Todos os
meses apresentamos nesta coluna, uma dica do Osho, uma técnica que
podemos
incorporar ao nosso dia-a-dia, ampliando mais a consciência e trazendo
mais centramento.
Os comentários
do Osho sobre os 112 métodos de meditação que
constituem o Vigyan Bhairav Tantra de Shiva estão
reunidos no livro "The Book of the Secrets". Apenas
os primeiros 47 métodos estão disponíveis em português,
nos volumes 1 e 2 do "Livro dos Segredos", da
Ícone Editora. Nesta seção, a cada mês estamos
traduzindo os comentários do Osho sobre algum dos métodos
ainda não publicados no Brasil. Neste mês de maio
apresentamos o método nº 67 - "Lembre-se de
que tudo muda".
A tradução é do Sw. Bodhi Champak. |
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Sobre
o Vigyan Bhairav Tantra, Osho diz: "Estes sutras de
Shiva são as técnicas mais antigas, as mais
ancestrais. Mas você pode chamá-las de as mais
recentes também, porque nada pode ser adicionado a
elas. Elas incluíram todas as possibilidades, todos os
meios para se limpar a mente, para se transcender a
mente. Nem um único método pode ser adicionado aos
cento e doze métodos de Shiva." "Estes
cento e doze métodos de meditação constituem toda a
ciência da transformação da mente." |
Lembre-se de que tudo muda
O sutra: Eis aqui a esfera de mudança, mudança,
mudança.
Consumir a mudança através da mudança.
"(...) Este sutra diz que tudo é mudança: Eis
aqui a esfera da mudança... Toda a filosofia de Buda
está baseada neste sutra. Buda diz que tudo é um fluxo,
mudando, não permanente, e que isso deve ser conhecido. A
ênfase de Buda é tanta nesse ponto que toda a sua visão
é baseada nisso. Ele diz: 'Mudança, mudança, mudança:
lembre-se disso continuamente'. Por que? Se você puder
lembrar-se da mudança, o desapego desaparecerá. Como
você pode estar apegado quando tudo está mudando?
Você olha para um rosto; ele é muito belo. Quando você
olha para um rosto que é muito belo, existe uma
sensação de que ele vai permanecer. Compreenda isso
profundamente. Nunca espere que isso vá permanecer. Mas
se você sabe que isso está mudando depressa, de que isso
é belo neste momento e que pode ser feio no próximo,
como você pode sentir algum apego? É impossível. Olhe
para um corpo: ele está vivo; no próximo momento ele
estará morto. Tudo é em vão, se você sentir a
mudança. (...)
Este sutra é belo. Ele diz, consumir a mudança
através da mudança. Mas Buda nunca diria essa segunda
parte. A segunda parte é basicamente tântrica. Buda
diria que tudo é mudança; sinta isso e então você não
vai se agarrar a isso. E quando você não se agarra a
isso,
pouco a pouco, deixando tudo que muda, você cai dentro
de si mesmo, no centro onde não há qualquer mudança.
Simplesmente vá eliminando mudanças e você chegará ao
não movimento, ao centro, o centro da roda. É por isso
que Buda escolheu a roda como símbolo de sua religião:
porque a roda move, mas o centro no qual ela move,
permanece sem movimento. Assim a sansara - o mundo
- move como uma roda. A sua personalidade move como uma
roda e a sua essência mais interna permanece no centro em
torno do
qual a roda move. O centro permanece sem movimento.
Buda dirá que a vida é movimento. Ele concordará com a
primeira parte do sutra. A seguinte, a segunda parte, é
tântrica: consumir a mudança através da mudança.
O Tantra diz: não abandone aquilo que está mudando;
mova-se com isso. Não se agarre, mas mova-se. Por que ter
medo? Mova-se com isso, viva isso. Permita que isso aconteça e
mova-se com isso. Consuma a mudança através da mudança. Não fique com
medo, não escape. Para onde você vai escapar? Como você
pode escapar? Em todo lugar existe mudança. O Tantra diz
que todo lugar é mudança. Para onde você vai escapar?
Para onde você pode ir?
Para onde você for, a mudança estará lá. Todo escape
é em vão, assim, não tente escapar. Então o que fazer?
Não se agarre. Viva a mudança, seja a mudança. Não
crie qualquer problema com ela. Mova-se com ela. O rio
está fluindo, flua com ele. Nem mesmo nade. Deixe que o
rio leve você. Não brigue com ele, não desperdice a sua
energia brigando com ele, simplesmente relaxe. Esteja
relaxado e mova-se com o rio.
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O
que acontecerá? Se você puder mover-se com o rio, sem
qualquer conflito, sem qualquer direcionamento de sua
parte, se a direção do rio é a sua direção, de
repente você se tornará consciente de que você não é
o rio. Sinta isso. Algum dia tente isso num rio. Vá lá,
relaxe e permita que o rio leve você. Não brigue,
torne-se o rio. De repente você perceberá que o rio
está por toda volta, mas você não é o rio.
Brigando, você pode esquecer isso. É por isso que o
Tantra diz, consumir a mudança através d a mudança.
Não brigue. Não há necessidade, porque em você a
mudança não consegue entrar. Assim, não fique com medo.
Viva no mundo. Não tenha medo, porque em você o mundo
não consegue entrar. Viva-o. Não escolha este caminho
ou aquele.
