Conexão Brasil                                                           agosto de 2005
 

 

Notícias de Puna


Mensalmente, o Osho Conexão Brasil apresenta aos seus leitores notícias diretamente de Puna, Índia. Esta coluna é de responsabilidade do Sw. Prasado, brasileiro, há alguns anos residente em Puna, na Osho Commune International, onde cuida da tradução para o português do site oficial do Osho:   www.osho.com .

 


Sw. Prasado

. 


Olá amigos,

                     O tempo nublado e chuvoso continua em Puna agora com menos intensidade. As tragédias devido as fortes chuvas como as que ocorreram no final do mês de julho passado em Bombaim não mais se repetiram. Aqui em Puna o rio Mulla que corta a cidade transbordou de tal maneira que invadiu o vizinho bairro mulçumano de Eroda encobrindo o Burning Ghats, o crematório público, local onde o corpo de Osho foi cremado em janeiro de 1990.

          Apesar do tempo fechado, aumentou significativamente o número de saniasins e visitantes no resorte neste princípio de agosto. Muitos europeus de férias preferem o tempo chuvoso na Índia ao calor da Europa.

          Nesta edição do boletim vamos explorar o mundo da meditação. Em especial o das meditações ativas criadas pelo Osho.

          Tenho recebido mensagens de pessoas que leram alguns livros do Osho, gostaram e depois tentaram ficar sentadas em silêncio para meditar como aprenderam nos livros. Não conseguiram. Sentar-se por vinte minutos, fechar os olhos e tentar acalmar nossos incessantes pensamentos, sentimentos e corpo inquieto, é impossível. Na verdade, tentar relaxar gera mais tensão, pois estamos lutando contra nós mesmos e depois nos sentimos frustrados, sentimos que: “meditação pode funcionar para os outros, mas não serve para mim!”
          A boa notícia é: o problema não está em você, mas no método escolhido.
          A notícia ainda melhor é: Os métodos ativos de Osho levam em conta nosso estresse e tensão. A abordagem de Osho para o desenvolvimento interior é única. As técnicas de meditação desenvolvidas por ele foram projetadas científica e especificamente para as pessoas do século XXI, ou seja, para você e para mim.
          A energia do homem tem sido sempre direcionada para fora, para o exterior. Isso por muitas vidas, por todo o nosso passado. Não pode de repente, mudar de direção e ir para dentro. É necessário uma preparação, é necessário uma catarse, uma limpeza interior.
          Não é fácil meditar da maneira tradicional – isto é, experimentar silêncio interior sentado no chão com as pernas cruzadas. Você provavelmente irá sentir sua mente mais barulhenta, menos silenciosa do que era antes de você começar a meditação.
          Seu corpo fica inquieto, e - se você conseguir agüentar por uma hora – tenso e dolorido. Por contraste, todos os métodos de Osho começam com pelo menos uma fase de atividade. Isso permite relaxar seu corpo e descarregar sua mente do estresse acumulado. Assim você será capaz de mover-se naturalmente do estresse para um profundo relaxamento, silêncio e quietude.
          Os métodos caóticos ou ativos não são realmente meditação senão simplesmente um meio de nos preparar para a meditação. Os passos dentro de cada técnica ativa nos alivia para que nada fique no caminho quando quisermos ficar em silêncio, relaxado, presente e alerta.
         
Osho compara a função dos métodos ativos com o processo de afinação dos instrumentos efetuado pelos músicos indianos antes de tocar: 
         
“Por meia hora, às vezes até mais, eles simplesmente continuam afinando seus instrumentos. Mexem nos botões, apertam ou afrouxam as cordas, o baterista prossegue checando seu instrumento…esteja este perfeito ou não. Por meia hora eles ficam fazendo isso. Isto não é música, é apenas preparação. 
         
Kundalini não é realmente uma meditação, é somente uma preparação. Você está preparando seu instrumento. Quando este fica pronto, então você fica em silêncio. 
         
Assim a meditação começa. Agora você está totalmente presente. Você despertou a si mesmo saltando, dançando, respirando, gritando. Tudo isso são táticas  para lhe fazer um pouco mais alerta do que você normalmente é.”
         
