Fragmentos
de um Diário de Darshan
Nos anos 70, além das palestras diárias, Osho recebia, em
encontros mais íntimos, grupos de buscadores num
pequeno auditório . Esses encontros, chamados darshans,
aconteciam todas as noites e deles participavam as pessoas
que queriam ser iniciadas no sânias, pessoas que estavam
chegando ou partindo, e, num esquema rotativo, grupos de
saniássins (discípulos) que trabalhavam na comuna. Nesses
darshans, Osho respondia perguntas e dava toques para questões
do dia-a-dia. Esses encontros eram gravados e depois foram
publicados em vários volumes como "Diários de Darshan".
Os dois textos abaixo foram extraídos de um "Diário
de Darshan".
NUMA
TERÇA-FEIRA, NUM MÊS DE NOVEMBRO
Yuthika,
que veio do País de Gales, está diante de Osho agora.
Ele lhe pergunta quanto tempo ela irá ficar.
Eu só comprei a passagem de vinda, ela disse. Eu deixei
tudo para vir para cá.
Osho sorri e diz: Isso é muito bom! Você gostaria de
ficar aqui para sempre?
Eu penso que sim, responde Yuthika.
Isso vai acontecer! Osho declara.
Yuthika
está acompanhada por Neehar . Ele recentemente havia
escrito uma carta para Osho a respeito do que estava
acontecendo com ele.
Osho cumprimenta Neehar e diz: E você?
NEEHAR:
Esta é uma bela oportunidade para vir falar com você.
OSHO:
Bom! Diga alguma coisa!
NEEHAR:
Eu poderia dizer que estive selecionando algumas perguntas
ao longo da semana, mas o que eu realmente quero saber é a
respeito do que me aconteceu no grupo da Leela ou no final
dos três grupos. Foi alguma coisa muito forte. Somendra me
disse: "alguma coisa muito bonita aconteceu com você".
Foi bastante para eu curtir por um bom tempo e eu ainda
estou curtindo. Parece que eu ainda estou indo mais alto,
mais alto.
Muito bom!
NEEHAR:
Mas eu estou curioso, querendo saber o que está
acontecendo. É como se eu chegasse e dissesse "Bem, o
que está acontecendo? Eu estou adorando isso, mas o que está
acontecendo?
Chegue mais perto... Chegue mais perto. Yuthika, você venha
até aqui... venha aqui. Fique de pé atrás dele, coloque
suas mãos em sua cabeça e direcione toda a sua energia de
amor para dentro dele. Simplesmente feche os seus olhos e
direcione. E se alguma coisa começar acontecer em seu
corpo, algum chacoalhar, tremor, permita, mas não largue a
cabeça dele. E, Neehar, se alguma coisa começar a
acontecer, permita.
Osho
colocou um dedo em cada uma das têmporas do Neehar e fechou
seus olhos. Yuthika está absolutamente quieta, mas Neehar
começa a se curvar para a frente e sua respiração se
torna crescentemente caótica.
Bom, bom, Yuthika. Mm mm, muito bom!
Por favor não
tente entender isso! Entender se tornará uma barreira.
Entender não é necessariamente sempre uma ajuda. Quando
alguma coisa além da mente está acontecendo, o melhor é
deixar a mente permanecer quieta. Entender ou esforçar-se
para entender perturba a mente, agita a mente, os
pensamentos começam a revolver, as dúvidas começam a
surgir. É melhor não agitar a mente nesse momento, senão
uma vez que a mente se torna muito ativa, a energia que está
elevando você mais e mais para o alto, irá desaparecer. A
mente irá sugá-la para baixo.
É melhor deixar
a curiosidade como ela está. O que está acontecendo é
bom, é realmente muito bonito. Você não precisa analisar
isso. Lembre-se sempre: se você estiver doente, vá ao médico
e permita-se ser diagnosticado. Mas se você estiver se
sentindo saudável, não vá ao médico. A doença tem que
ser diagnosticada, não a saúde. Se você diagnosticar a saúde,
você terá problemas, você irá perturbá-la. Quando você
está se sentindo mal, miserável, alguma coisa precisa ser
feita.
