Como
falar sobre a religião?
"Eu gostaria de começar com a bela peça de Samnuel
Beckett, 'Esperando Godot'. Ela é absurda, como absurda é
a vida, mas o verdadeiro absurdo da vida, se compreendido
profundamente, torna-se uma indicação para alguma coisa
que está além e cheio de significado. E somente o além é
cheio de significado: o que está além de você é cheio de
significado, o que está além da mente é cheio de
significado.
'Esperando Godot' pode ser um grande começo para o
Hassidismo, Zen ou Sufismo, uma verdadeira indicação
indireta, porque dizer alguma coisa diretamente a respeito
de tão íntimo e profundo fenômeno, é violentá-lo.
Assim, sejamos cuidadosos, movimentemo-nos devagar, pois o
terreno é sagrado.
A
cortina se levanta: dois vagabundos estão sentados e
esperando Godot. Quem é esse Godot? Eles não sabem, ninguém
sabe. Mesmo o Samuel Beckett, quando uma vez lhe perguntaram
quem era esse Godot, disse, 'Se eu soubesse, teria dito na
própria peça'.
Ninguém
sabe, isso é um gesto Zen. Mas a palavra Godot soa como
Deus (God, em inglês), o que é significante. Quem conhece
Deus? Quem alguma vez o conheceu? Quem pode dizer, quem pode
proclamar: 'Eu conheço'? Toda informação é tolice, e
aquele que proclamar que conhece Deus, é simplesmente estúpido.
Godot
soa como Deus (God), o desconhecido. Ele pode ser tudo, ele
pode ser nada. Eles estão esperando Godot.Se eles não
conhecem esse Deus, por que eles estão esperando? Porque se
você não esperar por alguma coisa, você cairá dentro do
vazio mais interno; se você não estiver esperando que
alguma coisa aconteça, você terá que encarar o vácuo
dentro de você, o nada dentro de você, e isso dá medo,
isso é como a morte. Para evitar isso, para escapar disso,
a pessoa projeta um sonho no futuro. É assim que o tempo
futuro é criado.
O
futuro não é parte do tempo, ele é parte da mente. O
tempo é sempre presente. Ele nunca é passado e nunca é
futuro. Ele é sempre agora. A mente cria o futuro, assim a
pessoa pode evitar o 'agora', a pessoa pode olhar para
frente, para as nuvens, esperar alguma coisa e fingir que
alguma coisa está para acontecer e nada acontece.
Uma
das verdades mais básicas a respeito da vida humana é que
jamais coisa alguma acontece. Milhões de coisas parecem
acontecer, mas nada jamais acontece. A pessoa segue
esperando, esperando, esperando: esperando Godot. Quem é
esse Godot? Ninguém sabe. Mas ainda assim, a pessoa tem que
projetar um sonho... como evitar o seu próprio vazio
interior?
No
Hassidismo há um ditado: 'O homem é feito de pó e ao pó
retornará - do pó para o pó e no meio, uma bebida se
acomoda'.
Essa
bebida é o desejo, a projeção, a ambição, o futuro, a
imaginação. De outra maneira, você iria se tornar, de
repente, consciente de que você é apenas pó e nada mais.
Esperando pelo futuro, aguardando o futuro, o pó tem um
sonho ao redor, ele faz parte da glória do sonho, ele
ilumina. Através do sonho você sente que você é alguém.
E sonhar não custa nada, você pode sonhar. Mendigos podem
sonhar que são imperadores, não existe lei alguma contra
isso. Para evitar o que é, projeta-se um sonho de tornar-se
algo. Aqueles dois vagabundos estão personificando toda a
humanidade.
O
homem é um vagabundo. De onde você veio? Você não é
capaz de dizer. Para onde você está indo? Você não é
capaz de responder. Onde você está exatamente agora, neste
momento? No máximo você pode encolher os ombros. O homem
é um vagabundo, um viajante, sem lar no passado, sem lar no
futuro, viajante numa viagem contínua, sem fim. Beckett está
certo: aqueles dois vagabundos são toda a humanidade.
