também vêm da mesma raiz. Estar curado simplesmente
significa estar inteiro, não faltando nada. Outra conotação:
a palavra "santo" (holy) também vêm da mesma
raiz. Cura, inteiro, santo,
não são diferentes em suas raízes.
Meditação cura, faz você inteiro; e ser inteiro é
ser santo.
Santidade não tem nada a ver com fazer parte de
qualquer religião. Fazer parte de qualquer igreja.
Simplesmente significa que interiormente você é total,
completo, nada está faltando, você está realizado. Você
é o que a existência queria que você fosse. Você
percebeu o seu potencial.
No Ocidente, a meditação não criou raízes, por
que as três principais religiões do Ocidente Judaísmo, e
as duas ramificações do Judaísmo, Cristianismo e
Islamismo, todas são orientadas por oração.
Oração e meditação são absolutamente contrárias,
oração move-se para fora. Oração é endereçada a algum
Deus que você não conhece, é só uma crença dada a você
pelos seus pais, sociedade, igreja, sinagogas.
Você ora, mas não existe ninguém escutando a sua
oração. Não existe ninguém que responderá por sua oração.
Sim, as pessoas que oram sentem-se bem; mas isso não
significa que a oração delas foi ouvida.
Só de orar, elas se tornam silenciosas. Só de orar,
um certo tipo de atitude surge nelas; elas deixam de lado
seus egos, elas deixam tudo de lado. Tornam-se acentuadamente
concentradas na idéia de um Deus. Esta é a idéia, a projeção
delas, e isso dará à elas um sentimento de bem-estar. E
esse bem-estar é completamente ilusório, faz você sentir
que a sua oração é significativa. E que deve existir um
Deus; caso contrário, depois de orar, porque você se sente
tão sereno, tão calmo? Oração funciona quase que como
auto-hipnose.
Não é necessário um Deus, você pode concentrar-se
em qualquer coisa. Na Índia há pessoas que adoram árvores,
e elas sentem o mesmo. Há pessoas que adoram estátuas, um
monte de pedra, e elas sentem o mesmo. Há pessoas que
adoram o sol, ou o rio, e elas sentem o mesmo.
A questão não é o que você está adorando; a
questão é que se você concentrar-se você entrar em um
transe hipnótico. E um transe hipnótico e muito relaxante,
dá-lhe um bem-estar. Então, se você ora só para sentir
esse bem-estar, não há mal algum, é perfeitamente ok. Mas
isso não tem nada a ver com a busca pela verdade. Não tem
nada a ver com o conhecimento do seu ser. Meditação
move-se para dentro; oração direciona-se para fora. É por
isso que eu digo que suas dimensões são pólos opostos.
Para orar um Deus é preciso, um objeto. E você pode
ter o objeto que quiser. Os hindus tem trinta e três milhões
de deuses. Por que ter só um quando se trata de sua imaginação?
Por que ser são miserável? Os hindus tem deuses
em abundância. Você
pode escolher de acordo com o seu gosto qualquer tipo de
deus.
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Para as pessoas de fora parece muito estranho, mas
elas não entendem a psicologia da oração. Não importa
para o que você está orando, para quem sua oração está
sendo endereçada. Tudo que importa é que você deve
estar concentrado. Você pode fazer o mesmo apenas
deitando e olhando para a lâmpada sem piscar os olhos,
orando, pelo menos a lâmpada não é a sua imaginação,
ela está lá e rapidamente você entrará em um transe
hipnótico. E quando você voltar a si você se sentirá
revigorado, rejuvenescido, mais vivo do que nunca, mais
jovem.
Então, não tem nada de errado, até onde essas
coisas possam trazer-lhe benefícios. O problema é você
achar que isso é religioso, que é crescimento
espiritual, daí você estará caindo dentro de uma
perigosíssima falácia.
Religião é uma jornada interior, e meditação é
o caminho. O que a meditação na verdade faz é, levar
você, sua consciência, o mais profundo possível. Até
mesmo o seu corpo torna-se algo exterior. Até mesmo sua
mente torna-se algo exterior. Mesmo o seu próprio coração
- que é o que mais se aproxima do centro do seu ser
torna-se exterior.
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Quando seu corpo, mente e coração, todos os três,
são transcendidos, então você chegou no centro da sua
existência. Esta chegada ao centro é como uma imensa
explosão que transforma tudo. Você nunca mais será o
mesmo, porque agora você sabe que seu corpo é só uma
carapaça; a mente é um pouco mais interna, mas não é
realmente seu núcleo interno; o coração é ainda mais
interno, mas não o seu centro mais profundo. Você está
desidentificado com todos os três.
Por causa disso que George Gurdjieff costumava
chamar seu caminho de "o quarto caminho", porque
se você for capaz de transcender esses três você chegará
no quarto, além
do qual não tem mais para onde ir. Você chegou ao fim.