Quando alguma
coisa precisa ser feita, o entendimento é necessário. O
entendimento é uma ferramenta para fazer alguma coisa, fora
isso ele é sem sentido. Quando alguma coisa está
acontecendo de maneira bonita, nada precisa ser feito, o
entendimento não é necessário. Tente compreender: quando
você quiser fazer alguma coisa, nesse caso o entendimento
é vital. Mas quando nada é preciso ser feito, você está
simplesmente flutuando com isso. Nesse caso, nenhum esforço
é necessário, apenas uma certa entrega. Nesse caso,
entender é perigoso.
Se você tentar
compreender isso... Você começa conceituando, você começa
rotulando e categorizando e aí você diz: Isso é isso e
aquilo é aquilo, e isso está acontecendo... Você vai
parar todo o processo, porque a energia começará a se
mover para a mente. É a mesma energia. Ou ela pode levá-lo
mais e mais para o alto ou ela o levará mais fundo e mais
fundo na análise. É a mesma energia e você não tem
energia suficiente para ambos. É por isso que as pessoas
que ficam na mente em demasia não podem ir muito alto. A
energia delas está envolvida, ocupada. Algumas vezes
pessoas inocentes, camponeses e de pequenas cidades,
facilmente começam a ir mais alto.
Não é uma
simples coincidência que todos os discípulos de Jesus eram
pessoas que não tiveram educação, cultura, eram
inocentes, exceto Judas. Ele era o único homem que tinha
uma cabeça... E ele traiu Jesus. Os outros onze discípulos
eram simplesmente pessoas muito comuns, sem qualquer idéia
do que estava acontecendo. Eles simplesmente confiavam em
Jesus. Judas traiu. Ele era um estudioso, um lógico, um
intelectual. Ele pertencia à "intelligentsia".
Ele não podia se mover com Jesus, ele não podia participar
de suas preces, ele não podia voar alto com ele. Era difícil
para ele estar ligado. Ele estava sempre pensando,
analisando, conceituando e filosofando. Aí, ele perdeu!
Esses momentos são
de imenso valor. A mente nada tem a dizer sobre isso. A
mente tem que estar completamente quieta, num estado de
admiração... apenas silenciosa. Quando alguma coisa
maior que a mente estiver acontecendo, a mente tem que ficar
silenciosa. Ficar completamente silenciosa. Eu compreendo: a
curiosidade é natural, mas não se deixe carregar por ela.
Deixe ela estar aí, mas não coopere com ela e não
pergunte. Simplesmente vá mais fundo e mais fundo.
Um diferente tipo
de compreensão irá surgir, um dia, através da experiência,
não através do intelecto. Ela será existencial. Ela não
será analítica, ela será existencial. E existe uma grande
diferença entre análise e quando você compreende alguma
coisa existencialmente. Você pode levar uma flor a um químico.
Ele irá entendê-la analiticamente.
Análise reduz
tudo a um "nada, mas...". Se você levar uma criança,
uma criança ativa, a um analista químico, ele irá
analisar a criança: oitenta por cento água, vinte por
cento isso... O sangue e os ossos e a medula e todas as
coisas serão contadas. Só a alma da criança ficará de
fora. A vivacidade ficará de fora - e é ela que é a coisa
verdadeira. Tudo o mais era um simples veículo para aquela
vivacidade, para a alma, tudo o mais era um simples suporte
para ela existir aqui e agora. A criança estava ancorada no
corpo, mas ela não era o corpo em si mesmo. A criança era
mais do que o corpo, mais do que a soma total de suas
partes, mas esse mais não pode ser entendido
analiticamente.