Mas
para criar um sonho, um não é suficiente, dois são necessários.
Porque um será menos do que é preciso, a ajuda do outro é
necessária. Por isso que aqueles que querem se livrar dos
sonhos tentam ficar sozinhos, começam a se tornar
silenciosos, meditam, vão para o Himalaia. Eles tentam
ficar só, porque quando você está só é difícil. Pouco
a pouco, de novo e de novo, você vai sendo atirado de volta
à sua realidade, não existe apoio, não existe desculpa,
por isso o outro é necessário. É por isso que sempre que
alguém se apaixona, de repente os sonhos explodem no ser. O
outro está ali, agora vocês podem sonhar juntos e vocês
podem ajudar um ao outro a evitar a si próprio. É por isso
que há tanta necessidade de amor, é uma necessidade de
sonho.
Só,
é muito difícil sonhar. Pouco a pouco o sonho é quebrado
e você é atirado à realidade nua, ao vazio. Um amante é
necessário, alguém para se agarrar, alguém para olhar,
alguém para compartilhar, alguém que vai remendar os
furos, que irá trazê-lo para fora de si mesmo, de maneira
que você não tenha que encarar a sua realidade nua.
A
cortina sobe e dois vagabundos estão sentados. Eles estão
esperando Godot. Eles não perguntam um ao outro: 'quem
afinal é esse Godot?' porque perguntar pode ser perigoso.
Eles ambos sabem, lá no fundo, que eles estão esperando
ninguém. É perigoso, é arriscado perguntar 'quem é esse
Godot?'. O surgimento da própria pergunta será perigoso: o
sonho se despedaçará. Eles estão com medo, eles não
perguntam.
Uma
pergunta eles evitam continuamente: 'quem é esse Godot?' e
essa é a questão básica, a que deveria ter sido formulada
no primeiro momento em que a pessoa se tornasse consciente.
Você está esperando Godot. Pergunte: 'quem é esse Godot?'
Mas esta questão mexe com eles. Por isso eles conversam
sobre muitas outras coisas. Eles dizem: 'quando ele
vai chegar? você tem certeza de que desta vez ele vai
cumprir a promessa? Ontem ele nos enganou, anteontem ele não
veio e hoje também, a hora prometida já está passando e
parece que ele não está vindo'.
Eles
estão olhando para a estrada repetidas vezes, e a estrada
está vazia. Mas eles não formulam a questão básica. Eles
nunca perguntam: 'quem é Godot?'. Eles nunca perguntam
'quando ele prometeu a você que viria? Onde você se
encontrou com ele? Como você sabe que ele existe?'. Não,
eles nunca tocam nessa questões.
Essa
é a maneira como vivem todas as pessoas no mundo. Elas
nunca formulam a questão básica. Ela é arriscada, ela é
muito perigosa. A pessoa tem que se esconder, a pessoa tem
que fingir que essa questão básica já é conhecida.
Lembre-se, a pessoa segue sempre perguntando as perguntas
secundárias.
Quando vocês vêm a mim, raramente acontece de alguém
formular um pergunta primária.... só secundárias. E se eu
tentar trazê-los para a pergunta primária, vocês ficam
amedrontados. Vocês perguntam coisas fúteis que podem ser
respondidas, mas que, mesmo sendo respondidas, não lhes
trazem ganho algum, porque elas não são básicas. É como
se a sua casa estivesse em chamas e você perguntasse 'quem
plantou essas árvores?'. A pergunta pode parecer relevante,
ela pode ser respondida, mas qual será o resultado disso?A
casa está em chamas, você tem que fazer alguma coisa, e
perguntar o que é fundamental. Mas você nunca pergunta.
E de
novo eles repetem, 'o dia está passando novamente e ele não
veio'. E eles ajudam um ao outro, 'ele deve estar chegando,
ele talvez esteja atrasado. Existem mil e um imprevistos.