As meditações Dinâmica e Kundalini são as principais meditações ativas criadas por  Osho pois trabalham com toda a energia do corpo.
         
A meditação Dinâmica trabalha o desequilíbrio da energia corporal criado pela tensão. Muitos experimentos com diferentes técnicas mostram que a Dinâmica e a Kundalini possuem os maiores efeitos sobre estes desequilíbrios.
         
Todas os sete métodos ativos de Osho realça pelo menos um estágio ativo – por exemplo: dançar, respirar, liberação verbal, correr, rir, chorar ou gritar e assim por diante – os quais o conduzem, fácil e naturalmente, para um estágio passivo.
         
Estes sete métodos ativos são conhecidos como: Dinâmica, Kundalini, Devavani, Nataraj, Nadabrahma, Mandala e Gourishankar.

             Os métodos ativos de Osho se espalham pelo mundo

                   Dynamic Meditation Stage Four       Dynamic Meditation Stage Five

 

          Como Osho mesmo predisse, suas técnicas de meditações agora estão sendo cientificamente aceitas como benéficas para a saúde do corpo e da mente e praticadas em muitos segmentos da nossa vida diária: No mundo dos negócios, na educação, nos departamentos do governo, na saúde, nos monastérios, nos esportes, no sistema de transportes e nas prisões.

          No site da Maneesha James (www.activemeditations.com) na internet coletamos uma série de depoimentos dos mais variados setores de atividade onde as meditações do Osho estão sendo aplicadas:

Clube de Saúde em Londres – Dinamizando a Inglaterra.

          A maioria das meditações de Osho são agora oferecidas três vezes por semana no prestigiado Lambton Health Club em Londres. 
         
Quando Mery Greewell, uma artista internacionalmente conhecida, retornou de sua viagem ao Resorte de Meditação de Osho em Puna, ela solicitou ao gerente do clube para incluir as meditações ativas. 
         
“A meditação Dinâmica é uma modo maravilhoso de começar o dia” ela diz  no folheto de anúncio do programa.

The Sydney Morning Herald
Fevereiro de 2003

            Pela primeira vez, meditação demonstrou produzir mudanças benéficas na função do sistema imunológico como também na atividade elétrica do cérebro. Um estudo feito nos Estados Unidos com um grupo de 25 pessoas que se submeteram a um programa treino de 8 semanas é o mais recente num crescente corpo de pesquisa na assim chamada conexão corpo-mente.
         
Como parte do estudo, doses de substâncias contendo gripe foram aplicadas aos empregados e em um grupo de 16 outros funcionários que não participaram no treino de meditação.
         
Quando os pesquisadores checaram os anticorpos para a vacina um mês e dois meses depois, os meditadores tinham significativamente níveis mais elevados do que os dos não-meditadores.

Meditação no tratamento do vício das drogas

          Uma análise estatística em 198 resultados independentes de tratamentos encontrou que a meditação produziu uma redução bem mais significativa no uso do alcool, tabaco e drogas ilícitas do que as substâncias padrões de tratamento (incluindo aconselhamento, tratamento farmacológico, treino de relaxamento, entre outros), ou ainda programas de prevenção. 
Alcoholism Treatment Quarterly
International Journal of the Addictions, 1991

Rio de Janeiro, Brazil
As Meditações de Osho Ajudam Motoristas de Ônibus no Rio

          Motoristas de ônibus no Rio de Janeiro estão dormindo melhor, sentindo-se menos agressivos e tendo menos acidentes, graças ao programa das meditações de Osho introduzidas por Anand Ramita. 
         
A idéia do programa surgiu quando Ramita deu uma sessão de terapia para o proprietário da Estrela, uma companhia de ônibus do Rio. Ele revelou suas ansiedades com relação ao alto custo dos acidentes, reparos, vítimas e advogados. Em resposta, Ramita ofereceu um grupo de cinco dias para os motoristas da empresa, incluindo as meditações Dinâmica e Kundalini de Osho e outras técnicas de respiração que ela havia aprendido durante um treinamento de respiração em Puna, na Índia.
         
