Conexão Brasil                                                       novembro de 2004
 

 

Notícias de Puna



Sw. Prasado

Mensalmente, o Osho Conexão Brasil apresenta aos seus leitores notícias diretamente de Puna, Índia. Esta coluna é de responsabilidade do Sw. Prasado, brasileiro, há alguns anos residente em Puna, na Osho Commune International, onde cuida da tradução para o português do site oficial do Osho:   www.osho.com .

 

Olá amigos,

                    Neste início de novembro teremos a reabertura do Centro de Boas Vindas (Welcome Center) que está sendo reformado desde julho deste ano. O novo centro situado ao lado direito do portão principal, estará dotado de tecnologia computadorizada avançada.

                    Para entrar no Resorte você precisa registrar-se no Centro de Recepção e passar por um teste de HIV/AIDS no local. Ali você pode adquirir seu passe de entrada diário para o resorte de meditação. Esse ingresso de 300 rúpias (U$6.50) inclui um dia completo do programa de meditação. Dinheiro não é utilizado dentro do campus; no lugar disso, cartões (vouchers) são utilizados e também podem ser adquiridos na recepção.

                    Comenta-se que um novo reajuste no ingresso de entrada (Sticker) irá vigorar por ocasião da reabertura do novo centro de recepção. Vamos agora comentar o assunto.

                    Em Novembro de 2002 quando ocorreu a inauguração da nova pirâmide do Osho Auditório, o valor da entrada no resorte foi reajustado de 170 para 250 rúpias. Em Novembro de 2003, por ocasião da inauguração do novo restaurante Zorba o Buddha na área da piscina, o valor do ingresso passou de 250 para 300 rúpias. Estamos torcendo que seja apenas uma coincidência de datas. Vamos aguardar.

                    Desde que o lugar deixou de ser uma comuna e passou a ser administrado como um resorte, ou seja, como uma empresa que necessita gerar lucros, que os preços de quase tudo não param de subir. Os grupos e terapias administrados pela Multiversidade dentro do resorte também tiveram seus preços elevados. A Rosa Mística (Mystic Rose), por exemplo, que é um grupo de terapia de 21 dias criado pelo próprio Osho, sendo o mais procurado e que acontece a cada mês, a participação custa hoje 26.800 rúpias ($580 dólares).

                    Vale dizer que quando Osho estava de corpo presente na comuna, o lugar era sustentado principalmente por doações. Para se ter uma idéia dessas doações, na comuna do Oregon, nos Estados Unidos havia 93 Rolls Royces novinhos doados por milionários americanos. O valor da entrada era de somente $1 dólar.

                    No meu modo de ver - posso falar sobre isso pois estou vivendo aqui há quatro anos,  portanto não preciso me informar com ninguém pois estou vendo acontecer – essa política de aumentos está influenciando não somente o número de visitantes/ano do resorte que está diminuindo, como também na duração das temporadas.

                    Quando aqui cheguei em Novembro do ano 2000, encontrei a comuna lotada de visitantes. Naquela época, a alta estação começava em Outubro e durava até o final de Março. No ano seguinte de 2001 tivemos aquela tragédia em Nova Yorque e, provavelmente, devido a isso, o número de visitantes durante a alta temporada caiu pela metade e teve a duração reduzida para três meses: Dezembro, Janeiro e Fevereiro. E tem permanecido assim até agora.

 

                       Brasileiros como trabalhadores


Foto de Gabriel Oliveira

                    Os brasileiros que freqüentam o resorte quase que diariamente estão optando por se tornarem trabalhadores (workers), já que o valor da entrada pesa muito no bolso.  Para se ter uma idéia disso, hoje, nesse início de alta estação, somos 15 brasileiros freqüentando o resorte, 9 dos quais estão trabalhando no resorte, ou seja, estão participando do programa ‘work as meditation’. Um recorde! Pelo menos desde que estou aqui.

                    Como um trabalhador você tem a sua entrada diária no resorte franqueada e outras vantagens como: participar das meditações diárias no samadhi, participar de grupos de terapias como helper (ajudante) ou como translator (tradutor) gratuitamente. O ingresso também lhe proporciona acesso gratuito à área da piscina, sauna e à prática de vários esportes como tênis, basquete, volley ball e outros. Também sessões diárias de Yoga, Tai Chi e de danças pela manhã na área do antigo Buddha Hall.

                    Para ser aceito como worker você não precisa de experiência anterior ou de qualquer talento especial. Sempre existem vagas para a portaria, cozinha, serviços de jardinagem, de manutenção e limpeza. Claro que se você tiver conhecimento de algo específico como por exemplo, computadores, medicina, eletricidade, etc... você poderá conseguir outros benefícios mais.

                    O conhecimento da língua inglesa é necessário, mas não obrigatório. Algumas atividades não exigem falar inglês como, por exemplo, decoração de eventos, serviços de manutenção e limpeza, etc...

.
                                                     
Puna, 27 de Outubro de 2004

                                                               Swami Prasado
                                                         
swamiprasado@yahoo.com

   

 

Instituto Osho Brasil - Caixa Postal 6157 - CEP 70749-970 - Brasília-DF
telefax: (61) 274-8497 - E-mail: osho_brasil@uol.com.br - www.oshobrasil.com.br