Mas ele é um homem em quem você pode confiar, ele é confiável'.
E esse 'ele' é simplesmente vazio.
Um
dia mais se passou e ele não veio e eles estão furiosos.
Eles começam a dizer: 'agora é demais. É demais, e nós
vamos embora'. Eles não podem esperar mais, mas eles nunca
vão embora. No dia seguinte, de novo eles estão lá,
sentados no mesmo lugar, esperando Godot novamente. E ontem
eles haviam decidido, eles tinham decidido veementemente que
agora eles iriam embora. 'Está acabado. Uma pessoa não
pode esperar por alguém por toda a vida. Então, se ele
estiver vindo, tudo bem; mas se ele não estiver vindo, também
está tudo bem.'
Por
que eles não vão embora? Eles continuam repetindo que estão
indo embora. O problema é: para onde ir? Você pode ir
embora, mas, para onde ir? Para qualquer lugar que você
for, você estará de novo esperando Godot, a mudança de
lugar não irá ajudar. Você pode ir para a Índia, você
pode ir para a Inglaterra ou para os Estados Unidos, ou você
pode ir para o Japão, mas qual será o resultado? Você
estará esperando Godot. Japão, Inglaterra, Índia, dá no
mesmo. A mudança de geografia não irá ajudar.
É
por isso que quando a humanidade está em profundo tumulto,
as pessoas se tornam viajantes. Elas vão de um país para
outro. Elas estão sempre no movimento de ida, elas estão
sempre indo a algum lugar. E elas não estão chegando a
lugar algum, mas elas estão sempre indo a algum lugar. Na
verdade elas não estão indo a algum lugar, elas estão
apenas escapando dos lugares onde elas estão. Se elas estão
nos Estados Unidos, elas vão para a Índia, se elas estão
na Índia, elas vão para o Japão, se elas estão no Japão,
elas vão para o Nepal. Elas não estão indo a lugar algum,
elas estão simplesmente tentando escapar do lugar onde elas
estão. E em todo lugar elas permanecem as mesmas: nada
acontece, porque a geografia nada tem a ver com isso.
Aqueles vagabundos, sob certo sentido, são mais verdadeiros
e honestos. Eles decidiram com raiva. Eles xingaram e
juraram. E disseram: 'Agora é demais! Amanhã cedo nós não
estaremos mais aqui esperando Godot. Nós vamos embora!'
Amanhã
novamente o sol nasce e eles estão no mesmo lugar e
esperando, e de novo perguntando quando ele chegará. E eles
se esqueceram completamente da noite anterior quando eles
tinham decidido ir embora... mas, para onde ir?
Sem
lugar para ir. Essa é a segunda verdade básica a respeito
da humanidade. A primeira é que nada acontece, jamais. As
coisas parecem acontecer, mas você permanece o mesmo. Olhe
para o seu ser. Alguma coisa já aconteceu aí? Você era
uma criança e sonhava muito, então você se tornou um
jovem e você ainda sonhava muito. Então você se tornou um
velho e você ainda está sonhando. Você sonhou com
riquezas do mundo, agora talvez você esteja sonhando com as
riquezas do outro mundo, mas alguma coisa aconteceu com você?
E não fique assustado, porque se você ficar assustado, você
começará a formular perguntas secundárias.
Religião é formular a questão fundamental, a questão
verdadeiramente básica. E é muito significante formular a
pergunta corajosamente, porque na própria formulação você
está chegando próximo ao centro.
A
segunda verdade: você tem ido, ido e ido de um lugar para
outro, de um estado de humor para outro, de um plano para
outro, de um nível para outro, mas você não está
chegando a lugar algum. Você já chegou a algum lugar? Você
pode dizer que você alcançou algum lugar? É sempre uma
partida. E nunca acontece uma chegada? Os trens estão
sempre partindo, os aviões estão sempre decolando, as
pessoas estão prontas na sala de espera. Sempre partindo e
nunca chegando a lugar algum. Tudo isso é um absurdo ...