Esse mais está
muito próximo. Não analise, simplesmente vá com ele, siga
adiante com ele. Deixe-o levar onde ele quiser ir. Não há
qualquer necessidade de direcionar, não há necessidade de
imaginar qualquer coisa. Vá ao desconhecido com ele. E sim,
uma certa compreensão irá surgir. Essa compreensão será
a da abordagem poética, não da analítica. Ela será sintética,
não analítica. Ela será existencial.
Alguma coisa
muito linda está no caminho. Emocione-se, celebre!
Quais os próximos
grupos que você irá fazer?
NEEHAR:
Eu não sei. Exatamente agora eu estou trabalhando na
padaria da comuna. É muito lindo estar ali.
Então trabalhe lá. Isso é tão bom quanto um grupo.
NEEHAR:
Eu acho que sim.
Mm mm, trabalhe! Bom... bom!
NUMA
QUARTA-FEIRA, NUM MÊS DE NOVEMBRO...
Lotar
chegou há duas semanas da Alemanha. Ele é alto, louro e
com boa apresentação. Vestia uma roupa laranja mas ainda não
estava pronto para o sânias, pelo menos era o que ele
pensava. Ele diz ao Osho que gostaria de participar de
alguns grupos aqui. Osho lhe pergunta: quais grupos você
já fez? E Lotar relata uma boa lista...
OSHO:
Muito bem! Então o que você está esperando para
tornar-se saniássin?
LOTAR:
Existe muito conflito dentro de mim.
Qual é o problema?
LOTAR:
Eu acho lindo tudo o que você diz, mas quando eu penso em
me tornar um saniássin...
É muito fácil achar que as coisas são lindas...
LOTAR:
Eu tenho medo pois terei que adotar um novo sistema de crenças.
Não se trata absolutamente de um sistema de crença. Eu
sigo contradizendo a mim mesmo todo dia, todo momento.
Comigo, você não pode criar qualquer sistema de crenças,
é impossível. Um sistema de crenças poderia ser criado
somente se eu fosse consistente. É por isso que eu não sou
consistente. Eu sou contra todos os sistemas de crenças.
Mas eu sigo contradizendo: um dia eu digo uma coisa, outro
dia eu digo exatamente o oposto. Como você pode criar um
sistema de crenças? Aos poucos você irá compreender todo
o sentido de minha fala. Na verdade, falar não é o ponto
principal, alguma coisa mais é o que importa. Meu falar é
apenas para manter a sua mente ocupada, assim eu posso
trabalhar sem que a sua mente perturbe você.
Enquanto eu estou
falando com você, que é somente o lado externo do meu
trabalho, eu estou continuamente trabalhando em seu coração.
E quando sua mente está ocupada me ouvindo, o seu coração
está disponível. Se a sua mente não estiver ocupada, ela
não permite que alguém se aproxime do seu coração. Ela
protege, ela defende, ela guarda. Eu não sou um filósofo.
Eu não estou tentando criar uma filosofia. E eu não sou um
teólogo também. Assim, eu não tenho qualquer sistema de
crenças. Você pode acreditar em Deus. Para mim está
perfeitamente bem. Se você não acreditar em Deus, também
está perfeitamente bem. Se você acreditar em alma, OK. Se
você não acreditar em alma, OK. Todos os tipos de pessoas
estão aqui e todo mundo é aceitável para mim. Eu não
imponho quaisquer condições, porque eu sei que o trabalho
verdadeiro nada tem a ver com crenças.
Na verdade, todas
as crenças são venenosas. E todas as crenças matam e
destroem a sua consciência.
Um sistema de
crenças é um consolo. Ele é uma mentira, porém muito
doce, confortável, conveniente, que dá uma segurança
a você. Crença não é verdade, nunca é verdade. A
verdade surge apenas quando todas as crenças forem destruídas.
Assim, não tenha
medo. Por tal razão não tenha medo. Se existir alguma
outra razão, encontre-a, mas por aquela tal razão não há
motivo para estar com medo. E tornar-se um saniássin
ajudará em seus grupos e em seu trabalho aqui, porque então
você estará mais íntimo, mais próximo. De outra maneira,
você permanecerá um estranho. As coisas acontecerão, mas
irão levar um tempo maior.