Um total de 235 motoristas participaram do programa que envolvia fazer meditações de manhã cedo quando motoristas do turno da noite  terminavam seu trabalho.
         
 “Os resultados do programa foram impressionantes” disse Ramita. “Os motoristas disseram que estavam dormindo melhor, acordando mais descansados e mais alegres. Eles não sentiam mais tantas dores físicas durante suas horas dirigindo pela cidade, e sentiam-se menos agressivos. Os relacionamentos com os passageiros melhoraram assim como as relações entre os motoristas e a companhia. Ocorrem menos acidentes, os lucros subiram, e os proprietários estão muito satisfeitos com os resultados.” 
         
Após o término do projeto Ramita tomou conhecimento que um programa semelhante ao seu, com igual sucesso, estava sendo administrado com os motoristas de ônibus na Suécia.

Itália
Empregados de Banco Meditam

          Osho, suas meditações e a prática do Reiki entraram pelas portas de um dos maiores bancos da Itália, Instituto Bancario San Paolo di Torino. O chefe do setor de pessoal do banco de Turim esteve procurando por um mestre Reiki para incluir no programa de lazer dos empregados. Entre outros entrevistou Prem Meena do centro de informações de Osho em Turim. Ela partilhou sua experiência de Osho e suas meditações, assim como sua experiência com Reiki. Um ano depois o programa foi aprovado pelos diretores do banco, e Meena conseguiu o emprego.
         
O programa de fim de semana dela, que incluia as meditações Nataraj, Gibberish, Nadabrahma e Kundalini assim como Reiki, acontecia na bela quadra de esportes do clube do banco, situado entre árvores, quadra de tênis e piscinas. No final da semana os participantes compartilhavam suas impressões do impacto das meditações, mencionando que dirigir de volta para casa no dia anterior, haviam percebido uma diferença de atitude com relação ao tráfego caótico – eles se sentiam mais centrados e pacíficos. Eles declararam quão pasmos ficavam com o comportamento dos malucos na hora do tráfego intenso, e depois se deram conta de que era assim que eles também se comportavam antes.

Fremantle, Australia

          A Meditação Dinâmica de Osho tornou-se popular em Fremantle na Austrália escorregando do chão ruidoso da ortodoxia religiosa e tornando-se um acontecimento no monastério budista local. 
          Os tradicionais monges budistas do Santuário Budista Deva Chen com suas cabeças raspadas e robes vermelhos não estão mais levantando-se às cinco horas da manhã para sentarem-se na postura de lótus e observar a respiração, eles mesmos estão gritando e berrando para despertar com a Meditação Dinâmica.

Os prisioneiros da Tihar liberam o ciclone interior
30 de Dezembro, 1993


NEW DELHI - Uma onda (de Osho) atingiu a prisão de Tihar nos últimos dois dias. 
Era a Meditação Dinâmica, estilo Osho, na maior prisão do país. Uma explosão catártica. Um ciclone interior. Estas expressões poderiam resumir o novo experimento ocorrido na prisão Tihar. 
         
Uma explosão ruidosa de frustração e raiva reprimida irrompeu dos 600 prisioneiros nesta prisão superlotada durante a tarde de segunda e terça-feira. 
         
Após o primeiro estágio da profunda e caótica respiração, os prisioneiros foram encorajados a purgar os traumas e emoções reprimidas deles no segundo estágio. Nesse estágio, chamado de catarse por Osho, um hospício total irrompeu quando todos os 600 prisioneiros berravam e davam estridentes risadas enquanto gesticulavam e esmurravam o ar. 
         
O pessoal de Osho estava programado para continuar com a meditação Dinãmica na prisão também na Quarta feira, mas de acordo com o inspetor geral da Prisão Kiran Bedhi, o programa teve que ser cancelado.
         
“Irrompeu como um vulcão de violência mostrando a imensa raiva e frustração desses prisioneiros”, comentou Swami Swabhay, embaixador de Osho que veio de Puna para conduzir o campo especial.
          ”Se não liberada desse modo inofensivo, esta violência fica adormecida e pronta para atacar quando essas pessoas estiverem livres.”   
         