Mas você nunca pergunta.
Essas
duas perguntas são básicas e a terceira começa então a
borbulhar: quem é você? Porque, realmente, não é muito
significativo perguntar quem é Godot. Isso é uma criação
sua, seus deuses são suas criações.... A verdadeira
religião, uma religião autêntica, não pergunta quem é
Deus. Ela pergunta 'quem é você?' Eu tenho que descer até
a minha fonte básica, somente ali, somente ali está a
revelação. Jesus, Buda, ou Baal Shem Tov - eles formulam
as perguntas fundamentais.
A
segunda coisa para compreender a respeito das perguntas
fundamentais é que as perguntas fundamentais não têm
respostas. A pergunta é a própria resposta. Se você
formular a pergunta autenticamente, no próprio perguntar,
ela será respondida. Não é que você pergunta 'quem sou
eu, quem sou eu, quem sou eu?' e num dia você vem a saber
que você é a, b, c, d. Não, você nunca vai chegar a
saber a, b, c, d. Pouco a pouco, quanto mais você
perguntar, mais fundo chegará. Um dia, de repente, a
pergunta desaparece. Você estará de pé, face a face com
seu próprio ser, você está aberto para o seu ser. A
pergunta terá desaparecido e não haverá resposta.
Tenha
isso como um critério: se a pergunta puder ser respondida,
ela não é fundamental. Se por perguntar, a questão
desaparece, ela é fundamental, e nesse próprio
desaparecer, você terá chegado. E pela primeira vez,
alguma coisa terá acontecido, pela primeira vez, você já
não é mais o mesmo. Godot não veio, mas a espera
desapareceu. Você não espera, você chegou. E uma vez que
você tenha chegado, a qualidade de seu ser será totalmente
diferente. Então você pode
celebrar...................................................
Quando uma semente se torna uma flor, existe alegria, existe
deleite. Uma vez que você compreenda quem você é, uma vez
que você vá fundo em seu vazio, sem medo, uma vez que você
aceite a morte interna, e você não tente escapar através
de sonhos e projeções, uma vez que você aceite que você
é pó e ao pó retornará e que entre esses dois
acontecimentos não há nada, só um profundo vazio, você
terá chegado ao que Buda chama Nirvana. E isso é o que o
Hassidismo chama Deus. Isso não é o seu Godot. ..........
Uma
vez que você esteja pronto para entrar no vazio, de repente
o medo desaparece, a mesma energia se torna celebração.
Você pode dançar porque aquilo que parecia ser vazio era
uma interpretação da mente, não era vazio. Aquilo era tão
cheio que a mente não podia entender aquela imensa dimensão..........................
Uma
vez que você entre em seu ser mais profundo, a mente não
pode entender. Ela é totalmente alheia a essa nova
linguagem, ao novo território. Isso é absolutamente
desconhecido para ela. A mente não pode ajudar nisso. Ela
segue simplesmente vazia. A coisa é demais para ela. A luz
é tão brilhante e deslumbrante que a mente segue vazia e
em branco. Você fica com medo e escapa, então você cria
um falso deus, um Godot......
Existem religiões de Godots, igrejas, mosteiros, templos.
Elas estão organizadas em torno de um credo, organizadas
por causa do medo do homem, organizada por causa da mente
escapando de seu vazio interior, são doutrinas e dogmas
para preencher você. Todas elas são barreiras...........
As
religiões comuns são falsos fenômenos. Tenha cuidado com
elas. Você pode estudar e, enquanto você estuda, você
pode se sentir bem, enquanto você estuda, você pode se
esquecer de si mesmo. Você pode entrar em teorias sutis e
pode acontecer uma certa curtição intelectual, um deleite
intelectual. Você pode participar de rituais e pode haver
uma certa intoxicação nisso. Se você repetir um mantra
continuamente, você ficará intoxicado, ele está criando
um álcool interno através do som. Ou você pode entrar nas
drogas. Você mudará a sua química e por poucos momentos
você alcançará uma altura que é falsa, que não é uma
altura real, porque você não tem alicerces para ela. Foi a
química que empurrou você.
