OSHO CONEXÃO BRASIL                                                         julho de 2004    


Sannyas: uma experiência do dia-a-dia

 

Todos os meses estamos apresentando nesta seção o depoimento de um discípulo do Osho que adotou a meditação em seu dia-a-dia e aqui compartilha conosco essa sua experiência. Neste mês estamos apresentando o depoimento do Swami Sambodh Naseeb. 

Naseeb coordena, juntamente com a Ma Anand Naveena, o Centro de Meditação Bio-Zen em Santa Cruz do Sul-RS

 


                                                 MEU CAMINHO COM OSHO

Encontrei Osho pela primeira vez quando um amigo saniasin me apresentou um livro dele. Amei desde a primeira linha. Mas foi anos mais tarde, em 1993, que fui pela primeira vez num Centro de meditação de Osho. Em Porto Alegre, neste ano, havia o Osho Bholi Meditation Center, que era coordenado pelo Swami Praful. Depois da minha primeira meditação eu tinha certeza de que era tudo que eu queria na minha vida: estar com aquelas pessoas e com este mestre. Nunca havia pensado em me render a um mestre, e foi uma surpresa quando senti no meu coração um desejo muito forte de me aprofundar nas palavras e ensinamentos de um sábio. Comecei a ler muitos livros de Osho, e a fazer diariamente duas meditações Dinâmica e Kundalini. Amava também a Nadabrahma, e a Chacra Sounds me dava um centramento maravilhoso. Osho foi aos poucos me conquistando, entrando em meu coração, até que não podia deixar mais de pedir iniciação.

Pedi sânias alguns meses depois e estava muito feliz, como jamais havia ficado em toda a minha vida. Tinha êxtases caminhando na rua, em que de repente me vinha um choro compulsivo, um choro de alegria, um choro de paz, um choro de emoção boa acordando. Eu nunca sabia quando iria vir aqueles ataques de choro, mas aquilo me dominava por completo. Eu tinha certeza de que alguma coisa estava acontecendo. Perdi completamente a noção de tempo. Para mim, a vida era apenas um movimento contínuo, e o futuro e o passado ficavam opacos diante da nitidez do presente. E para um cara como eu, que estava sempre estressado e de mal com a vida, aquilo era uma novidade e tanto. Minha turma de amigos foi mudando aos poucos... Era com o pessoal do Centro de Meditação que eu tinha afinidade e prazer em conversar e estar junto. A amorosidade que pulsava nos grupos de Osho era realmente avassaladora. Comecei a fazer Biodança e Renascimento em grupo no Centro. Numa certa sessão, tive uma experiência muito profunda com o Renascimento, onde eu tinha "certeza" de que ia morrer. A dor em meu peito era tão forte e profunda, que a única coisa que me fez naquele momento ir adiante foi uma voz de Osho dentro de mim que dizia: "Se tiveres que morrer, morra". E eu confiei naquela voz. Nem sei porque, mas confiei totalmente que estava acontecendo a coisa certa. E foi simplesmente maravilhoso o desfecho da sessão.

A minha vida acordou depois de Osho. Comecei a compreender o funcionamento da minha mente, e a meditação era a mola propulsora de tudo. Desde o acordar até o dormir eu sentia a meditação.

Um ano depois começou a vir uma vontade de trabalhar com alguma terapia ligada ao Osho. Então fui fazer uma iniciação em Reiki. A Shanti e o Gyano foram maravilhosos, inundando ainda mais meu ser com amor e paz. Naquela época, envolvi-me com diversos grupos de crescimento: Tantra, Renascimento, Vidas Passadas, Bioenergética, Terapia Corporal, Terapia Reichiana, Dançaterapia, e Campos de meditação. Era a vida que eu tinha pedido a Deus. Cada vez mais tinha a oportunidade de conhecer gente linda e maravilhosa, que estavam como eu, na busca por mais e mais centramento e paz.

Em 1995 saí de Porto Alegre e investi na música na cidade de Santa Cruz do Sul. Tocava e cantava em bares, e meditava sempre. Foi então que uma senhora, professora de pintura de minha namorada, nos convidou para ver o quarto dela. Qual foi minha surpresa quando vi diversas fotos de Osho e Ramana Maharshi distribuídas. Então ela começou a nos contar sobre a sua busca como "saniasin", e de como havia sido maravilhoso ter conhecido Osho, em meados de 1976. Ainda por cima, ganhei dela de presente lindos livros raros do mestre, livros em inglês que ela havia trazido da Comuna. Realmente Osho estava preparando tudo, de forma perfeita, amorosamente, magistralmente.

