Todos os
meses apresentamos nesta coluna, uma dica do Osho, uma técnica que
podemos
incorporar ao nosso dia-a-dia, ampliando mais a consciência e trazendo
mais centramento.
Os comentários
do Osho sobre os 112 métodos de meditação que
constituem o Vigyan Bhairav Tantra de Shiva estão
reunidos no livro "The Book of the Secrets". Apenas
os primeiros 47 métodos estão disponíveis em português,
nos volumes 1 e 2 do "Livro dos Segredos", da
Ícone Editora. Nesta seção, a cada mês estamos
traduzindo os comentários do Osho sobre algum dos métodos
ainda não publicados no Brasil. Neste mês de janeiro
apresentamos o método nº 108 - "Torne-se
seu próprio guia interior".
A tradução é do Sw. Bodhi Champak. |
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Sobre
o Vigyan Bhairav Tantra, Osho diz: "Estes sutras de
Shiva são as técnicas mais antigas, as mais
ancestrais. Mas você pode chamá-las de as mais
recentes também, porque nada pode ser adicionado a
elas. Elas incluíram todas as possibilidades, todos os
meios para se limpar a mente, para se transcender a
mente. Nem um único método pode ser adicionado aos
cento e doze métodos de Shiva." "Estes
cento e doze métodos de meditação constituem toda a
ciência da transformação da mente." |
Torne-se o seu próprio guia interior
"A
primeira coisa é: você tem o guia dentro de si, mas
você não o usa. E você não o tem usado por tanto
tempo, por tantas vidas, que talvez você nem mesmo tenha
consciência de que o guia existe dentro de si. (....)
Este sutra é para aquele guia interior: 'Esta
consciência é o espírito que guia cada um. Seja esse
um'. Não pense com a cabeça. Na verdade, não pense
de jeito algum. Simplesmente se movimente. Tente isso em
algumas situações. Será difícil porque o velho
hábito será começar a pensar. Você terá que estar
alerta: não pensar, mas sentir internamente o que está
vindo à mente. Você poderá ficar confuso muitas vezes
porque você não será capaz de saber se aquilo está
vindo do guia interior ou da superfície da mente. Mas
logo você conhecerá a sensação, a diferença.
Quando alguma coisa vem do interior, ela sobe a partir de
seu umbigo. Você pode sentir o fluxo, o calor, vindo do
umbigo para cima. Sempre que a sua mente pensa, isso é
apenas na superfície, na cabeça, e então aquilo desce.
Se a sua mente decide alguma coisa, então você tem que
forçar aquilo para baixo. Se o seu guia interior decide,
então alguma coisa sai aos borbotões de dentro de você.
Vem do centro profundo de seu ser em direção à mente. A
mente recebe aquilo, mas não é da mente. Aquilo vem do
além, e é por isso que a mente se assusta com essas
coisas. Para a razão aquilo não é confiável porque vem
lá de trás, sem qualquer motivo, sem qualquer prova.
Aquilo simplesmente sai aos borbotões.
Experimente isso em certas situações. Por exemplo, se você se perdeu dentro de uma
floresta, experimente isso.
Não pense. Simplesmente feche os olhos, sente-se, fique
meditativo, e não pense, porque será inútil. Como você
pode pensar? Você não sabe o caminho. Mas pensar
tornou-se um tal hábito que você segue pensando mesmo
nos momentos em que o pensar não vai chegar a lugar
algum. O pensamento só pode acontecer sobre alguma coisa
que já é conhecida. Você está perdido numa floresta,
não tem qualquer mapa e ninguém a quem você possa
perguntar. Sobre o que você está pensando? Mas ainda
assim você pensa. Esse pensar será uma preocupação e
não um pensar. E quanto mais você estiver preocupado,
menos o guia interior poderá ser eficiente.