Mas isso lhe dá muitas experiências. Você começa
a sentir-se, pela primeira vez cristalizado, não como
aquela antiga e doentia personalidade que você sempre
foi. Pela primeira vez você começa a sentir uma incrível
energia, uma inesgotável energia, que você nunca havia
percebido. Pela primeira vez você saberá que a morte
acontece somente ao corpo, a mente, ao coração, mas não
a você.
Você é eterno. Você sempre esteve aqui, e você
sempre estará aqui em diferentes formas, e finalmente num
estado informe. Mas você não pode ser destruído, você
é indestrutível. Isso te liberta de todos os seus medos.
E o desaparecimento do medo é o aparecimento da
liberdade. O desaparecimento do medo é o aparecimento do
amor.
Agora você pode compartilhar. Você pode dar
quanto você quiser, porque agora você é uma fonte
inesgotável de água viva. Muitos que estão sedentos virão
até você. Eles lhe encontrarão, não haverá
necessidade de chamá-los; a própria sede colocará você
em contato com eles. Eles se aproximarão mais de você,
porque à medida que se aproximarem sentirão o
desaparecimento da sede e o aparecimento de um grande
contentamento. Do mesmo jeito que você está, eles estão
se tornando.
Meditação faz-lhe inteiro, faz-lhe santo, e
faz-lhe um fonte inesgotável para aqueles que estão
famintos, sedentos, buscando, procurando, tateando na
escuridão.
Você se torna uma luz, e muitos podem compartilhar sua
luz. Você pode ver: uma vela acesa pode acender muitas
outras velas. E isso não faz diminuir sua luz.
Um ser iluminado pode compartilhar sua luminosidade
e muitos podem se tornar iluminados. Mas sua iluminação
não diminui; ao contrário, aumenta. Quando mais ele dá,
mais ele tem. Chega um momento em que ele se entrega
totalmente. E esse é o momento em que ele se torna um
mestre. Então, aqueles que estão prontos para pegar, que
estão abertos, disponíveis, podem pegar o quando
quiserem.
O mestre é só uma luz. Ele não é um professor,
mas algo transparece entre ele e o discípulo. E no
momento em que o discípulo também se torna iluminado, não
há diferença entre o mestre e o discípulo. E isso é
maior contentamento para um mestre quando todos os seus
discípulos também se tornam mestres.
Essa tem sido minha idéia em criar comunas ao
redor do mundo. Essas comunas não são como as ordinárias
organizações religiosas, essas comunas não são comunas
de crentes. Essas comunas são laboratórios alquímicos
para transformação e criação de mais e mais mestres.
Com menos do que mestres eu não me satisfarei.
Meditação é o caminho para a maestria do seu próprio
ser. Não é necessário nenhum Deus, não é necessário
nenhum catecismo, não é necessário nenhum livro
sagrado. Ninguém precisa se tornar Cristão, ou Judeu, ou
Hindu, tudo isso é pura besteira. Tudo que é preciso é
que encontre o seu centro, e meditação é a maneira mais
simples para se encontrar. Ela fará você ser inteiro,
saudável espiritualmente, e fará você tão rico que você
poderá destruir toda a pobreza espiritual do mundo.
E esta é a real pobreza. A pobreza do corpo físico
por comida, por roupas, por abrigo, pode ser facilmente
resolvida pela ciência e pela tecnologia. Mas a ciência
e a tecnologia não podem lhe dar bem-aventurança, está
além do alcance delas. E você pode ter tudo que o mundo
tem a oferecer, mas se você não tiver paz, serenidade,
silêncio, êxtase, você permanecerá pobre. Na verdade,
você sentirá sua pobreza mais do que nunca, porque o
contraste estará lá. Você estará vivendo em um palácio
de ouro, e você saberá que é um mendigo. O
palácio de ouro tornar-se-á um contraste: agora
você pode olhar para dentro, não
há nada, você está completamente vazio.
É por isso que, quanto mais a humanidade se torna
inteligente, mais madura, mais e mais as pessoas começam
a sentir sua insignificância, mais e mais as pessoas começam
a perceber que a vida é acidental, que é simplesmente inútil
continuar vivendo.
De acordo com os últimos estudos filosóficos no
Ocidente tudo indica uma coisa, que talvez suicídio seja
a única solução. E
claro, se você não conhece o seu mundo interior, e você
tem disponível tudo que o mundo pode lhe dar, suicídio
parecerá ser a única solução.
Meditação pode fazer de você interiormente rico.
Então suicídio fica fora de questão; até mesmo se você
quiser se destruir, não tem jeito. Seu ser é indestrutível.
E conhecer esta imortalidade é libertar-se - da morte, da
doença, da velhice. Todas essas coisas virão e irão, e
você permanecerá intocável, sem arranhões. Sua saúde
interior está além de qualquer doença. E ela está ai,
só precisa ser descoberta.
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OSHO
- From Bondage to Freedom – cap. 28 –
pergunta 2
Tradução: Issa Maluf
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2006 OSHO INTERNATIONAL FOUNDATION, Suiça.
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