..................................................
Eu
encontro você na estrada e eu tenho uma lanterna. De
repente, você não está mais na escuridão, mas a lanterna
é minha. Em breve nós iremos partir, porque o seu caminho
é o seu caminho e o meu é o meu. E cada indivíduo tem um
caminho individual para alcançar seu destino. Por um
momento você esquece toda a escuridão, a minha luz
funciona para mim e também para você. Mas em breve o
momento chega e nós teremos que partir. Eu sigo o meu
caminho e você o seu. Agora, de novo, você terá que ir
apalpando na escuridão e a escuridão será ainda mais
forte que antes.
Assim, não dependa da luz dos outros. É até melhor ir
apalpando na escuridão, mas deixe que a escuridão seja
sua. A luz de alguma outra pessoa não é boa. Mesmo a própria
escuridão de uma pessoa é melhor para ela. Pelo menos é
dela mesma, pelo menos ela é a sua realidade. E se você
viver em sua própria escuridão, mesmo a escuridão se
tornará menos e menos escura. Você será capaz de ir
apalpando, você aprenderá a arte de apalpar e não irá
cair.
Pessoas cegas não caem. Se você tentar andar com os olhos
fechados, enfrentará dificuldades. Nem cem passos você
conseguirá dar. Mas o homem cego tem andado de toda
maneira, a cegueira é dele. Com os olhos fechados você está
tomando uma cegueira por empréstimo, ela não é sua.
Mesmo
a escuridão, sendo da própria pessoa, é boa. Os erros da
própria pessoa são melhores que as virtudes de outras
pessoas. Lembre-se disso, porque a mente está sempre
tentada a imitar, a tomar emprestado. Mas o que é
significante não pode ser tomado emprestado. Não, você não
pode entrar no reino de Deus com dinheiro emprestado, não
tem jeito. Você não pode subornar os guardas, porque não
existem guardas, e você não pode entrar pela porta do ladrão,
porque não existem portas. Você tem que caminhar e ao
caminhar, criar o seu próprio caminho. Caminhos prontos não
estão disponíveis.
Isso
é o que as falsas religiões seguem ensinando as pessoas:
'Venha! Esta é uma superestrada. Seja um cristão e não
precisará mais se preocupar. Então nós iremos cuidar de
todo o seu fardo. Então nós nos responsabilizaremos.'
Jesus disse: 'Seja você mesmo' e o Papa do Vaticano diz:
'Siga o cristianismo'.
Todo
o cristianismo é contra Cristo, todas as igrejas são
contra a religião. Elas são cidadelas de anti-religião e
de anti-Cristo, porque aqueles que alcançaram o
conhecimento enfatizaram que você deve ser você mesmo. Não
existe outra maneira de ser. Tudo o mais é falso,
desonesto, não sincero, imitação, feio. A única beleza
possível é ser você mesmo, ser você mesmo em tal pureza
e inocência que nada de fora, estranho, entre em você.
Caminhe em sua própria escuridão, porque caminhando,
apalpando, pouco a pouco você irá encontrar a sua própria
luz também. Quando você tem a sua própria escuridão, a
luz não está muito longe. Quando a noite está escura, a
manhã está próxima, quase chegando. Se você se tornar
dependente de luz emprestada, você estará perdido. A
escuridão nunca é tão perigosa quanto uma luz emprestada.
Conhecer é bom, mas o conhecimento não é bom. O conhecer
é seu e o conhecimento é dos outros......................
Para
você caminhar não é preciso que o mundo inteiro seja
preenchido com luz, basta o seu próprio coração. Uma
pequena chama e será o suficiente, porque ela irá iluminar
suficientemente o caminho para você caminhar. Ninguém
caminha mais do que um passo de cada vez. Uma pequena chama
no coração - de consciência, de clareza, de meditação,
uma pequena chama e será o bastante. Ela ilumina um pouco
seu caminho. Então você dá um passo e então a luz avança
mais adiante.