Pense a respeito
disso. Se você quiser pensar a respeito disso, pense. Na
verdade não há nenhuma necessidade de pensar a respeito
disso, porque pensar só poderá levá-lo a um sistema de
crenças. É somente o não-pensar que pode levá-lo além
do sistema de crenças. O que você pensará? Você pensará
a respeito do que eu estou dizendo... E se isso for atraente
para você, isso se tornará uma crença. E isso é o que
você está dizendo: que o que eu digo é lindo. Isso é
perigoso. Não ouça o que eu digo. Simplesmente ouça a
mim... O que eu não digo, aquilo que não pode ser dito. E
sânias é uma abertura para aquilo que não pode ser dito.
Aqueles que não
são saniássins ouvirão apenas as minhas palavras e
aqueles que são saniássins ouvirão o meu ser. Porque isso
é um encontro de amor e somente num encontro de amor o ser
pode ser transferido.Se você não é um saniássin, você
permanecerá um estudante aqui. Mm? Você aprenderá muitas
coisas, você se tornará mais erudito, mas você terá
perdido a verdadeira coisa. Você estará simplesmente
coletando as migalhas de pão que caíram da mesa, mas você
não será um convidado.Um discípulo se torna um convidado.
Ele não se preocupa com as palavras, toda a sua preocupação
é com o ser. E aquilo que eu digo, aquilo não sou eu. O
que eu digo é apenas um estratagema.
Quando as pessoas
estiverem prontas, eu irei parar de falar. Quando for possível
haver saniássins que possam ouvir o meu silêncio, então
eu simplesmente estarei sentado com eles em silêncio. Eu
estou usando as palavras justamente para preparar o terreno
para esse silêncio. Assim, não se preocupe com as minhas
palavras, se elas são lindas, lógicas ou ilógicas. Não
se preocupe com elas, elas são não-essenciais.
Então, o que eu
devo fazer? Eu devo torná-lo um saniássin agora? Mm? Feche
seus olhos!
Muitos
risos no meio do grupo. Lotar pisca os olhos, franzindo as
sombrancelhas, e dá um salto no abismo. .
Bom. Venha até aqui.
Ah!
que alívio em seu sorriso!
Esse será o seu novo nome: Swami Prem Asmitam. Prem
significa amor, asmitam significa ser - ser amor. Tudo o
mais é secundário e superficial, porque nada além disso
poderá tocar o seu centro mais interno. Nada mais, exceto o
amor, poderá mover o seu ser. Só o amor penetra. O amor é
como um raio-X. Tudo mais permanece fora de você. Assim, o
amor tem que se tornar o seu próprio estilo. Sente-se
amorosamente, caminhe amorosamente, converse amorosamente,
ouça amorosamente, olhe amorosamente, em resumo: seja
amoroso.
Asmitam significa
exatamente o que "sou" significa. Quando você diz
"eu sou", você está usando duas palavras.
"Eu" é o ego e "sou" é o seu ser
verdadeiro. Comumente o "eu" tem se tornado mais
importante e o "sou" tem se tornado uma sombra. O
"eu" tem que ser deixado de lado para que o
"sou" se torne a sua totalidade.
A palavra inglesa
"am" vem de "asmi": esta é a raiz em sânscrito.
Amor leva ao ser, amor é a porta para o ser...E esse é o
começo de um grande amor. A partir deste momento você
imediatamente encontrará uma atitude diferente, em você
mesmo, nos outros. Você se tornará alguém do lado de
dentro e as coisas fluirão facilmente, moverão facilmente
e desabrocharão facilmente.
Osho
recomendou alguns grupos ao Asmitam, e disse: Muita coisa
vai acontecer!
OSHO
- The Open Secret - a darshan diary - Wednesday 16 -
Tuesday 22
(Tradução: Sw. Bodhi Champak)
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