“É significante que o estágio da catarse, o qual leva mais tempo em pessoas normais, chegou em menos de cinco minutos com estas pessoas e surpreendeu muitos funcionários e outros presentes,” Acrescentou. 
         
Mais tarde, após o estágio dos gritos de Hoo, Hoo, Hoo… houve silêncio total quando todos ficaram calmos e quietos. 
         
Alguns até choravam, derramando lágrimas de alívio desse ciclone interior.” Disse Swami Swabhay.

=============
    
Segue testemunhos pessoais de diversos prisioneiros que participaram no programa instigado pelo Dr. Vincenzo Fatta, na Casa Circondariale di Pagliarelli em Palermo, Itália.



          “Eu não sei se é o mesmo com meus colegas de prisão, mas com relação as impressões que trocamos após as sessões de meditação eu notei alguma coisa… Por exemplo, estou mais quieto, menos tenso. Estou conseguindo dormir melhor à noite.
         
Estou aceitando mais o que quer que aconteça ao meu redor no momento, mesmo considerando o fato de que nós prisioneiros não temos belas rotinas diárias – sempre enclausurados e na maior parte do dia, deitados na cama assistindo TV. Certamente, no que se refere a mim, isso é devido a uma grande sensitividade para com as pessoas e a percepção do que estou recebendo desse curso.
         
Isso é como se eu estivesse mais aceso no corpo, mais limpo por dentro e mais livre mentalmente. Livre também dos pensamentos negativos que tendem a vir quando você está aprisionado. 
         
Tenho uma visão mais ampla de tudo que está ao meu redor, mesmo uma maior percepção dos sentidos… 
         
Como se eu pudesse ver mais, ou pudesse sentir mais coisas ou escutar sons diferentes. Também tenho uma maior aceitação da razão do porquê estou aqui. Percepção de meus erros, e às vezes parece como se eu estivesse me tornando outra pessoa.
         
Como se eu estivesse jogando tudo que tenho dentro em um recipiente de lixo e uma brisa fresca está vindo dentro. Não sei exatamente o que é mas estou certo de uma coisa – vocês podem não acreditar em mim - hoje me sinto bem com os outros e comigo mesmo, e estou certo que a mudança vem desse curso e dos exercícios que o mestre da meditação (Dr. Fatta) nos ensina. 
         
O que posso dizer para os meus companheiros de prisão é para tentarem acreditar no que estão fazendo através das meditações. Tenho certeza que toda pessoa, Através do curso de meditação pode sentir-se melhor.”
BA 12 May 2000

          "Eu confirmo que participei do curso de meditação. E devo dizer que inicialmente, na minha opinião, não o achei muito interessante. Enquanto o tempo passava, tive que mudar de opinião pois sem saber disso, dentro do meu ser alguma coisa estava mudando. Agora estamos na metade do curso e eu sinceramente me sinto como outra pessoa. Penso que aprendi que alguns passos são muito importantes para mim: reconectar o corpo inteiro, a tranqüilidade interior e, mais do que qualquer coisa, a maestria sobre nós mesmos. 
         
Estou convencido que isso é graças a estas pessoas maravilhosas que, com tanta paciência, conseguiram desempenhar tantos papeis a fim de serem capazes de nos ensinar esta coisa maravilhosa, antes desconhecida de nós.
         
Podemos também fazer um recurso a esse ensinamento dourado quando estivermos fora desse instituto, e, se isso for possível para mim, eu faria um regulamento que todos os prisioneiros desse instituto participassem desse curso, para encontrar bem estar e amistosidade."

GBM 10 May 2000

                                                                    Puna, 8 de Agosto de 2005

                                                                            swamiprasado@yahoo.com  

 

Instituto Osho Brasil - Caixa Postal 6157 - CEP 70749-970 - Brasília-DF
telefax: (61) 3468-1250 - E-mail: osho_brasil@uol.com.br - www.oshobrasil.com.br