Lao
Tsé diz: 'caminhando um passo de cada vez, a pessoa pode
caminhar dez mil milhas'. E Deus não está lá longe. O
Godot está lá longe, você nunca irá alcançá-lo. Você
terá que esperar, esperar e esperar. Ele é uma espera.
Godot é uma espera infinita, porque ele é simplesmente uma
imaginação. Ele não está lá. Ele é como o horizonte,
ele aparenta estar...........................
Godot
é um horizonte, ele é uma espera, ele preenche o seu vazio
e engana você. Esse é o único engano. Mas Deus não está
longe. Deus está exatamente onde você está, exatamente
agora.............
Viver
é possível somente neste momento, porque não existe outro
momento. E quando eu estou dizendo essas coisas, não comece
a pensar a respeito delas, porque pensar é um processo e
leva você para o futuro. Ouça-me e entenda - isso não é
uma questão de pensar. Eu não estou falando a respeito de
alguma hipótese. Eu estou simplesmente falando para vocês
um fato. Eu não estou dando a vocês uma doutrina, eu só
estou indicando qual é o caso. Você não precisa pensar a
respeito disso. Você pode ouvir e se você tiver ouvido
bem, atentamente, o entendimento é imediato.
Comigo, você irá perder a trilha repetidas vezes, porque
essa é a minha luz. Mas, uma vez que você saiba que a luz
é possível, você se tornará confiante de que a sua luz
também é possível. Se isso acontece com esse homem, por
que não com você? Meus ossos são exatamente como os seus,
meu sangue, exatamente como o seu, eu sou de carne-e-osso
como você. Eu estou tão empoeirado quanto você. Se alguma
coisa do além foi possível para esse homem, você pode
confiar, não há necessidade de hesitar, você também pode
dar o salto.
Comigo, nesses dias, enquanto você estiver comigo, eu vou
tentar caminhar com você com minha luz. Lembre-se:
aproveite isso, mas não dependa disso. Leia o Torah, leia a
Bíblia, aproveite pois eles são realmente lindos, mas não
dependa. Curta o seu próprio impulso, o seu próprio
desejo, dê uma urgência, uma intensidade para chegar, para
chegar onde você já está. Isso não irá acontecer em
algum outro lugar. Isso está aí, onde você está.
A
religião não é um objetivo, ela é uma revelação.
Religião não é um desejo, ela é realidade. Só um
pequeno sintonizar, e eu digo só um pequeno e tudo se torna
possível. A vida se torna possível, de outro modo você
viverá vazio e esperando. Não seja os vagabundos da peça
de Samuel Beckett 'Esperando Godot'. Você já esperou
muito. Ponha um fim nisso, agora, e comece a viver. Por que
esperar? Quem você está esperando? Quem é afinal esse
Godot?
Neste
momento, toda a existência cruza em você.
Neste
momento, tudo que está na existência, culmina em você.
Neste
momento, você é um crescendo. Curta isso.
Se
você puder entender que você é o objetivo, será muito fácil
entender essa história. Ela é pequena, mas muito
significante e penetrante. Você é o objetivo, você é o
caminho, você é a luz, você é o todo. Esse é o
significado quando nós dizemos 'você é sagrado'.
Se
você veio a mim, lembre-se: deixe-me ser simplesmente um
encorajamento, um encorajamento para levar você a si mesmo.
Permita-me e ajude-me de tal maneira que eu possa atirá-lo
de volta ao seu ser mais profundo. Esse é o significado de
um mestre: um mestre ajuda você a ser você mesmo.
Eu não
tenho qualquer padrão de comportamento para lhe dar, nenhum
valor, nenhuma moralidade. Eu tenho apenas liberdade para
lhe dar, de modo que você possa florescer, possa se tornar
um lotus, uma luz e uma vida eterna."
OSHO - The True Sage - Discourse n. 1
(tradução: Sw.Bodhi Champak)
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