Existem dois tipos de pessoas: uma que se
agarra ao
mundo de mudanças e outra que escapa. Mas o Tantra diz
que isso é mudança, assim, agarrar é em vão e escapar
também. O que adianta? Buda diz, 'O que adianta
permanecer no mundo de mudanças?' e o Tantra diz, 'O que
adianta escapar dele?' |
TransformatIon - O Taro Zen
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Ambos são em vão. Ao invés disso, permita acontecer. Não
esteja preocupado com a mudança; ela está acontecendo
e você nem mesmo é necessário para que ela aconteça.
Você nem estava aqui e o mundo estava mudando; você não
estará mais aqui e o mundo continuará mudando. Então,
por que criar tanto estardalhaço a respeito disso?
Consumir a
mudança através da mudança. Essa é uma
mensagem muito profunda. Consuma a raiva através da raiva, consuma o
sexo através do sexo,
consuma a cobiça através da cobiça, consuma sansara
através da sansara. Não
brigue, esteja relaxado, porque a briga cria tensões,
cria ansiedade, angústia e você ficará
desnecessariamente perturbado. Permita ao mundo ser como
ele é.
Existem dois tipos de pessoas. Um tipo é daquelas pessoas
que não permitem ao mundo ser como ele é. Elas são
chamadas revolucionárias. Elas irão mudá-lo, elas irão
lutar para mudá-lo. Elas destruirão toda a sua vida
mudando-o, enquanto ele já está mudando. Elas não são
necessárias. Elas simplesmente irão consumir a si mesmas. Eles vão se acabar mudando o mundo, e o mundo já
está mudando por si mesmo. Na verdade, nenhuma
revolução é necessária. O mundo é uma revolução,
ele está mudando.
Um
tipo de personalidade sempre tenta mudar o mundo. Aos
olhos da religião ele é neurótico. Na verdade, ele tem
medo de se aproximar de si mesmo, daí ele vai adiante e
se torna obcecado com o mundo. O estado tem que ser
mudado, o governo tem que ser mudado, a sociedade, a
estrutura, a economia, tudo tem que ser mudado. E ele
morrerá e nunca terá tido um momento de êxtase no qual
ele pudesse conhecer quem ele era, e o mundo continuará e
a roda seguirá em movimento. Muitos revolucionários já
viveram e o mundo continua em movimento. Você não
consegue parar a mudança, nem consegue acelerá-la.
Essa é uma atitude dos místicos: eles dizem que
não há qualquer necessidade de mudar o mundo. Mas os
místicos são também de dois tipos. Um dirá que não
há qualquer necessidade de mudar o mundo, mas existe uma
necessidade de mudar a si mesmo. Ele também acredita em
mudar, não mudar o mundo, mas a si mesmo.
Mas
o Tantra diz que não há necessidade de mudar coisa
alguma, nem o mundo nem si mesmo. Este é o centro mais
profundo do misticismo. Você não precisa mudar o mundo
nem precisa mudar si mesmo. Simplesmente basta saber que
tudo está mudando, flutuar na mudança e relaxar na
mudança.
E no momento em que não
houver esforço para criar qualquer mudança, você pode
relaxar totalmente. Porque se existir esforço, você não
consegue relaxar. Aí a tensão estará presente porque no
futuro alguma coisa de valor irá acontecer, o mundo vai
mudar. O mundo vai se tornar comunista, ou o paraíso
terrestre está chegando, ou alguma utopia no futuro, ou
você vai entrar no reino de Deus, ou em moksha. Em
algum lugar no paraíso os anjos estão esperando para lhe
dar as boas vindas, mas 'algum lugar' é no futuro. Com
essa atitude você vai ficar tenso.
O
Tantra diz, esqueça isso. O mundo já está mudando e
você também já está mudando. A existência é mudança,
assim, não se preocupe com isso. Isso já está
acontecendo sem você; você não é necessário.
Simplesmente flutue nisso, sem qualquer ansiedade quanto
ao futuro, e, de repente, em meio às mudanças, você se
tornará consciente de um centro dentro de você que nunca
muda, que permaneceu sempre como ele é, o mesmo.
Por
que isso acontece? Porque se você estiver relaxado, o
plano de fundo da mudança dará a você o contraste e
através dele você poderá sentir a não mudança. Se
você estiver em qualquer esforço para mudar o mundo ou
si mesmo, você não conseguirá ver o pequeno centro sem
movimento dentro de você. Você está tão obcecado com
mudança que não é capaz de dar uma olhada naquele ponto.
A
mudança está por toda volta. Você relaxa e a mudança torna-se o plano
de fundo, o contraste. E assim, não
há qualquer futuro em sua mente, nenhum pensamento
futuro. Você está aqui e agora, este momento é tudo.
Tudo está mudando e, de repente, você se torna
consciente de um ponto dentro de você que nunca mudou.
Isso é o que quer dizer consumir a mudança através da mudança.
Não brigue. Deixe que a morte se torne imortal, através
da morte deixe que a morte morra. Não brigue com ela. A
atitude Tantra é difícil de ser concebida porque nossas
mentes querem fazer alguma coisa e ela é um não
fazer. Ela é um simples relaxar, um não fazer, mas
esse é um dos segredos mais ocultos. Se você puder
sentir isso, não precisa se preocupar com nada mais. Esta
única técnica pode lhe dar tudo.
Então você não precisa fazer coisa alguma, porque você
chegou a conhecer o segredo que através da mudança, a
mudança pode ser consumida, e através da morte, a morte
pode ser consumida, e através do sexo, o sexo pode ser
consumido, e através da raiva, a raiva pode ser
consumida. Agora você chegou a conhecer o segredo que
através do veneno, o veneno pode ser consumido."
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