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Fique despreocupado. Sente-se debaixo de uma árvore e
simplesmente deixe que os pensamentos vão se soltando e
diminuindo. Simplesmente espere, não pense. Não crie o
problema, simplesmente espere. E quando você sentir que o
momento de não-pensamento chegou, então levante-se e
comece a se movimentar. Para onde o seu corpo se mover,
permita o movimento. Você será simplesmente uma
testemunha. Não interfira. O caminho perdido poderá ser
encontrado muito facilmente. Mas a única condição é:
não deixe a mente interferir.
Isso tem acontecido muitas vezes sem que percebamos.
Grandes cientistas dizem que uma grande descoberta, sempre
que é feita, nunca é feita pela mente, sempre é feita
pelo guia interior. (......)
Quando sua mente fica exausta e não consegue mais fazer
coisa alguma, ela simplesmente fica de lado. Nesse momento
de afastamento, o guia interior pode dar indiretas,
pistas, chaves. O homem que ganhou o Premio Nobel devido
à estrutura interna da célula humana, viu isso num
sonho. Ele viu toda a estrutura da célula humana, a
célula interna, num |
Turning In - O Taro Zen, de Osho
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sonho, e então, pela manhã ele
simplesmente fez um desenho daquilo. Ele próprio não pode
acreditar que aquilo podia ser daquele jeito. Após anos
de trabalho ele pode concluir que o sonho era verdade.
(......)
'Esta
consciência é o espírito que guia cada um. Seja esse
um'. Perca a cabeça e caia nesse guia interior.
Ele está aí. As velhas escrituras dizem que o mestre ou
o guru (o guru externo) pode ser útil apenas para
encontrar o guru interno. Isso é tudo. Uma vez que o guru
externo ajudou você a encontrar o guru interno, cessa a
função do guru externo.
Você não consegue alcançar a verdade através de um
mestre. Através de um mestre, você consegue apenas
alcançar o mestre interior. E então, esse mestre
interior conduzirá você até a verdade. O mestre externo
é apenas um representante, um substituto. Ele tem o seu
próprio guia interior e ele pode sentir o seu guia
interior também, porque ambos existem na mesma sintonia,
na mesma afinação, na mesma dimensão. Se eu encontrei o
meu guia interior, eu posso olhar para você e sentir o
seu guia interior. E se eu sou realmente um guia para
você, toda a minha orientação será para conduzi-lo ao
seu guia interior.
Uma
vez que você esteja em contato com o seu guia interior,
eu não sou mais necessário. Agora você pode
movimentar-se sozinho. Assim, tudo o que um guru pode
fazer é empurrá-lo de sua cabeça para o seu umbigo, de
sua racionalização para a sua força intuitiva, de sua
mente argumentativa para o seu confiável guia. E isso
não é assim apenas com os seres humanos, também é com
os animais, com os pássaros, com as árvores, com tudo.
(......)
Sempre que você estiver confuso numa situação e não
conseguir ver como se livrar dela, não pense;
simplesmente permaneça em profundo não-pensar e permita
que o guia interior guie você. No começo você se
sentirá com medo e inseguro, mas depois, quando você
chegar todas as vezes à conclusão certa, quando você
chegar todas as vezes à porta certa, você irá reunir
coragem e se tornará confiante.
Quando essa confiança acontece, eu a chamo de fé. Essa
é, na verdade, a fé religiosa: a confiança no guia
interior. Argumentação é parte do ego, é você
acreditando em você mesmo. No momento em que você vai
fundo dentro de si mesmo, você chega à verdadeira alma
do universo. O seu guia interior é parte do guia divino.
Quando você o segue, você segue o divino; quando você
segue você, você está complicando as coisas e você
não sabe o que está fazendo. Você pode achar que é
muito sábio. Você não é.
A
sabedoria vem do coração, não do intelecto. A sabedoria
vem do interior profundo de seu ser, não da cabeça.
Corte sua cabeça, seja sem cabeça, e siga o ser, para
onde quer que ele o conduza. Mesmo que ele o leve ao
perigo, vá ao perigo, porque esse será o caminho para
você e para o seu crescimento. Através daquele perigo
você irá crescer e tornar-se maduro."
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