Depois de algumas formações e treinamentos, iniciei em Santa Cruz do Sul alguns cursos sobre meditação, e a divulgar em jornais e revistas a mensagem do mestre. As meditações de Osho, se feitas regularmente, são realmente muito poderosas.

A meditação foi me sensibilizando ainda mais, e eu já conseguia passar para a música o meu entusiasmo e gratidão pela vida. Comecei a compor muitas músicas em inglês e português, ao estilo Milarepa, do mundo do Osho, e a espalhar em meus shows a mensagem de amor de Osho.

Anos mais tarde, o mestre me ajudaria a criar em Santa Cruz do Sul, a "ACADEMIA OSHO", um espaço voltado unicamente para a prática das meditações de Osho. Naquele tempo, formamos um grupo de pessoas que sempre se encontravam para celebrar o silêncio e a vida meditativa. Mais tarde, devido ao nome Osho estar registrado e termos de pedir autorização a Poona, etc, resolvi mudar o nome do lugar para BIO-ZEN – CENTRO DE MEDITAÇÃO & TERAPIA, que até hoje funciona com grupos de meditação, cursos, palestras, workshops e sessões individuais.

Meu mais recente projeto ligado a essa caminhada de luz é um trabalho de música & palestras de qualidade de vida e paz interior, junto a empresas, escolas, e eventos ligados à espiritualidade, bem como Treinamentos, Seminários e Satsangs de mestres espirituais.

Eu (voz, composições e violão) e um amigo (Teclados), podemos criar um espaço de silêncio e amorosidade através das canções, com toques perolados dos ensinamentos de Osho e dos sábios iluminados. É um trabalho que une, finalmente em minha vida, como um casamento perfeito, as canções espirituais e o perfume da meditação.

Satsang significa encontro com a Verdade, e a Verdade é só uma: o silêncio do seu coração. Satsang-Music é simplesmente um convite a todos aqueles que amam estar num espaço de silêncio e amor, junto à essência de seus próprios seres, e deixar a música operar seus milagres. Este trabalho está me dando muita alegria e realização em criar e fazer. Sou muito grato à vida por todos esses presentes.

Também estou finalizando um livro que conta as minhas experiências neste caminho. Escrevo semanalmente artigos para o Jornal local, e estou cada vez mais feliz em poder compartilhar a sabedoria que Osho inspirou. Agradeço sempre a todas as pessoas que um dia cruzaram meu caminho e me ajudaram a perceber o valor da amizade e do compartilhar. Amigos verdadeiros foram grandes presentes que ganhei. Pessoas lindas, que com seus jeitos únicos, permitiram que meu coração se abrisse para o novo, para o desconhecido caminho que a vida é.

Se eu pudesse resumir o que sinto hoje ser o mais importante ensinamento de Osho para aprofundar a meditação, eu diria duas palavras: Aceitação e Confiança.

"Simplesmente seja você mesmo e isso é o bastante.
Você é aceito pelo sol, é aceito pelas estrelas, é aceito por todo este universo.
Você é aceito pelo oceano, é aceito pela terra, é aceito pelas árvores.
Simplesmente deleite-se neles.
Aceite humildemente sua imperfeição,
suas fraquezas, seus fracassos.
Não há necessidade de fingir o contrário.
Seja simplesmente você mesmo.
"É assim que eu sou", o que há de errado nisso?
Você é simplesmente humano.
Quando se aceita, você é capaz de aceitar os outros.
Aceitando-os, você os ajudará a aceitarem-se a si mesmos.
Podemos provocar esta mudança:
você se aceita e aceita os outros.
E porque alguém os aceita, eles aprendem quanta paz se sente,
e começam a aceitar os outros.
Se a humanidade toda chegar a esse ponto
em que cada um seja aceito,
boa parte da infelicidade simplesmente desaparecerá,
os corações se abrirão e o amor estará fluindo." (OSHO)

Namastê,

Swami Sambodh Naseeb

 

Instituto Osho Brasil - Caixa Postal 6157 - CEP 70749-970 - Brasília-DF
telefax: (61) 274-8497 - E-mail: osho_brasil@uol.com.br - www.oshobrasil.com.br